Connect with us

Notícias

Festival de Sanremo muda panorama musical na Itália

Published

on

Festival de Sanremo escolhe hoje vencedor

Já é tradição: o Festival de Sanremo é quem dita a tendência musical na Itália nos meses subsequentes ao evento, e não poderia ser diferente em 2016. Depois do início do ano dominado por Ginza, de J Balvin, e Pillotalk, de Zayn, o mercado digital é totalmente liderado pelos artistas que pisaram no Teatro Ariston, sejam como convidados ou participantes.

Às 8h desta terça-feira (15), horário do levantamento feito pelo LatinPop Brasil, a liderança no iTunes era de Finalmente Piove, de Valerio Scanu. O vencedor vinha alternando o topo da tabela constantemente com Un Giorno Mi Dirai, música vencedora com Stadio, mas que agora perdeu o posto para Nessun Grado di Separazione, da vice-campeã Francesca Michielin, confirmada como represente da Itália no Eurovision Song Contest, em maio, na Suécia.

ScreenHunter_329 Feb. 16 07.57

O álbum mais vendido no aplicativo da Apple é o que reúne todas as músicas do Festival de Sanremo, seguido pelo Elio Bosso, pianista que sofre de Esclerose Amiotrófica Lateral, cuja apresentação foi um dos destaques do evento realizado na semana passada.

sanremo_albuns_itunes

O exato impacto do festival nas rádios só será sentido na próxima sexta-feira, quando a EarOne, entidade que monitora mais de cem emissoras no país, divulgar o ranking da semana anterior. No entanto, já é possível afirmar que a campeã Un Giorno Mi Dirai é o tema sanremense mais executado na Itália, seguido por Infinite Volte (Lorenzo Fragola), Wake Up (Rocco Hunt), La Borsa di Una Donna (Noemi) e Nessun Grado di Separazione (Francesca Michielin).

(O númeor anterior refere-se às reproduções em rádio)

Líder no iTunes, Valerio Scanu ocupa a última colocação na preferência radiofônica italiana entre as canções que disputaram o título no Teatro Ariston.

Premiado com o melhor clipe pelo júri de Sanremo, Rocco Hunt também tem a preferência do público que acessa o YouTube com Wake Up, a única a romper a barreira dos dois milhões de visualizações. Na casa de um milhão estão Lorenzo Fragola, Clementino e Francesca Michielin.

1 – Wake Up – Rocco Hunt: 2,7 milhões

2 – Infinite Volte – Lorenzo Fragola: 1,4 milhões

3 – Quando Sono Lontano – Clementino:  1,3 milhões

4 – Nessun Grado di Separazione – Francesca Michielin: 1,3 milhão

5 – Noi Siamo Infinito – Alessio Bernabei 949 mil

6 – Il Cieli Imensi – Patty Pravo 943 mil

7 – Guardando Il Cielo – Arisa: 870 mil

8 – Il Diluvio Universale – Annalisa: 708 mil

9 – Un Giorno Mi Dirai – Stadio: 671 mil

10 – Mezzo Respiro – Dear Jack: 646 miil

11 – Via da Qui: Giovanni Caccamo e Deborah Iurato: 499 mil

13 – Di Me e Di Te – Zero Assoluto: 403 mil

12 – Blu – Irene Fornaciari: 354 mil

14 – Finalmente Piove – Valerio Scanu: 329 mil

15 – Vincere L’Odio-  Elio e Le Storie Tese: 252 mil

16 – Sogni e Nostagia – Neffa: 226 mi

17 – Il Primo Amore Non Si Scorda Mai – Enrico Ruggeri: 174 mil

18 – La Borsa di Una Donna – Noemi: 130 mil

19 – Ora o Mai Piu – Dolcenera – 120 mil

20 – Semplicemente – Bluevertigo: não tem

Já no Spotify, a liderança é de Il Diluvio Universale, da Annalisa, que surpreendentemente não rendeu no festival. A música tem 250 mil reproduções e é seguida de perto por Infinite Volte, com 229 mil.

Assista ao clipe mais popular do Festival de Sanremo: Wake Up, com Rocco Hunt

X