Connect with us

Entrevistas

Draco Rosa, ex-Menudo, fala sobre novo disco e revela desejo de gravar em português

Published

on

Draco Rosa está curado do câncer no fígado

A infância de quem viveu a primeira metade dos anos 1980 dificilmente passou incólume pelo fenômeno Menudo, o grupo que revelou Ricky Martin para o mundo. Mas da banda, que teve diversas formações até a sua dissolução depois de 20 anos de atividade, trouxe outro nome que entrou para a história da música latina.

À época, era Robi Rosa. Atualmente, ele atende por Draco Rosa e, aos 49 anos, acumula prêmios, reconhecimento e muita bagagem. A mais pesada colocou um hiato de quase uma década entre seu dois últimos discos de inéditas: La Pena Negra (2011) e o atual, Monte Sagrado, publicado em 2018.

Draco foi diagnosticado com um câncer no fígado e foi submetido a dois transplantes de medula, em um tratamento que durou quase cinco anos. Curado, conta que apresentou um álbum à Sony Music, que aprovara o trabalho, mas depois de um retiro em sua fazenda, no interior de Porto Rico, acabou transformando-o por completo. O álbum passou ainda pelo furacão Maria, que fez com que fosse finalizado nos Estados Unidos.

“Tudo aquilo, claro, teve impacto no resultado final. A faixa-título e a que encerra o disco (En Los Dias Más Tristes), por exemplo, nasceram depois do furacão (…) O disco tem toda uma história que tem a ver com a minha vida, comecei a pensá-lo depois do segundo transplante, há muita energia envolvida ali”, contou o artista nascido nos Estados Unidos, mas com pés fincados na ilha borícua, de onde vieram seus pais.

Da época do Menudo, ele traz boas recordações e não se importa com a etiqueta que ficou depois da passagem pela boyband.

“Eu olho para trás e vejo tudo o que conquistei depois daquilo. Estou no Hall da Fama dos Compositores Latinos, tenho uma das dez melhores canções de rock latino da história, mas tudo começou ali. Foi observando produtores, vendo o trabalho, que aprendi o que faço atualmente. Não, nem de longe eu me incomodo por ter sido um ex-Menudo”, contou o artista.

Daquela época, veio uma de suas facetas mais vitoriosas: a amizade com Ricky Martin, com quem produziu e escreveu sucessos como Maria e produziu o álbum A Medio Vivir. Ao lado do colega, também criou hits como La copa de la vida, La bomba, Lola, Lola, Perdido sin ti e Casi un bolero, entre outras. Seu nome aparece ainda em trabalhos de Ednita Nazario, Julio Iglesias e outros nomes da música latina.

Para o futuro, ele vê como um objetivo voltar a cantar em português: “Ontem, eu estava no hotel justamente pensando nisso. Adoraria voltar a cantar em português, talvez viver um tempo por aqui. O Brasil me lembra uma fase bonita da minha vida, a juventude. Vou pensar nisso. Estou indo para um retiro de silêncio e, quem sabe, faça algo no Brasil”.

Seus ouvidos aguçados para uma indústria que o reverencia não fica indiferente à febre latina que tomou conta de todo o mundo.

“Eu amo música. Não apenas a música latina, mas qualquer gênero. Vejo com bons olhos que reconheçam, agora, aquilo que fazemos. Claro que há questões de letra, alguns pontos a serem resolvidos, mas é bom ver que estamos na moda. Gosto de ver os latinos nos lugares mais altos”, finalizou Draco Rosa.

Veja 2nite, 2nite, seu último single

Letra de 2nite 2nite – Draco Rosa
En esta noche la sangre sube
Y mi sombra baila detrás de mí
Arena negra hogueras en la playa
Entre las llamas sé que estas ahí
Ángeles y demonios saltan por el agua
Y las olas queman mis pies
Camino despacito por el malecón
Silbando tu recuerdo a los cuatros vientos
Y de repente asoma la luna
Y navega entre las nubes como un delfín
La danza sigue hogueras en la playa
Entre las llamas se que estás ahí
El alcohol, la risa, esa adrenalina
Y la música fuerte en la piel
Camino despacito por el malecón
Silbando tu recuerdo a los cuatros vientos
Sobre mi guerra yo voy volando
Y sobre la arena tú sigues bailando
Y yo bailaré a tu lado
Y yo bailaré a tu lado
Uh no, lover is not a crisis
It’s a liberation
What more immoral than war
Sobre mi guerra yo voy volando
Y sobre la arena tú sigues bailando
Y yo bailaré a tu lado
Y yo bailaré a tu lado

X