Primeira semifinal do Eurovision tem surpresas e performance de Barei

Pontualmente às 16h de ontem (10), foi dada a largada para o Eurovision 2016, com a transmissão da primeira semifinal da competição direto de Estocolmo (Suécia).

Quem abriu a noite foi Måns Zelmerlöw, vencedor do ano passado. Ele fez uma bonita releitura de sua Heroes, com seu “companheiro de palco virtual” substituído por um menino de verdade. Dezenas de outras crianças se juntaram a eles no final da música.

Måns também foi escalado para apresentar o Eurovision deste ano. Ao lado de Petra Mede, que já havia cumprido a mesma função em 2013, ele anunciou as regras de votação e logo deu a partida para as verdadeiras estrelas da noite, os 18 semifinalistas.

A finlandesa Sandhja foi a primeira a subir ao palco, seguida dos gregos Argo, da moldava Lidia Isaac e da croata Nina Kraljić. Depois foi a vez do holandês Douwe Bob, que fez uma “paradona” de 10 segundos em sua música para interagir com o público.

A armena Iveta Makuchyan continuou a noite com uma performance recheada de fogos de artificio. Ela foi seguida pelo excêntrico sanmarinense Serhat e pelo favoritíssimo da noite, o russo Sergey Lazarev. A bela voz da tcheca Gabriela Gunčíková e a fofura da austríaca Zoë (cantando em francês) vieram em sequência. Logo em seguida foi a vez dos montenegrinos Highway e a azeri Samra.

Os roqueiros cipriotas Minus One surpreenderam com uma performance memorável. Os truques de mágica do estoniano Jüri Poostmann e a mensagem dos bósnios Dalal & Deen feat. Ana Rucner and Jala continuaram com o show. A islandesa Greta Salóme e a maltesa Ira Losco, ambas “repetentes” no Eurovision, fecharam a noite, coroada com um inesquecível show do intervalo que incluiu um número de dança em homenagem aos milhares de refugiados da Europa. A Globen Ericsson Arena ficou em silêncio para assistir.

Antes dos resultados, chegou a grande novidade deste ano: a invés de aparecerem apenas em seus videoclipes, os países já finalistas do Eurovision agora puderam subir ao palco e pudemos ter um gostinho de como será a apresentação de Barei na grande final de sábado. A apresentação foi gravada durante o ensaio geral e apenas 55 segundos foram exibidos. O vídeo completo, porém foi publicado no canal oficial do Festival no Youtube. Assista:

Apenas nos últimos minutos da noite que os 10 classificados foram anunciados: Hungria, Croácia, Holanda, Armênia, Rússia, República Tcheca, Chipre, Áustria, Azerbaijão e Malta. A eliminação da Islândia, uma das favoritas dos eurofãs, causou surpresa geral e uma onda de revolta nas redes sociais.

A segunda semifinal do Eurovision 2016 acontece na 5ª feira, 12, às 16h00 (Horário de Brasília)

Quem quiser acompanhar ao vivo, tem a opção do streaming no site oficial do Eurovision, além dos sites da emissoras participantes. Durante o show, será a vez de finalmente vermos como será a apresentação da representante da Itália, Francesca Michielin.

X