Connect with us

¿Si, que pasa?

Quem é latino? A parte 2 da polêmica!

Published

on

Foto de divulgação

Oyeeeee, que pasa chavales?

Que pasa que a ultima coluna que escrevi teve a repercussão esperada! E devido a isso é importante esclarecer alguns pontos aqui:

1º A coluna não era de opinião, eu busquei base cientifica para explicar a latinidade.
2º A minha real opinião, Rosalía não é latina! Nem ela, nem Alejandro Sanz, nem Laura Pausini e nem outros que não pertençam a latinoamérica.
3º e ultimo ponto, a questão de levantar esse questionamento sobre Rosalía, que até então não vimos com outros artistas, tem sim um Q de machismo, mas também se deve a chegada de um novo público a musica latina! Com a ascensão do reggaeton, muita gente que não acompanhava a musica latina chegou e com ele o desconhecimento de como funciona esse mercado.

E ai chegamos ao assunto da coluna que eu falei que ia abordar hoje…Se Rosalía, Alejandro Sanz etc não são latinos…PORQUE RAIOS SÃO INDICADOS A PRÊMIOS E CATEGORIAS LATINAS?

Vamos viajar ao ano 2000, a primeira entrega do Grammy Latino, categoria Melhor Álbum de Musica Flamenca, os vencedores? Camarón y Tomatito. Camarón que é o mesmo de “Llevo a Camarón en la guantera!” em Con Altura de Rosalía.

Camarón y Tomatito são espanhois, a música flamenca tem seu grande publico na Espanha, então porque raios está no Grammy Latino?

Os artistas espanhóis sempre estiveram presentes nas premiações latinas devido ao idioma e a América latina ser um mercado para eles, assim como a Espanha é para os Latinoamericanos. A principal regra do Grammy latino para um trabalho ser submetido para analise e possível indicação é ele ser 51% espanhol ou português, ou seja, qualquer pessoa que cante em um dos idiomas pode submeter um trabalho.

Laura Pausini italiana, que grava cds inteiros em espanhol a um bom tempo, sempre é indicada e já venceu tanto Grammy Latino como Grammy Awards na categoria latina, porque assim como o Latino, nenhuma outra premiação busca na certidão de nascimento a origem do cantor e sim a que mercado ele pertence.

Alias, uma pausa para exaltar essa rainha! Laura Pausini é tão maravilhosa, em qualquer idioma, que tem o CD internacional mais vendido da história da Espanha e também o CD mais vendido de qualquer mulher naquele país!


Há anos espanhóis, latino-americanos, italianos e afins conversam entre si, trabalham, gravam, já existe uma relação consolidada ali. Todos ali sabem quem são os latinos, mas o mercado da musica latina é amplo e não se fecha somente pela origem! A língua nos une!

A grande questão aqui é: porque existe uma separação dos latinos com o resto?

Porque os europeus, no caso, os ingleses, competem com os americanos nas cabeças e os latinos não?! Se a Rosalía por ser europeia, tivesse tantos privilégios como falam, ela teria que estar na principais indicações, não nas secundarias e segregadas. Não existe categoria melhor musica anglo, simplesmente porque quem faz a premiação e gere o mercado são os falantes de língua inglesa, americanos em sua maioria e a nossa musica latina para eles sempre será marginalizada.

E eu tenho um ponto ainda mais importante a abordar na América Latina: porque o Brasil é tão excluído? Somos considerados menos latinos? Nos consideramos menos latinos? Neste ponto do mercado, os espanhóis estão mais conectados com a Industria latina que nós brasileiros, mas sobre o Brasil…falamos semana que vem!

X