Os 10 fatos que marcaram a música latina no primeiro semestre de 2020

30 de junho e a sensação é de que vivemos 20 anos em um semestre de 2020. De uma quase terceira guerra mundial, passando pelo Megxit, nuvem de gafanhotos, ministro mentindo o currículo, terremoto, alerta de tsunami, desgoverno, Fabrício Queiroz aparecendo, até a pandemia de coronavírus que mudou a História, a gente tem de tudo um pouco para contar.

No meio desse turbilhão de acontecimentos, a música foi um alento. Mas vamos combinar que também teve tiro, porrada e bomba para tudo que é lado, principalmente no mercado latino.

Apresentações históricas, revelações bombásticas, comebacks, tretas, rompimentos, teorias da conspiração e toda a readaptação da indústria à nova realidade, a lista é longa.

Que tal fazermos essa viagem no tempo? A gente jura que foram só seis meses!

Os 10 fatos que marcaram a música latina no primeiro semestre de 2020

Shakira e JLo no SuperBowl

A gente ainda vivia dias quase normais naquele 2 de fevereiro. Saudades de aglomerar pra ver essas duas rainhas no SuperBown, né minha filha?

Foi histórico e impecável. Tão sensacional que é melhor vocês reverem a apresentação do que a gente ficar contando aqui como foi, certo?

RBD volta ou não volta?

A gente não tem mais estrutura emocional para tanto vai-não-vai do RBD. No início do ano até o Alfonso Herrera disse que tinha surpresa preparada para esse ano. Até o Poncho, gente!

Depois veio o Christopher Uckermann. Justamente ele (leia abaixo), já durante a pandemia, disse que o grupo poderia se reunir em uma live beneficente para ajudar os afetados pelo vírus.

No fim, a Zoraida Gomez, que fazia parte do elenco de Rebelde, confirmou que estava tudo acertado para uma homenagem aos fãs neste ano. Até chegar o coronavírus e mudar os planos.

Gravidez da Dulce María

Por falar em RBD, a Dulce María confirmou sua primeira gravidez no início de junho. Ela espera o primeiro filho com Paco Álvarez, com quem se casou no ano passado. Nesta semana, ela contou à Cosmopolitan Mexico como foi descobrir a gestação em meio à pandemia.

Enrique Iglesias e Ricky Martin juntos em turnê

Em março, antes do surto de coronavírus ser classificado pela OMS como pandemia, Enrique Iglesias e Ricky Martin anunciaram uma turnê conjunta pelos Estados Unidos e Canadá. Os shows aconteceriam em setembro, com abertura de Sebastián Yatra.

Alguém tem notícias do fim dessa tour?

Báilalo, da Belinda

2020 está tão estranho que até Báilalo, o clipe da Belinda que tinha ficado esquecido no churrasco, apareceu. A produção assinada pelo ex-namorado da mexicana, Criss Angel, vazou e o áudio acabou indo para as plataformas digitais.

Pablo Alborán

No mês do Orgulho LGBTQ+, Pablo Alborán deu um show de coragem e sensibilidade ao assumir ser homossexual. Até o LatinPop Brasil aprendeu muito com a declaração do espanhol. Relembre AQUI.

Tini e Sebastián Yatra terminaram o namoro

A pandemia começou e Tini foi viver os dias de isolamento na Argentina, enquanto o colombiano foi para sua cidade natal, Medellín, ficar com a família. A distância separou o casal.

Os dois, que assumiram a relação em abril de 2019, planejavam gravar uma série juntos. Entre as recordações musicais estão Quiero VolverOye Cristina, que ficarão no coração dos milhares de fãs de “#sebastini” pelo mundo.

Os esperados retornos de Ricky Martin e Jesse y Joy

Teve muito lançamento bom nessa primeira etapa alucinante de 2020. A gente pode citar aqui o excelente álbum do Camilo, Por Primera Vez, como um dos grandes destaques desses seis meses.

Mas dois retornos deixaram os coraçõezinhos latinos cheios de alegria. Jesse y Joy lançaram Aire, cinco anos depois de Un Besito Más. O mesmo tempo nos fez esperar Ricky Martin por Pausa, a primeira parte de um projeto discográfico intitulado Pausa/Play.

E nós estivemos nos dois lançamentos! Veja abaixo:

J Balvin x Shakira

Essa é bem recente. Durante uma entrevista à Billboard, J Balvin debochou da Shakira e fez insinuações sexuais sobre o fato dela ser flexível. Tudo isso ao lado de Maluma e Black Eyed Peas. O grupo americano falava sobre o lançamento de Translation, o álbum que tem as três estrelas latinas. Até o pai do colombiano se meteu na confusão, que gerou o “cancelamento” do astro de Mi Gente nas redes sociais.

É melhor você ler a polêmica todinha AQUI.

Christopher Uckermann

O mundo mudou. Até as 17h deste 30 de junho, o coronavírus fez 507 mil vítimas fatais. Já são mais 10,4 milhões de pessoas infectadas nos cinco continentes.

O vírus mata, mas há quem negue sua existência. Dentre essas vozes dissonantes está Christopher Uckermann, que tem usado suas redes sociais para disseminar informações falsas e fazer acusações graves sobre a doença. Dentre outras coisas, ele disse que a obrigatoriedade de usar máscaras é o símbolo do silêncio, que médicos e hospitais recebem para dar o diagnóstico positivo e que tudo isso não passa de uma conspiração do governo.

Na mesma linha veio a chocante declaração de Miguel Bosé, que perdeu a mãe para a doença em março. Inacreditavelmente, ele disse que: “Coronavírus é uma grande mentira dos governos”.

QUE ANO FOI ESSE SEMESTRE HEIN?

E você: lembra de mais algum fato marcante nesses seis primeiros meses de 2020 na música latina? Conta para a gente nos comentários!

Comentários do Facebook
Comentários do Facebook
X