10 álbuns que completam 30 anos em 2021

Vocês já pararam para pensar que estamos à mesma distância de 2050 no futuro e de 1991 no passado? Pois é, 1991 completa 30 anos neste 2021 e a gente já avisa: tem gatilho de idade nesta matéria!

Destaque: Veja todos os ganhadores dos Prêmios LatinPop 2020

Simplesmente porque alguns dos nossos ídolos nos dias de hoje já estava na ativa àquela época, como Alejandro Sanz, Shakira, Ricky Martin, Juanes, Lucero, Luis Miguel, entre muitos outros.

LatinPopCast #19 – O TOP 50 da música latina em 2020

E alguns deles trouxeram trabalhos icônicos que são lembrados depois de três décadas. Vocês querem quer?

10 álbuns latinos que completam 30 anos em 2021

Viviendo Deprisa (Alejandro Sanz)

Olha como a gente começa a essa viagem no tempo! O primeiro álbum de Alejandro Sanz chegou ao mercado em 20 de agosto de 1991 com hits como Pisando Fuerte, Lo Que Fui Es Lo Que Soy, Viviendo Deprisa, Toca Para Mi e mais canções que entraram para o hinário do espanhol.

Aliás, muita gente diz que esse não foi o debut do artista, já que antes ele tinha lançado Los Chulos Son Para Cuidarlos, ainda sob o nome Alejandro Magno.

E como diz o tema-chave, Sanz chegou Pisando Fuerte, com 9 disco de platina na Espanha!

Sintiéndonos La Piel (Sergio Dalma)

Bailar pegados es bailar, igual que baila el mar con los delfines… Se você ama o pop espanhol e não conhece essa letra, você não viveu o pop espanhol direito. Foi com Bailar Pegados, do álbum Sintiéndonos La Piel, publicado em 6 de agosto de 1991, que Sergio Dalma foi ao Eurovision Song Contest, em Roma, na Itália, alcançando a quarta colocação no festival europeu.

O disco ainda traz joias como Galilea e Como Me Gusta, que ainda fazem parte do repertório de shows do veterano.

Sólo Pienso En Ti (Lucero)

Sólo Pienso En Ti, o oitavo disco da carreira da Lucero, estreou em 29 de junho de 1991, com 700 mil cópias vendidas conquistando o disco de platina no México, além do disco de ouro na Argentina e no Chile.

Foi o segundo álbum de Lucero a entrar na lista da Billboard. Ele ficou nas paradas da Latin Pop Albums por 17 semanas, estreando em nono lugar e terminando em sétimo. Na Mexican Albums Chart, alcançou a primeira posição.

Os hits? Electricidad, Ya No, Amor Secreto, Tu Desdén e Autocontrol.

De Rodillas (Ekhymosis)

Vocês já ouviram falar de Ekhymosis? Sim, é a banda de heavy metal que revelou Juanes para o mundo. Em 1991, eles publicaram o seu segundo EP com letras que refletiam a injustiça social e insegurança que assolavam Medelín e toda a Colômbia naquela época.

Magia (Shakira)

E se vamos voltar aos primórdios das carreiras dos nossos embaixadores da música colombiana, precisamos falar do lançamento de Magia, em 24 de junho de 1991, marcando a estreia de Shakira no mercado discográfico. O disco é uma coleção de canções dançantes e baladas que Shakira havia composto desde quando ela tinha oito anos de idade, com temas inspirados a partir de suas experiência de sair com garotos, suas histórias de aventuras e seus sonhos de viver no litoral.

Apesar das performances ao vivo e a quantidade da cobertura da mídia, o disco não foi bem sucedido comercialmente, com apenas 1.200 cópias sendo vendidas no país natal da cantora. A artista se recusou a permitir o relançamento de Magia e seu álbum seguinte, Peligro, por causa da “imaturidade” de ambos. Estes discos nunca foram lançados nos Estados Unidos.

Lambrusco coltelli rose & pop corn (Ligabue)

Em 20 de setembro de 1991, Luciano Ligabue publicou seu segundo álbum de estúdio: Lambrusco coltelli rose & pop corn. Se você ainda canta Urlando Contro Il Cielo, saiba que o hit entoado nos shows do italiano vem desta obra “balzaquiana”.

Una Tribu Che Balla (Jovanotti)

Seguindo na Itália, outro ídolo do país começou a se destacar no mercado com posicionamento político e social: Jovanotti, que lançou o álbum em 19 de abril de 1991.

Romance (Luis Miguel)

O oitavo disco da carreira do Luis Miguel chegou em 19 de novembro de 1991 e representa um divisor de águas na carreira do artista. Foi seu primeiro trabalho dedicado inteiramente ao bolero e a tracklist é um verdadeiro hinário latino.

No Brasil, o lançamento do álbum se deveu ao sucesso da canção La Barca, que fazia parte da trilha sonora da então novela das sete, Deus Nos Acuda, da Rede Globo, o que posteriormente ajudou a impulsionar as vendas do álbum no país. Romance é o primeiro de quatro álbuns da série Romance em que o cantor se dedica ao bolero. Os próximos seriam Segundo Romance (1994), Romances (1997) e Mis Romances (2001).

Ricky Martin (Ricky Martin)

A estreia de Ricky Martin como solista aconteceu em 26 de novembro de 1991 com um disco homônimo. Fuego Contra Fuego, Juego De Ajedrez, Dime Que Me Quieres foram alguns dos sucessos que projetaram o porto-riquenho ao sucesso após o fenômeno Menudo. Dá pra acreditar que 2021 vai marcar seu 30º aniversário?

Comentários do Facebook
Comentários do Facebook
X