Connect with us

Listas

Lei Maria da Penha: os hinos latinos no combate à violência contra a mulher

Published

on

A Lei Maria da Penha completa nesta segunda-feira, 7 de agosto, 11 anos. Quer saber a história dela? Vamos à Wikipedia:

A Lei Maria da Penha, denominação popular da lei número 11.340, de 7 de agosto de 2006, é um dispositivo legal brasileiro que visa aumentar o rigor das punições sobre crimes domésticos. É normalmente aplicada aos homens que agridem fisicamente ou psicologicamente a uma mulher ou à esposa. No Brasil, segundo dados da Secretaria de Política para Mulheres, uma a cada cinco mulheres é vítima de violência doméstica. Cerca de 80% dos casos são cometidos por parceiros ou ex-parceiros.[1]

Decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006, a lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa.

Estamos em pleno 2017 e ainda tem gente que acha normal agredir, seja física ou emocionalmente, as mulheres. E o pior: sempre culpam a vítima. “Estava histérica”, “usava saia curta”, “é louca”, entre tantas desculpas esfarrapadas para justificar o injustificável.

Para nossa alegria, a música latina é cheia de temas que se encaixam à perfeição na categoria hinos contra esse tipo de atitude. Uma ode às mulheres que lutam bravamente no combate ao machismo, misoginia e violência.

E fica o recado: aqui no LatinPop Brasil nós condenamos todo e qualquer tipo de atitude violenta/machista/abusiva contra quem quer que seja. Aqui, os violentos não passarão. Nunca.

5 músicas latinas para exaltar a Lei Maria da Penha

1 – Io Di Te Non Ho Paura (Emma Marrone)

2 – Que Nadie (Manuel Carrasco feat Malú)

3 – Maria Se Bebe Las Calles (Pasión Vega)

4 – No Vales Más Que Yo (La Oreja de Van Gogh)

5 – Ella (Bebe)

Bônus Track

Nova versão de Beijinho no Ombro

X