Connect with us

Festival de Sanremo

Festival de Sanremo 2016: Grandes estrelas na categoria Big

Published

on

Logo Festival de Sanremo 2016

Há algumas semanas, o apresentador e diretor artístico do Festival de Sanremo Carlo Conti surpreendeu ao revelar que o regulamento da competição sofreria uma pequena alteração em relação ao que já havia sido anunciado: ao invés de 18 nomes na Categoria Big, seriam 20 que subiriam ao palco. A explicação, segundo ele, era simples: a quantidade de propostas de alta qualidade foi tamanha que a comissão decidiu abrir duas vagas a mais. A declaração só fez as especulações sobre possíveis nomes aumentarem.

Neste domingo (13), durante o programa da Rai L’Arena, Conti se fez entender ao anunciar, finalmente, quem serão as 20 estrelas e canções que competirão pelo leão de ouro.

Na lista, a única grande surpresa é o retorno de Enrico Ruggieri, cujo nome jamais figurou nas listas extraoficiais que circulavam pela internet. Ruggieri esteve em Sanremo 2015 como ospite, mas não compete desde 2010, quando apresentou Le Notte Delle Fate e foi eliminado ainda na primeira serata. Junto a Arisa, Valerio Scanu, Dolcenera, Rocco Hunt e Giovanni Caccamo (estes três na categoria Giovanni) ele ainda forma o grupo de ex vencedores que estão de volta à competição.

Destaque também para o elenco de artistas ligados ao X Factor: ao todo, 9 têm ou tiveram alguma relação com o talent show que passou pela Rai e hoje está na Sky. De ex jurados, estão Morgan (com o Bluvertigo), Elio (com seu grupo Elio e Le Storie Tese), Enrico Ruggieri e Arisa. Já de ex concorrentes, ainda aparecem outros cinco: Giovanni Caccamo, Noemi e Leiner (vocalista do Dear Jack), além dos vencedores Francesca Michielin e Lorenzo Fragola, que competirá pelo segundo ano consecutivo.

Confira a lista completa com os 20 artistas Big do Festival de Sanremo 2016:

Via da Qui – Deborah Iurato e Giovanni Caccamo
La Borsa de Una Donna – Noemi
Noi Siamo Infinito – Alessio Bernabei
Il Primo Amore Non Si Scorda Mai – Enrico Ruggieri
Guardando Il Cielo – Arisa
Wake Up – Rocco Hunt
Mezzo Respiro – Dear Jack
Un Giorno Mi Dirai – Stadio
Infinite Volte – Lorenzo Fragola
Il Diluvio Universale – Annalisa
Blu – Irene Fornaciari
Sogni i Nostalgia – Neffa
Di Me E Di Te – Zero Assoluto
Ora o Mai Più – Dolcenera
Quando Sono Lontano – Clementino
Cieli Immensi – Patty Pravo
Finalmente Piove – Valerio Scanu
Simplecimente – Morgan e Bluvertigo
Nessun Grado de Separazione – Francesca Michielin
Vincere L’odio – Elio e Le Storie Tese

O Festival de Sanremo 2016 acontecerá entre os dias 9 e 13 de fevereiro.

Estrelas também entre os convidados

Não é apenas entre os competidores do Festival de Sanremo que figuram grandes nomes da música italiana. Entre os convidados, há verdadeiras estrelas nacionais, a começar por Laura Pausini. Primeiro chamada para co-apresentar os shows ao lado de Carlo Conti, ela explicou em entrevista exclusiva à equipe do LatinPop Brasil que declinou o convite pois não teria o tempo que julgava necessário para se preparar e por isso subirá ao palco apenas para se apresentar.

Quem também estará no Teatro Ariston como convidado de honra será Eros Ramazzotti, como ele mesmo confirmou via Twitter. Assim como Laura, ele estourou para o grande público ao vencer a  competição na categoria Giovanni. O histórico grupo Pooh também estará por lá.

Duetos estão de volta ao Festival de Sanremo

Ao publicar em seu site oficial o regulamento completo do Sanremo 2016, a Rai revelou uma grande novidade: estão de volta os duetos dos concorrentes na categoria Big na quarta noite de festival. A terceira serata permanece sendo aquela dos covers, mas poderão pintar no Teatro Ariston as grandes colaborações, como já vinha acontecendo nos anos anteriores. “Poderão” porque os duetos não serão obrigatórios, será opcional do artista decidir que terá um convidado ou não.

X