Connect with us

Notícias

Com votação recorde, Portugal vence o Eurovision pela primeira vez

Published

on

Salvador Sobral, de Portugal, venceu o Eurovision 2017

53 anos. 53. Foi este o tempo que levou para que Portugal demorou para vencer um Eurovision. Os portugueses eram quem estavam há mais tempo na competição sem jamais ter levantado o troféu. Essa história mudou.

Salvador Sobral, nascido Salvador Vilar Braamcamp Sobral, 27 anos de história foi o grande responsável por isso. Ele e sua irmã, Luísa Sobral, autora de musica e poesia de Amar Pelos Dois.

Pela primeira vez na história Portugal venceu o Eurovision.

Mais do que vencer, Salvador Sobral fez história. Seus 758 pontos formam a mais alta pontuação já atingida por qualquer outra música na história do Eurovision.

Muito disso, claro, é por conta da mudança de votação que ocorreu no ano passado, com o dobro de pontos sendo distribuído. Mas vale a comparação: Jamala, vencedora em 2016, teve “apenas” 534 pontos, 224 a menos que Salvador Sobral.

Acha que a história acaba por aí? Pois não acaba não! Há exatos 10 anos havia sido a última vez que uma música cantada totalmente no idioma natal do artista havia ganho. E mais: fazia 27 anos (!!) que um país latino não levantava o troféu do Eurovision. As marcas estão todas derrubadas.

A Bulgária do jovem Kristian Kostov e a Moldávia dos virais Sunstroke Project completaram o pódio do Eurovision 2017. Sim. É o Epic Sax Guy de volta!

Itália em 6º, Espanha foi a última

Mas Portugal não foi o único país latino no Top 10 do Eurovision 2017. A favoritíssima Itália da Francesco Gabbani acabou na sexta posição, com 334 pontos. Ao todo, Occidentali’s Karma recebeu 126 pontos dos jurados nacionais e outros 208 do televoto do povo europeu.

Já a Espanha… Bem… Os prognósticos já não eram bons, mas a performance de Manel Navarro derrubou as chances espanholas de fugir do fim da tabela. No ponto alto de Do It For Your Lover, a voz de Manel não chegou lá. Não foi nem uma desafinada, ele simplesmente não cantou. Os espanhóis foram punidos com um rotundo zero dos jurados e apenas seis pontos do televoto.

E agora… Nos vemos em Lisboa 2018! ??

X