Parte do Brasil hoje celebra o Dia da Consciência Negra, feriado relativamente novo. Daqueles dias que deveriam ser todos os dias.
Destaque: Reik e MC no Beat falam sobre interação entre música latina e Brasil
O que diz a Wikipedia sobre o Dia da Consciência Negra?
O Dia Da Consciência Negra foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
+ Leia Mais: CNCO estreia Mis Ojos Lloran Por Tí. Veja o clipe!
Curiosamente, a elite da música latina ainda tem pouca representatividade. Tente listar aí rapidamente cinco artistas negros que fazem muito sucesso atualmente? Pois é, o exercício não é fácil, mas nós te daremos essa resposta como uma forma de homenagem à raça que dá mais cor, mais ritmo e talento ao cenário latino. União, força, empatia e um chega pra lá no preconceito.
Celia Cruz
A diva. A voz eterna.
Zion y Lennox
São chamados de Los Diamantes Negros.
Ozuna
Revelação de 2017, Ozuna tem como apelido El Negrito De Los Ojos Verdes.
Leslie Grace
Nossa Rihanna. Apenas.
Chocquitbtown
Puro ritmo e energia colombianos!
Gente de Zona
Cuba manda seus representantes. Gente de Zooooooooooooooooooooooona!
Don Omar
Ensinou o mundo a dançar kuduro. E segue encantando o mundo latino!