Com 162 milhões de espectadores, Eurovision 2023 quebra recorde de engajamento online

Mais um recorde para o Eurovision Song Contest: a edição de 2023, encerrada no último dia 13 de maio, teve o maior engajamento online da história do festival. 105 milhões de contas únicas foram alcançadas no TikTok durante as duas semanas do evento. 

A plataforma também teve um total de 315 milhões de visualizações de vídeo na conta oficial do Eurovision – um aumento de 40% em relação ao ano anterior. Houve mais 53 milhões de visualizações de conteúdo nos dias seguintes à grande final. 

25 milhões de ações de engajamento (como curtir, comentar etc.) ocorreram no TikTok nas semanas do Concurso e a conta do Eurovision ganhou 644.000 novos seguidores. Os vídeos na plataforma usando a hashtag #Eurovision2023 foram vistos 4,8 bilhões de vezes .

45 milhões de espectadores únicos em 232 países e territórios assistiram ao conteúdo no canal oficial do YouTube durante a semana dos shows ao vivo – um aumento de 2,7 milhões em 2022. 63% dos que assistiram no YouTube tinham entre 16 e 34 anos.

32 milhões de contas únicas foram alcançadas no Instagram – três vezes mais do que em 2022. Os vídeos na plataforma foram vistos 181 milhões de vezes , enquanto o conteúdo na página do Facebook do Festival Eurovisão da Canção foi visto por 29 milhões de pessoas durante as duas semanas do evento – 5 milhões mais do que em 2022.

4 milhões de tweets com a palavra “Eurovision” foram enviados no Twitter entre a Primeira Semifinal e a Grande Final, e os tweets da conta oficial tiveram mais de 113 milhões de impressões entre 30 de abril e 15 de maio.

No total, os vídeos dos 4 canais sociais foram assistidos quase 540 milhões de vezes durante as semanas do evento – quase o dobro do visto em 2022.

A audiência consolidada do Eurovision 2023 na TV

Realizado pela  European Broadcasting Union (EBU), o evento foi realizado em Liverpool, no Reino Unido, em razão da invasão da Rússia na Ucrânia, campeã de 2022. 162 milhões de pessoas em 3 shows ao vivo em 38 mercados de mídia atingidos pela competição.

O Reino Unido apresentou sua maior audiência já registrada no Eurovision Song Contest, com uma média de 9,9 milhões de espectadores assistindo à Grande Final na BBC One , um aumento de 12% em 2022, com uma participação de 63% dos espectadores. O país vencedor do ano passado, a Ucrânia, teve uma participação de visualização de 19,7% .

Tanto a Alemanha quanto a França também tiveram um aumento de audiência ano a ano. A Alemanha apresentou a segunda maior audiência de qualquer mercado, com uma média de 7,4 milhões de espectadores assistindo à Grande Final , um aumento de 14% em relação a 2022, enquanto a audiência da França se recuperou, reunindo uma média de 3,5 milhões de espectadores , um aumento de 10% em relação a 2022.

A Suécia , que fez história vencendo o Concurso pela 7ª vez, entregou uma audiência média de 2,3 milhões de telespectadores , representando 82,3% de todos os telespectadores do país. A Finlândia , que ficou em segundo lugar na competição. entregou sua melhor audiência desde 2007 , com 1,7 milhão de espectadores, um aumento de 71% em relação a 2022 .

Em um terço dos mercados (13 de 39), o Eurovision reivindicou mais de 50% da audiência , liderado pela Islândia com 98,7% e seguido de perto por outros mercados nórdicos ( Noruega 87,8%, Finlândia 85,6% e Suécia 82,3% ). Outros mercados que tiveram uma participação de audiência superior a 50% foram Armênia, Bélgica, Flandres, Chipre, Croácia, Estônia, Israel, Lituânia, Eslovênia e país anfitrião, o Reino Unido.

A Áustria teve sua melhor audiência desde 2016 e a Eslovênia teve sua maior audiência desde 2015 . A audiência dobrou e triplicou em ambos os países, respectivamente.

O Supervisor Executivo do ESC, Martin Österdahl, disse: “O Eurovision provou, mais uma vez, que a mídia de serviço público tem o poder de unir o mundo através da música com um alcance global do qual estamos muito orgulhosos. Estamos entusiasmados em ver que a cada ano mais e mais pessoas ao redor do mundo descobrem este evento especial e que ele está fornecendo uma enorme plataforma de lançamento para novas músicas.”

7,6 milhões de pessoas assistiram à Grande Final ao vivo no YouTube com mais de 3,2 milhões de visualizações ao vivo das Semifinais. 

No TikTok, Parceiro Oficial de Entretenimento do Eurovision Song Contest, os 3 shows ao vivo foram vistos 4,8 milhões de vezes .

O Concurso provou mais uma vez ser extremamente popular entre o público mais jovem que assistia à televisão pública. Entre os jovens de 15 a 24 anos, a parcela de visualização da Grande Final foi de 53,5% , permanecendo quatro vezes maior que a média dos canais de transmissão (13,8%).

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