Shakira e Carlos Vives respondem acusação de plágio de La Bicicleta

Menos de uma semana depois de vir a público que um juiz na Espanha admitiu a abertura de um processo de plágio contra La BicicletaCarlos VivesShakira finalmente se pronunciaram sobre o caso. Ou melhor, Shakira respondeu. Ou melhor, ela mais ou menos respondeu.

Em uma mensagem oficial, a empresa de publicidade que representa a colombiana alega que “nem Carlos Vives e nem Shakira receberam nenhuma demanda judicial que afete La BicicletaPor este motivo, eles se abstêm de comentar este assunto“.

Ou seja, responderam sem responder.

O comunicado enviado foi enviado para a Associated Press pela 42 West. Além de Shakira, a empresa de publicidade americana também cuida das carreiras de estrelas como Penelope Cruz, Rihanna, Gael García Bernal, Pharrell Williams e Cara Delavigne, entre outros.

Os advogados que representam o compositor e produtor cubano Livam, autor do processo, ignoraram a desculpa. Eles explicaram que depois de o juiz admitir a demanda, a notificação aos acusados pode demorar diversos dias. Essa história ainda vai longe…

Entenda o caso de plágio contra Shakira e Carlos Vives

Tramita há um mês no Juizado Mercantil número 12 de Madri, na Espanha, um processo por plágio contra Carlos Vives, Shakira, Andres Eduardo Castro e Sony Music Publishing Latina, entre outros, por La Bicicleta, um dos hits do ano passado.

A demanda tem a assinatura do compositor e produtor cubano Livam e sua editora Maryla Dianik Romeo (MDRB Music Publishing).

Eles alegam que La Bicicleta é plágio de Yo Te Quiero Tanto, datada de 1997. Segundo Livam e a MDRB, uma frase e parte do refrão foram copiados. Um perito designado para o caso reconheceu que ambas as canções compartilham “o mesmo ritmo e a mesma linha melódica“.

Como consequência imediata do processo, a Sociedade Geral de Autores e Editores (SGAE) tomou a medida cautelar de reter todas os valores correspondentes aos diretos autorais de La Bicicleta até que o caso seja resolvido.

Compare as duas canções:

https://www.youtube.com/watch?v=V9I4EUb_QlA

X