Connect with us

¿Si, que pasa?

Parte 1: Quem é latino? Rosalía não é latina!

Published

on

Foto de divulgação

Que pasa? Que pasa é que se essa frase ou algo semelhante não passou por suas redes sociais nos últimos meses, você esteve fora da polemica que se instalou no mundo latino!

La Rosalía chegou como um furacão!! Veio devagar e foi ganhando força! Com um CD diferente de tudo, foi aclamada pelos maiores críticos da musica, mas existia ainda quem não desse crédito a catalã! Veio então Con Altura, um reggaeton cheio de misturas, como Rosalía adora e que em poucos meses alcançou a cifra de 1 bilhão de views. Logo depois, viria as indicações a prêmios nas categorias…LATINAS!!

E foi nesse momento que começou o questionamento (guerra!) “Rosalía é latina?Con Altura é uma musica latina?”.
Pois bem amigos, o conceito de latinidade é muito complexo! Eu poderia dissertar aqui para vocês, mas ai teríamos que ir visitar Napoleão Bonaparte lá em 1800 e bolinha…querem?!

Pois bem, vamos tentar resumir: “Existe” a Europa Latina, composta por Espanha, Portugal, França e Itália. E foi na Itália que, 500 a.C, existiu um povo chamado Latini (Latinos) que habitou o centro da Itália, mais precisamente a região de Lazio, onde fica Roma. Era este povo que falava o Latim, de onde origina o espanhol, português, italiano, francês e outros. E seriam os espanhóis, portugueses e franceses que viriam a América nos colonizar, no nosso caso, Portugal, ora pois!

Pois beeeeem, mas depois desse bla bla bla todo? Rosalía é latina ou não é? Resposta é NO, mis amigos!
Nem ela e nem nós somos no sentido bruto da questão. Ser latino não é uma raça! A não ser para os Estados Unidos, onde latino é considerado raça.

O conceito de América Latina foi uma estratégia geopolítica de Napoleão Bonaparte frente ao projeto expansionista dos Estados Unidos em tentar definir a região e conecta-la a Europa Latina. E devido às colonizações –invasões- que nossa querida região passou, somos mais miscigenados que a mistura do trap com flamenco pop da Rosalía.

Logo, o conceito latino é uma criação e não uma raça perpetuada. No entanto, é importante dizer, ainda que Latino não seja uma raça, se tornou uma forma de identificação, afirmação, orgulho, união e fortalecimento do continente, principalmente, frente às formas racistas e preconceituosas que ele é usado por outros povos.

Logo, Rosalía não é latina!! E ai vem outro questionamento, mas então porque raios ela está indicada nas categorias latinas?!

Mis amigos, isso eu conto na semana que vem…

Latinos manos em el aire y viva latinoamerica!

X