Nós queremos começar esse texto dizendo que erramos e pedimos desculpas por isso, realmente deveríamos ter escutado a música primeiro antes de qualquer crítica. Mas Pablo, infelizmente, estávamos certos… Carretera e Manta é muito aquém do que estamos acostumados.

Música é arte, e o maravilhoso da arte é que ela é livre! Ela permite a criatividade, permite que os artistas possam inventar, experimentar, permite que ela nunca seja igual.

E como toda liberdade ela permite erros, o problema é quando esse erro não é por tentar e sim por seguir uma receita pronta que o mercado esta impondo.

https://www.latinpopbrasil.com.br/colunas/si-que-pasa/retrospectiva-a-decada-musica-latina-espanha-pablo-alboran/

Músicas curtas, letras repetitivas, autotune e dancinha coreografada para o tik tok. Isso é um caminho facil, mas perigoso e um caminho que artistas do patamar do Alboran deviam se manter distante, simplesmente, porque não PRECISAM! Porque o público dessa rede social difícilmente será consumidora do seu trabalho, por várias questões, passando como faixa etária.

O MALAGUEÑO nos mostrou tanto talento ao longo desses 10 anos, que o sarrafo foi jogado lá nas alturas, qualquer tropeço faz parte do amadurecimento como artista e como pessoa, desde que ele esteja aberto a ouvir as críticas dos fãs e da imprensa que o acompanha ao longo dessa trajetória porque eles podem ser tidos como um termômetro em cada trabalho.

E aqui cabe a gente dizer que não há nada de errado em usar essa fórmula ou criar músicas que viralizem no Tik Tok, isso é uma escolha meramente mercadológica, inclusive a gente adora algumas! A questão é que para a gente, a voz do Pablo Alborán não combina e o ritmo não encaixa. E não, não queremos ver ele apenas em baladas, porque sabemos do potencial dele. Ele pode fazer qualquer estilo musical!

Agora vamos falar da música em si, ‘Carretera y Manta’ já nos causa estranheza e desconexão desde o nome. Não conseguimos fazer um link entre as duas coisas assim como alguns trechos da música “amigos de gasolina, amigos de medicina”.

“Carretera y Manta” habla de la suerte de tener unos amigos que te ayudan a superar malos momentos, convirtiéndolos en buenos en un solo giro. Hay que celebrar lo afortunados que somos. Es una canción producida por mi desde casa. La escribí un 11 de mayo a las 21h21 (las notas de voz de mi móvil marcan esa hora) y recuerdo crear ese beat con mi caja de ritmos. En mi cabeza estaba buscar la frescura de la música disco de los 80 y combinarla con la música actual. La melodía del drop de este nuevo tema (las trompetas con sintetizadores) es de una canción que escribí con 12 años y siempre quise volver a utilizarla. Eran unos días bonitos porque se acercaba mi cumpleaños y en esa fecha siempre estoy feliz porque consigo juntar a mis amigos y familia; eso me ayuda a recordar la suerte que tenemos” – Pablo Alboran (Créditos: Warner Latina)

A musica abusa das rimas fáceis e como uma musica que sai no verão, falta explosão, aquela transição tanto na melodia, quanto na voz do artista. Alias, é uma característica que já tínhamos percebido desde ‘Soy Capaz’, a música é linear, a melodia não oferece nenhuma variação que surpreenda o ouvinte, o que pode soar um pouco cansativo, sentimos falta do poder vocal do Pablo.
E se a ideia é ser uma música de verão para viralizar, por que não fazer um clipe para nos ajudar a entender a história da música?
E saber que foi ele quem compôs e produziu a música causa um enorme choque, pela incompatibilidade com trabalhos anteriores. Pablo já fez ‘Pasos de Ceros’, ‘ No vaya a ser’ entre outras, musicas que jogavam com metaforas inteligentes e ritmos atraentes.

A pergunta que fica é… qual Pablo Alborán veremos nos próximos trabalhos?

Latin Pop Brasil

Sobre NósFale Conosco

@ 2015 – 2024 . Diretos Reservados . Latin Pop Brasil . by grupodemidia.com.br