Francesca Michielin traduz título da música para o Eurovision

No Degree Of Separation. Oficialmente, esse é o título da música de Francesca Michielin para o Eurovision Song Contest, em maio, na Suécia. A cantora já havia confirmado no último domingo (13) que manteria a aposta no tema que a levou ao segundo lugar no Festival de Sanremo, atrás de Un Giorno Mi Dirai, dos veteranos do Stadio.

Além disso, como era previsto, a jovem de 21 anos incluirá um refrão em inglês na canção, que terá uma nova versão reduzida lançada para entrar no regulamento do festival europeu: as concorrentes podem ter, no máximo, três minutos de duração. Originalmente, Nessun Grado di Separazione tem três minutos e quarenta segundos.

#escita è ufficiale: @francescacheeks canterà in italiano e in inglese.Il titolo per l'#Eurovision sarà in inglese:«No Degree of Separation»

Posted by Eurovision Song Contest Italia on Monday, March 14, 2016

Com o título em inglês, Francesca repete o que fez Raphael Gualazzi em 2011, no retorno da Itália ao Eurovision com Madness Of Love. Na ocasião, o representante italiano ficou com o vice-campeonato. No ano seguinte, Nina Zilli incluiu trechos em inglês em  L’Amore è Femmina (Out Of Love), décima colocada em Baku. Nas edições subsequentes, Marco Mengoni, Emma e Il Volo levaram canções totalmente escritas em italiano.

Nas redes sociais, a cantora usou o significado de sua própria canção, Nessun Grado Di Separazione ou No Degree Of Separation, para explicar a decisão pelo idioma:

“(A canção) fala em cancelar as barreiras geográficas e culturais e convida a que todos se abracem ’em uma só direção’. Somos italianos, somos franceses, solos alemães, somos lituanos, somos suecos. Somos loiros, ruivos, castanhos. NÃO: somos pessoas, pessoas com sonhos, alegrias, dores, esperança. Somos todos iguais! No amor e na liberdade. E é isso que eu quero cantar: em italiano porque é a minha língua, mas também em inglês, para que possa ser dividido com todos e em uma linguagem universal“.

Antes da Suécia, promoção por toda a Europa

Francesca Michielin e sua equipe já começaram a planejar uma intensa promoção pela Europa. Como o LatinPop Brasil comentou, Francesca é um dos primeiros nomes confirmados no Eurovision In Concert de Amsterdã, principal evento pré-Eurovision que reúne todos os anos grande parte dos concorrentes do festival. Antes dela, apenas Marco Mengoni havia representado a Itália no espetáculo, em 2013.

Mas a Holanda não será o único destino internacional de Francesca Michielin. A vice-campeã do Festival de Sanremo 2016 acaba anunciar que ela estará também em outro importante evento prévio à competição, a London Eurovision Party, que neste ano acontece em 17 de Abril.

Se as apresentações internacional ocupam a agenda da cantora, há outro compromisso já riscado da lista. Francesca gravou nessa semana o seu postcard para o Eurovision, uma espécie de vinheta que será mostrada antes da sua apresentação no palco da Globen Ericsson Arena. A locação escolhida para a gravação foi o histórico Teatro La Fenice, em Veneza.

X