Connect with us

Festival de Sanremo

Sanremo: 12 razões pra você não perder o festival

Published

on

Logo Festival de Sanremo 2015

Que Sanremo é o festival de música mais charmoso do planeta, todo mundo já sabe. O que você pode não saber ainda é que a 65ª edição promete ser histórica. Quer saber por quê? Temos 12 bons motivos pra ninguém perder nenhum show:

1 – A direção artística de Carlo Conti
Se existe alguém que sabe como fazer um programa de sucesso na Itália, esse é o cara. Carlo Conti é uma espécie de Midas da RAI: se o horário vai mal, é só chamá-lo que vai nascer um campeão de audiência. Nascido em Florença há 54 anos, o apresentador está na RAI desde 1985 e é reconhecido pela facilidade de fazer atrações super populares sem perder a qualidade. Esteve à frente da fase de ouro do Miss Itália na TV, entre 2003 e 2008, e tem outros tantos programas em curso na emissora, como L’eredità, Nel nome del cuore, I migliori anni, Tale e Quale, e muitos outros. Até tentamos fazer alguma analogia engraçadinha com algum apresentador estrangeiro, mas não há outro Carlo Conti no mundo.

2 – Elenco espetacular

Finglirling com esse elenco de Sanremo
Quando anunciaram o Carlo Conti como diretor de Sanremo 2015, substituindo Mauro Pagani, logo começaram a imaginar a edição mais farofa do festival de todos os tempos. Chegou a bater um pânico de vermos coisas bizarras do tipo Pupo, Príncipe Emanuele Filiberto e Luca Canonici cantando Italia Amore Mio juntos, o que aconteceu de verdade em 2010. Só que ele surpreendeu ao reunir um casting top, heterogêneo e talentosíssimo. Nina Zilli, Malika Ayane, Chiara, Annalisa, Dear Jack, Il Volo, Gianluca Grignani, Lorenzo Fragola, Irene Grandi, Nek, Marco Masini e Lara Fabian são apenas algumas das vozes que vão ecoar no Teatro Ariston. É muita persuasão musical.

3 – Emma e Arisa na co-apresentação

Emma Eurovision

A gente suspeita que a Emma não repetirá esse movimento em Sanremo

Não existe Sanremo sem mulher bonita no palco. Carlo Conti foi além: é preciso cantar muito pra fazer parte do festival neste ano. Tudo bem que a Arisa não cumpre exatamente os pré-requisitos de beleza, mas a Emma compensa. Ambas são talentosíssimas e venceram, respectivamente, as edições de 2014 e 2012 do evento. Arisa ainda faturou o Novas Propostas em 2009.

4 – Dear Jack
Eles são, simplesmente, a melhor banda de pop rock a surgir na Itália desde Modà. O grupo foi revelado em 2013 no reality show Amici di Maria De Fillipi, ganhando o prêmio da crítica jornalística. No ano passado, o Dear Jack foi disco de platina e um dos maiores fenômenos musicais do país. Não dá pra perder a chance de vê-los em ação. Além de talentosos, entram na cota de colírio para a audiência feminina.


5 – Três músicas do Kekko, do Modà
Falando em Modà, não dá para ignorar o fato de três músicas de Sanremo deste ano serem de autoria do Kekko Silvestre, líder da banda. Una Finestra Tra Le Stelle, com Annalisa; Libera, com Anna Tatangelo, e Il Solo Al Mondo, com Bianca Atzei, são as contribuições do cantor e produtor italiano para o festival. Quem fez Arriverà e Non È L’inferno merece muito respeito.

6 – Annalisa, Chiara e Nina Zilli
A música italiana é farta de belas vozes femininas, mas o trio supera as expectativas. As três fazem parte da elite da nova geração musical do país da bota e se você ainda não conhece, é preciso incluí-las no seu Ipod pra ontem!

7 – Nek, Raf e Gianluca Grignani
Os três têm muita história em Sanremo, mas estavam distantes do festival há muitos anos. Nek retorna depois de mais de duas décadas – a única apresentação foi em 1993, quando perdeu a categoria Novas Propostas para Laura Pausini. Raf já participou de três edições: 1988, 1989 e 1991, e volta, portanto, depois de 24 anos. Gianluca Grignani fez a última das suas quatro participações em 2008, nem faz tanto tempo assim, mas quem não quer ouvir de novo a voz original de La Mia Storia Tra Le Dita (a.k.a Quem De Nós Dois) na telinha?

8 – Lara Fabian

Camila Laços de Família
Simplesmente porque ela é Lara Fabian e todos temos uma memória afetiva com Love By Grace e os cabelos da Carolina Dieckmann. Se não bastasse, Lara – que nasceu na Bélgica, mas é filha de mãe italiana – tem uma estreita relação com a música do país. Já gravou com Laura Pausini e Gigi D’Alessio, entre outras grandes vozes da Itália, e regravou um dos maiores clássicos de Sanremo – Perdere L’Amore, de Massimo Ranieri.

9 – Convidados estelares

Conchita Wurst
Os convidados acompanham a linha dos concorrentes: só a nata do showbizz. Alguns exemplos? Tiziano Ferro, Imagine Dragons, Conchita Wurst, Biagio Antonacci, Charlize Theron, Will Smith, Gianna Nannini e Ed Sheeran só alguns dos nomes que vão pintar no Teatro Ariston. Tem estrela para todos os gostos.

10 – Prováveis trilhas da próxima novela italiana da Globo
Lá na rede do Plim Plim, com certeza, tem alguém tão fanático por Sanremo como nós. Ainda não conhecemos as músicas, mas não são poucos os rostos com potencial para ocupar a vaga de galã da trilha sonora da próxima novela italiana da Globo e aparecer no Caldeirão do Huck nesta temporada. Temos os meninos do Dear Jack, o trio Il Volo, o lindinho do Lorenzo Fragola, o par de olhos do Nek, a beleza madura do Grignani e por aí vai. Façam suas apostas!

11 – A noite dos clássicos
Sanremo não é Sanremo sem seu próprio cover. Na terceira noite de festival, os 20 artistas irão apresentar clássicos da música italiana. Ouviremos desde Dio Come Ti Amo a Ciao Amore Ciao em novas versões. Já vale por todas as horas e horas de show (sim, os latinos europeus A-DO-RAM produzir programas longos!)

12 – É o primeiro Sanremo do LatinPop Brasil
Você pode ter visto todas as edições do festival, mas nenhuma delas teve a nossa companhia. Quer argumento melhor do que esse pra não perder nenhum dia de Sanremo daqui pra frente?

Bônus Track:
Se os 12 motivos acima não te convenceram, lembre-se que é do Festival de Sanremo que sairá o representante da Itália no Eurovisión de 2015. Vale a pena conferir!

E se nada disso te convenceu, ainda temos mais um gif da Emma sensualizando…

 

SERVIÇO:

Festival de Sanremo
Data: 10 a 14 de fevereiro de 2015

Onde assistir:
Na TV – RAI Internacional
Na Internet – www.sanremo.rai.it

Horário: 17h30 (Horário Brasileiro de Verão)

 

* Colaboração: Filipe Lima / Ilustrações: Fernanda Cabrera

X