Connect with us

Habla, Pri

Laura Pausini não precisa de Simone e Simaria para se promover no Brasil

Published

on

A parceria polêmica de Laura Pausini e Simone e Simaria

Ontem fui dormir com um gostinho amargo na boca. Minutos antes, li o artigo de um colega publicado no site G1, do Grupo Globo, sobre a Laura Pausini, sua parceria com Simone e Simaria, e seu novo álbum, Fatti Sentire.

Entre frases do tipo “estratégia para alavancar um disco para passaria despercebido no Brasil”, a matéria inverteu papéis e se esqueceu de falar de uma das maiores artistas contemporâneas, independentemente de sua nacionalidade.

São 70 milhões de discos vendidos. Está em uma lista de recordes nesse quesito ao lado de The Beatles, Elvis Presley, Madonna, Michael Jackson, Elton John, Shakira, entre tantos outros nomes do mais alto escalão da música.

Fatti Sentire, o álbum que passaria despercebido do público brasileiro, é o sexto mais vendido em todo o mundo. E, cá entre nós, é uma preciosidade para quem aprecia boa música, não importa em qual idioma seja.

Simone e Simaria são ótimas, têm potencial para alçar novos ares. São, ao lado da Ivete Sangalo, as personagens mais carismáticas da música brasileira atual. Dai a colocá-las como responsável pelo sucesso de qualquer coisa que a Laura Pausini faça no Brasil vai uma enorme distância. Perto da italiana, a dupla – repito, talentosa e carismática – ainda é embrião de sucesso.

Novo, a faixa da discórdia, divide opiniões: há quem ame, há quem tenha odiado a ideia da colaboração. Questão de gosto, puramente.

Eu, particularmente, gosto da maneira como a Laura se arrisca, sem medo de rótulos. Com Innamorata, no álbum Simili, foi a mesma coisa. Era uma das minhas músicas favoritas daquele trabalho, tinha quem achasse desnecessária.

Resumir o novo disco da Laura Pausini a uma parceria polêmica abre a discussão sobre a audição completa do trabalho. Frasi a Metà, por exemplo, é um capolavoro. Le Due Finestre, Fantastico. O próprio single, Non È Detto. Faixa a faixa, ela mostrou mais uma vez os motivos que a transformaram em um personagem admirado nos quatro cantos do globo.

Simone e Simaria é que devem agradecê-la pela oportunidade, nunca o contrário. Qualquer menção à dupla fora do Brasil é um passinho para adentrar no mercado internacional, nunca o contrário. Vamos colocar as coisas em seus devidos lugares.

 

X