Connect with us

Eurovision

Eurovision 2015: Suécia e Noruega

Published

on

Mans Zelmerlow representará a Suécia no Eurovision 2015

No último chamado “Super Sábado” do ano, mais dois países escolheram seus representantes para o Eurovision Song Contest 2015. Vamos então viajar juntos para a Escandinávia?

Conheça os representantes da Suécia e da Noruega no Eurovision 2015

Suécia

A Suécia concluiu, com um um espetáculo enorme na Friends Arena de Estocolmo a 54ª edição do seu Melodifestivalen, show local que escolhe o representante do país no Eurovision desde 1958. Pela qualidade musical e pela grandeza, o Melfest é considerado quase um “esquenta” do festival em si.

Foram 5 eliminatórias e uma repescagem, na semana passada até chegarmos à grande final de hoje, com 12 canções concorrentes. Entre os artistas, estavam Eric Saade, que já havia representado a Suécia no Eurovision de 2011, com a canção Popular, e Jessica Andersson, representante sueca em 2003 como parte do dueto Fame, com a canção Give Me Your Love.

Mas no final a vitória não ficou com nenhum deles, mas sim com o grande favorito da noite, Måns Zelmerlöw e a canção Heroes. Måns, que já havia estado no Melfest em 2007 e 2009, levou a pontuação máxima tanto do jurado internacional (9 dos 11 lhe conferiram pontuação máxima), quanto do público (35% dos votos). Com 288 pontos finais, ele bateu a pontuação de Loreen em 2012 e é, não apenas o vencedor com mais pontos na história do Melodifestivalen, como o que venceu com maior vantagem sobre o segundo colocado: 149 pontos. O recorde anterior pertencia a ninguém menos que ao Abba, em 1974, com 91 pontos.

A Suécia irá cantar na segunda metade da 2ª semifinal do Eurovision 2015, no dia 21 de maio. Abaixo você confere a divertida e interativa performance de Heroes, de Måns Zelmerlöw.

Noruega

Mørland & Debrah Scarlett representarão a Noruega no Eurovision 2015

No mesmo momento em que a Suécia coroava Måns Zelmerlöw, a vizinha Noruega buscava o seu representante por meio do Melodi Grand Prix, em sua 53ª edição e que, neste ano, resgatou a tradição da orquestra, que acompanhou todos os finalistas, ao vivo.

Ao todo, 11 competidores brigavam pelo prêmio de representar os noruegueses no Eurovision 2015. Foram duas rodadas de votação. Na primeira dela, 4 “superfinalistas” foram selecionados e as linhas telefônicas reabertas. Em uma votação acirrada e cheia de viradas no topo da tabela, o dueto Mørland & Debrah Scarlett, com a cinematográfica A Monster Like Me, venceu o chamado MGP e estará em Viena.

A Noruega irá cantar na primeira metade da 2ª semifinal do Eurovision 2015, no dia 21 de maio. Conheça abaixo A Monster Like Me:

 

Quais músicas ainda faltam serem apresentadas?

Na próxima segunda-feira, 16 de maio, terá início a reunião geral dos Chefes de Delegação do Eurovision 2015, quando, por regulamento, todos os países deverão apresentar suas canções. Por isso mesmo até lá todas as canções faltantes devem ser divulgadas. Os países que ainda fazem mistério são: Rússia (será representada por Polina Gagarina e a canção A Million Voices; ainda não revelou a versão completa); San Marino (será representada pela dupla de ex participantes do Junior Eurovision Michele Perniola e Anita Simoncini; canção será divulgada apenas na 2ª feira, dia 16), Austrália (representada por Guy Sebastian; revelará a canção na 2ª feira, 16) e Azerbaijão (cancelou a final nacional e apresenta cantor e canção ainda hoje, 15 de março).

O Eurovision Song Contest 2015 acontece entre os dias 19 e 23 de maio, em Viena, na Áustria.

X