O Eurovision Song Contest foi, mais uma vez, um sucesso de audiência na TV em 2022. Segundo levantamento publicado nesta terça-feira (24) pela União Europeia de Radiofusão (EBU), o festival foi visto por 161 milhões de pessoas nos três shows. O número leva em conta 34 mercados.

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Em guerra há três meses, a Ucrânia, campeã da edição, não está entre os países auditados.

A parcela de visualizações daf final exibida no sábado, 14 de maio, aumentou três pontos percentuais em relação a 2021, com 43,3%. Entre os jovens de 15 a 24 anos, a participação cresceu três pontos percentuais em relação a 2021, chegando a 56,2%.

A Itália, país anfitrião, apresentou sua maior audiência já registrada (desde 2011, quando voltou a participar do Concurso), um aumento de +53% comparado com 2021, com uma audiência média de 6,6 milhões de espectadores, representando 41,9% de participação de TV no país.

Em um terço dos mercados (13 de 34), o Eurovision conquistou mais de 50% da share de visualização, liderado pela Islândia com 96,4% e seguido de perto por outros mercados nórdicos (Noruega 89,1%, Suécia 81,4% e Finlândia 72,1%).

Os outros países que viram marcaram mais de 50% de share na final foram Armênia, Bélgica, Dinamarca, Estônia, Grécia, Lituânia, Holanda, Espanha e Reino Unido.

O sucesso da Espanha e do Reino Unido no concurso (terminando em 3º e 2º respectivamente) também se refletiu nas suas classificações; ambos os países apresentaram suas melhores audiências de TV da década passada. 6,8 milhões de espectadores assistiram em média na Espanha, um aumento de 86% em relação a 2021, e sua maior audiência desde 2008.

O Reino Unido apresentou a maior audiência de todos os mercados em 2022, com 8,9 milhões de espectadores assistindo à Grande Final, um aumento de 20% comparado com 2021.

O sucesso online do Eurovision

O TikTok se tornou o parceiro oficial de entretenimento do Eurovision Song Contest em 2022 com os três shows ao vivo transmitidos na plataforma pela primeira vez. A plataforma viu um total de 189 milhões de visualizações de vídeo na conta oficial do festival durante as duas semanas que antecederam a decisão.

3,3 milhões de espectadores únicos assistiram à final ao vivo na plataforma, com 5,1 transmissões ao vivo no total. As semifinais foram transmitidas quase quatro milhões de vezes. 9,2 milhões de ações de engajamento (como curtir, comentar etc) aconteceram no TikTok na semana do evento.

Na mesma semana, 42,3 milhões de espectadores únicos em 232 países e territórios assistiram ao conteúdo no canal oficial do YouTube.

O número de espectadores da Grande Final no YouTube aumentou quase 50% ano a ano, para 7,6 milhões de espectadores únicos para o show ao vivo. O maior número de visualizações foi no país vencedor da Ucrânia, com mais de 2,2 milhões de visualizações até o momento. 63% de todos os que assistiram no YouTube tinham entre 18 e 34 anos.

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