Connect with us

Eurovision

Eurovision 2016: artistas anunciados em fevereiro (parte I)

Published

on

Eurovision 2016: confira logo e slogan do festival

Como já sabemos, Barei e Francesca Michielin são as representantes de Espanha e Itália no certame eurovisivo deste ano. Porém… quais são os artistas que irão competir contra as duas no Eurovision 2016?

O LatinPop Brasil, em parceria com o ESC12points, traz as principais novidades e músicas já selecionadas no mês de fevereiro, num post em duas partes (devido a enorme quantidade de artistas selecionados através de finais nacionais).

Vamos começar  hoje com uma lista de artistas já anunciados – só que agora eles já estão com as canções definidas (mesmo que não tenham sido lançadas ainda).

maxresdefault

Albânia: Os albaneses irão cantar em inglês: Fairytale Love é a versão final da canção da Eneda Tarifa, que será divulgada em 15 de março.

Armênia: Iveta Mukuchyan lançou um teaser no YouTube e anunciou o título da música, que se chamará LoveWave. A música será divulgada nesta quarta-feira, 2 de março.

Bósnia: Deen & Dalal feat. Ana Rucner e Jala apresentaram Ljubav Je no último dia 20 de fevereiro, num show transmitido pela BHRTV direto da Prefeitura de Sarajevo.

Chipre: O Minus One apresentou Alter Ego em 22 de fevereiro. A música é de autoria de Thomas G:son, famoso autor sueco responsável por várias entradas eurovisivas, como Euphoria de Loreen, e as entradas da Espanha Amanecer de Edurne e Quédate Conmigo, da Pastora Soler.

Geórgia: A final nacional da Geórgia teve fim no dia 15 de fevereiro. A canção vencedora de Nika Kocharov & Young Georgian Lolitaz foi Midnight Gold. A canção foi eleita através do voto do público e de um júri internacional. O grupo já gravou a versão final, ainda a ser revelada, num estúdio em Berlim, na Alemanha.

Macedônia: Kaliopi interpretará Dona no Eurovision 2016, uma canção de autoria dela com Romeo Grill, a mesma parceria do Eurovision 2012 (com Crno i Belo). Dona será divulgada em 7 de março, num programa especial transmitido pela rede de TV local e pelo site do Eurovision.

Montenegro: Agora um quarteto, a banda Highway apresentará Real Thing em 4 de março, num show especial da RTCG, a rede de TV local.

Depois desse pequeno apanhado, vamos ver as novidades de 2016? Se bem que tem alguns nomes que não são bem novidade…

Grécia – Argo

Argo

A ERT anunciou o artista que irá os representar em Estocolmo em 09 de fevereiro. Desta vez, eles optaram por escolha interna, e decidiram pela banda Argo. O grupo é formado por seis membros: Christina Lachana, Maria Venetikidou, Vladimiros Sofianidis, Kostas Topouzis, Ilias Kesidis e Alekos Papadopoulos. Eles possuem um som bem folclórico. A banda antigamente chamava-se Europond, alterando o nome especialmente para o festival. A canção deles, Utopian Land, será divulgada em março.

Áustria: Zoë

zoe2

A final nacional da Áustria, Wer singt für Österreich? ocorreu em 12 de fevereiro e Zoë foi coroada a grande vencedora, com a francesa Loin D’Ici. A final nacional contou com dez competidores, e a votação foi dividida em duas partes. A primeira parte da votação consistiu em 50% júri e os outros 50% televoto. As duas canções mais foram para uma superfinal, onde o público fez sua decisão final, escolhendo Loin D’Ici para representá-los na Suécia.

Suíça: Rykka

rykka

Em 13 de fevereiro, tivemos o ESC 2016 – Die Entscheidungsshow, final nacional da Suíça, onde a suíço-canadense Rykka (melhor nome!) venceu com The Last Of Our Kind. Ela competiu contra cinco artistas e foi a mais votada pelo júri e também pelo televoto.

Dinamarca: Lighthouse X

lighthouse-x

No último dia 13 de fevereiro, o trio Lighthouse X venceu o Dansk Melodi Grand Prix de 2016 com 42% dos votos, levando Soldiers of Love para o Eurovision. A banda venceu nomes favoritos entre os eurofãs, como o de Anja Nissem, segunda colocada na final nacional. O show contou com dez artistas, e a primeira parte da votação foi dividida entre o público e o júri. A segunda parte contou com votação 100% do público, que elegeu Lighthouse X para Estocolmo.

Islândia: Greta Salóme

greta-salome

Mais um retorno eurovisivo! No último dia 20, Greta Salóme venceu a final nacional da Islândia, o Söngvakeppnin, com sua canção Raddinar (“As Vozes”), mas no festival ouviremos a versão em inglês, Hear Them Calling. Ela competiu com mais cinco músicas na grande final e a combinação do voto do júri + televoto levou a cantora a superfinal contra Alda Dis (que foi a mais votada do júri), com sua Now. Na superfinal, apenas o televoto decidia e assim Greta levou a melhor. A primeira vez da cantora no Eurovision foi em 2012, quando ela apresentou o dueto Never Forget com Jónsi, que acabou na vigésima posição da final em Baku, no Azerbaijão.

Ucrânia: Jamala

Jamala-Ukraine

No último dia 21 de fevereiro, tivemos a final nacional da Ucrânia, que contou com várias estrelas no júri (entre elas, a campeã do Eurovision 2004, Ruslana). Jamala venceu com 1944. Seis candidatos estiveram na competição, e teve até drama no anúncio da vencedora: A somatória das notas do júri e do televoto anunciaram um empate entre The Hardkiss (os vice-campeões) e Jamala, que foi anunciada como vencedora por conta do quesito de desempate, o televoto. A canção tem sido alvo de polêmica devido ao teor político dela (ela fala sobre a deportação dos tártaros da Criméia em 1944).

OUTRAS NOVIDADES

Israel irá selecionar a sua nova super estrela e o representante do país no ESC na próxima quinta-feira, data da final do reality The Next Star (o Superstar de lá). A Austrália também vai anunciar artista e música no dia 03 de março. No dia 04 será a vez da Holanda divulgar a música que Douwe Bob apresentará em Estocolmo.

No dia 05 de março, os russos divulgarão a música de Sergey Lazarev para o Eurovision. A pequena república de San Marino irá anunciar a canção de Serhat no dia 9 de março. Já no dia 12 do mês que vem, a França finalmente irá anunciar artista e música, sendo o último dos Big 5 a mostrar sua canção.

República Tcheca e Sérvia são os únicos países que, até agora, não falaram nada a respeito de suas escolhas para o Eurovision 2016.

Confira a agenda atualizada de finais nacionais:

Março

Selecția Națională, na Romênia (04/03 – semifinal, 06/03 – final)
Final Nacional da Polônia (05/03 – final)
Eesti Laul, na Estônia (05/03 – final)
Melodifestivalen, na Suécia (05/03 – Segunda Chance; 12/03 – final)

O Eurovision Song Contest será sediado na Ericsson Globe Arena, nos dias 10, 12 e 14 de maio de 2016.

X