Connect with us

Notícias

Spotify silencia sobre saída de RBD do catálogo

Published

on

Foto: Divulgação/Rebelde

Já faz dez dias que a última “remessa” de CD’s do RBD foi tirada definitivamente do ar do Spotify, depois de uma novela com entrada e saída de vários títulos em blocos diferentes e protestos de fãs no Twitter. Procurados pela reportagem do LatinPop Brasil, os escritórios da plataforma de streaming na América Latina e no Brasil ainda não se pronunciaram sobre o fato.

A filial nacional da Universal Music, que teria ficado com os direitos autorais do sexteto mexicano após o desmembramento da EMI em 2012, revelou à época não ter nenhuma ingerência sobre a decisão do Spotify. A Warner Music, por sua vez, disse que não tem direito  sobre o trabalho do grupo.

Na manhã desta terça-feira (29), o espaço reservado ao trabalho conjunto de Anahi, Dulce Maria, Maite Perroni, Alfonso Herrera, Christian Chávez e Christopher Uckermann continuava vazio.

rbd_spotify_vazio

Deezer mantém RBD no ar

O mistério do “desaparecimento” da discografia do RBD continua. Se no dia 14 de março os fãs comemoraram o retorno de quatro dos álbuns (Nuestro Amor, Celestial, Rebels e o live Tour Generation RBD En Vivodo sexteto ao Spotify, apenas vinte e quatro horas depois eles foram novamente excluídos da plataforma, sem maiores explicações.

O conteúdo do RBD estava no ar sob o selo da EMI Music, desmembrada entre Universal Music e Warner Music em 2012, deixando no ar na época a dúvida sobre quem ficaria com os direitos autorais do grupo. Em contato com a reportagem do LatinPop Brasil, a Universal disse não haver nada da discografia do grupo programado e que a volta e a posterior exclusão das canções não foi de responsabilidade deles.

Mas se no Spotify já não é mais possível encontrar as canções do grupo, a situação é bem diferente no Deezer. Uma consulta rápida ao sistema do streaming mostra que os mesmos cinco discos desaparecidos do concorrente ainda estão disponíveis.

ScreenHunter_376 Mar. 15 21.13

A plataforma tem, inclusive, um ranking com as canções mais escutadas. Solo Quedate En Silencio lidera a lista, seguida por RebeldeOtro Día Que VáSalvameEnseñame. O top 15 ainda tem El Regalo Más Grande, de Tiziano Ferro com a participação de Anahi e Dulce Maria.

X