Júri afunda Itália e Il Volo no Eurovision. Edurne decepciona e é 21ª

Desde 2009 o resultado do Eurovision é decidido por uma combinação entre os votos do público e de um jurado especializado em cada país. Foi com esses sistema que o sueco Måns Zelmerlöw, com Heroes, comprovou o seu favoritismo e venceu o festival na tarde de ontem, em Viena, na Áustria, deixando a Itália na 3ª colocação.

E isso só aconteceu graças ao impulso do jurado.

O Il Volo deveria ter vencido o Eurovision para o público europeu

É isso que mostram os votos separados entre júri e público, divulgados pela EBU (European Broadcast Union) poucos minutos após o final do show. Se apenas fossem contabilizados os votos vindos de todos os países participantes por meio de ligações telefônicas, SMS e pelo app do festival, Gianluca, Piero e Ignazio teriam vencido o Eurovision com facilidade: Grande Amore teria somado 356 pontos, 70 acima da proposta russa, A Million Voices, segunda colocada no ranking do público. A Suécia teria ficado em terceiro lugar, repetindo o pódio do resultado oficial.

Mas o jurado discordou. Os corpos de júri dos 40 países (a Itália não pode votar a si mesma) relegaram o Il Volo à 6ª posição de seu ranking, com 171 pontos, 182 atrás da Suécia, primeira classificada para os profissionais. Måns ainda recebeu mais de 100 pontos a mais que Letônia e Rússia, as segunda e terceira colocadas para o júri. E foi essa diferença que deu a vitória aos suecos.

Os chamados split votes surpreenderam os especialistas no Eurovision, que esperavam exatamente o resultado oposto: a Itália dominando os jurados e a Suécia, o público.

Mesmo com a terceira colocação, o Il Volo deixou sua marca na história eurovisiva: além de serem um dos poucos artistas nos anos recentes do festival a receberem pontuação de todos seus concorrentes, seus 292 pontos obtidos são a 5ª maior marca já obtida por qualquer artista nos 60 anos de história do festival. Eles ficam atrás apenas dos vencedores de 2009 e 2012 e de seus rivais diretos deste ano.

Reveja a apresentação do Il Volo no Eurovision

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=1TOMqZV2jA8]

Resultado de Edurne decepciona Espanha

Edurne na final do Eurovision

Se depois do início dos ensaios Edurne passou a ser considerada uma das favoritas a vencer o Eurovision, os resultados não corresponderam ao que diziam as casas de aposta. Os míseros 15 pontos recebidos levaram Amanecer a amargar a 21ª colocação.

Curiosamente, a Espanha teve, na parte final da tabela, a companhia dos demais países do chamado Big 5: Reino Unido, França e Alemanha. A exceção foi a Itália, que salvou a honra dos “grandes”. Os alemães, para piorar, não receberam nem um ponto sequer, assim como os donos da casa, os austríacos.

Reveja a apresentação de Edurne no Eurovision

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=NsMiJJlElAY]

Vencedora do The Voice Of Italy, Elhaida Dani é uma das favoritas do público

Elhaida Dani na final do Eurovision

Depois de mudar de visual entre as duas semifinais, Elhaida Dani, vencedora da primeira edição do The Voice Itália, acabou apenas na 17ª colocação. Representando a sua Albânia natal, ela surpreendeu ao ser escolhida uma das favoritas do público: para os europeus, sua I’m Alive ficou na 8ª colocação. O júri, porém, colocou Elhaida como a penúltima de seu ranking.

Reveja a apresentação de Elhaida Dani no Eurovision

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=fsH9iVaZSaA]

Stay in the Loop

Get the daily email from CryptoNews that makes reading the news actually enjoyable. Join our mailing list to stay in the loop to stay informed, for free.

Latest stories

- Advertisement - spot_img

You might also like...