Francesca Michielin é disco de ouro com Nessun Grado di Separazione

Faltando uma semana para o encerramento das inscrições das músicas para o Eurovision Song Contest de 2016, Francesca Michielin ganhou um incentivo a mais para levar Nessun Grado di Separazione, tema com o qual foi vice-campeão do Festival de Sanremo em fevereiro.

A canção ganhou nesta segunda-feira (7) disco de ouro pela Federazione Industria Musicale Italiana (Fimi), pela venda de 25 mil cópias digitais. Até o momento, o single defendido por Francesca é o único extraído da competição do Teatro Ariston a receber tal certificação.

Entretanto, a jovem de 21 anos ainda não anunciou oficialmente com qual música representará a Itália em Estocolmo. No site oficial do festival europeu há a confirmação da intérprete, mas o tema está em aberto. A decisão, obrigatoriamente, acontecerá nesta semana.

eurovision_franci

 

Em meio à indefinição, a cantora confirmou sua participação no Eurovision In  Concert de Amsterdã, o maior evento que antecede o festival marcado para a Globen Ericsson Arena.

“Não escolhi a música para o Eurovision, mas vou cuidar muito da cenografia. Quero criar um pequeno show, com um forte conceito. Enquanto isso, repasso o inglês. Quero que a Itália faça uma bela figura”, disse a artista à TV Sorrisi e Canzoni.

A declaração reacendeu a polêmica que vem tomando conta da Itália nos últimos dias: a de que ela se apresentaria no evento europeu com uma música em inglês, a exemplo do que fez, por exemplo, Raphael Gualazzi com Madness Of Love, vice-campeão do Eurovision em 2011.

No ano seguinte, Nina Zilli incluiu trechos em inglês em  L’Amore è Femmina (Out Of Love), décima colocada em Baku. Nas edições subsequentes, Marco Mengoni, Emma e Il Volo levaram canções totalmente escritas em italiano.

Apesar disso, Federica Abbate, uma das autoras de Nessun Grado di Separazione, aposta na sua música como a proposta italiana para Estocolmo. Abbate é uma jovem compositora milanesa responsável também pelo mega hit Roma-Bangkok de Baby K e Giusy Ferreri. No caso do tema sanremenese, a autoria é compartilhada com a própria Francesca Michielin, Fabio Gargiulo e Cheope.

federica abbate eurovision

Assista ao vídeo de Nessun Grado di Separazione, novo clipe de Francesca Michielin

X