“Não brinca, se tirarem de nós, costeiros, a palavra mondá, nos deixam incomunicáveis”, dizia uma publicação que viralizou nas redes sociais. Com mais seguidores do que detratores e mais significados do que origens, a expressão mondá parece atestar o que Carlos Solano Franco escreveu para a Fundação Gabo: mondá é o “mantra popular” dos habitantes do Caribe colombiano. E Carlos Vives partiu dessa história para seu novo single, Eso Es Mondar, que chegou às plataformas digitais nesta quarta-feira (24).

Apesar de ser classificado como uma expressão vulgar, em que se faz alusão à genitália masculina e ao deus Príapo, mondá contém muito mais em seu significado .“Eu sou o mondá , ele é o mondá , esses pensam que são o mondá , para onde você pensa que vai?, deixe esse mondá quieto”, continua a publicação que dá uma dimensão diferente a esta expressão que parece funcionar para quase tudo .

Em entrevista ao Hoy por Hoy, da Radio Caracol, o colombiano contou que quis tirar a conotação negativa da expressão:

“Estamos desmascarando o mito”, afirmou o artista, que esclareceu que há uma origem errada para esta expressão proveniente de uma lenda que remonta à chegada das prostitutas francesas às Caraíbas e ao seu espanto perante a fisionomia das mulheres. povo costeiro.: “mon dieu”.

“A expressão mondá vem da palavra mondar, que é descascar. É da nossa língua espanhola. Nossa música busca resgatar a honra desta palavra”, afirmou a cantora.

Ao mesmo tempo, destacou que esta produção também tem o propósito de evidenciar o orgulho das raízes, do nativo, da língua, do popular, do folclore . “Transformamos a palavra em grosseria ao dar-lhe origem francesa”.

https://twitter.com/carlosvives/status/1750197972183257223

Ouça Eso Es Mondar, novo single do Carlos Vives

Latin Pop Brasil

Sobre NósFale Conosco

@ 2015 – 2024 . Diretos Reservados . Latin Pop Brasil . by grupodemidia.com.br