Connect with us

Notícias

Um conto de fadas swagga: Soul System vence X Factor Itália

Published

on

O Soul System é o vencedor do X Factor Itália

Com a licença do clichê, não tem outra forma de definir os vencedores da décima edição do X Factor Itália. A trajetória do Soul System foi um verdadeiro conto de fadas, cheio de viradas e surpresas, como toda boa história deve ser.

O quinteto formado por Leslie, Jiggy, Joel, David e Andrea tinha tudo para não levar o prêmio, mas acabou ficando (merecidamente, é importante ressaltar) com o troféu.

Depois de abrir as audições com tudo (eles foram os primeiros a subir ao palco), o Soul System perdeu força e acabou eliminado por Alvaro Soler, mentor dos grupos, nas Home Visits. Era o fim do sonho. Ou não. Com a desistência de um dos grupos escolhidos, o espanhol teve que resgatar alguém. E nem ele e nem ninguém teve dúvidas: swagga! Uma ligação resolveu o assunto e o Soul System aceitou o convite de voltar aos live shows!

Daí pra frente, eles voaram alto. Mais alto do que qualquer um podia imaginar: Leslie, Jiggy, Joel, David e Andrea foram os únicos a jamais ficarem entre os menos votados. E as apresentações deles explicam o porquê. Impecáveis em todos e cada um dos live shows, o pior do Soul System era melhor do que o melhor de muitos de seus concorrentes.

E ninguém pode dizer que eles não ousaram. De Gorillaz a John Meyer, de Ed Sheeran a Jay-Z, eles fizeram de tudo um pouco. E sempre arranjando à la Soul System: todas as músicas pareciam ter sido criadas por eles. As vantagens de ser um grupo: eles arranjam e instrumentam todas as performances.

Apesar das diferenças de estilo, a parceria com Alvaro Soler, que se empenhou ainda mais depois de tê-los eliminado, foi fundamental para o sucesso do grupo. Com o produtor Antonio Fillippelli (autor de canções como Infinete Volte – Lorenzo Fragola, Non Cadiamo Mai – Lodovica Comello), o espanhol entendeu seus pupilos e o que fazer para eles chegarem longe. E mais longe que isso impossível.

Soul System é apenas o segundo grupo a vencer o X Factor Itália em seus dez anos de existência. Apenas o Aram Quartet tinha repetido o feito, e lá atrás, na primeira edição. E eles nem existem mais.

O quinteto, de origem ganesa (à exceção do baterista Andrea), leva como prêmio um contrato discográfico com a Sony Music Itália. Resta saber quando chega esse disco de estreia: em poucas semanas, como o 1995 de Lorenzo Fragola; ou quase um ano depois, como o Volando Al Contrario, de Giò Sada.

Ouça She’s Like a Star, do Soul System, vencedor do X Factor Itália

De origem brasileira, Gaia Gozzi ficou com o vice campeonato

Teve um pouquinho de Brasil na final do X Factor Itália. Vice-campeã do programa, a fantástica Gaia Gozzi, de apenas 19 anos, tem um raízes por aqui: sua mãe é brasileira.

Pupila de Fedez, Gaia fala português fluentemente e admite: seu lugar favorito em todo o mundo é a Bahia, onde sua família tem uma casa.

Uma das favoritas desde sua audição, ela viu seu primeiro single, New Daws, chegar ao segundo lugar do iTunes Itália e deve, em breve, receber uma proposta para também gravar um disco.

Completaram a final Eva Pevarello, em terceiro, e Roshelle, que ficou com o quarto lugar.

X