Principal / Mais / Listas / Dia Internacional da Mulher – Especial LatinPop Brasil
Feliz dia internacional da mulher

Dia Internacional da Mulher – Especial LatinPop Brasil

Antes de mais nada…

Feliz Dia Internacional da Mulher

A todas as nossas leitoras, seguidoras, nossas editoras e colunistas e, claro, também a todas essas cantoras, mulheres fortes, mulheres latinas cujas vozes nos emocionam tanto.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, toda a equipe do LatinPop Brasil se uniu para separar 8 canções que homenageiam a elas, a nós. São canções que falam da mulher, que cantam as diferentes faces e personalidades femininas. Canções cantadas não apenas por mulheres, mas também por homens que nos fazem sentir devidamente homenageadas.

Vamos ver quais as canções escolhidas?

L’amore È Femmina – Nina Zilli

 

Porque se você vai cantar o “ser mulher”, que você cante para uma multidão global, não é mesmo? E a Nina fez isso no Eurovision Song Contest de 2012, quando ela representou a Itália com L’amore È Femmina e conquistou a nona colocação. É verdade que no festival ela cantou uma versão diferente, quase integralmente em inglês, mas aqui no LatinPop a gente compartilha a original, em italiano. Porque é em italiano, e porque o clipe mostra uma vibe completamente diferente do Eurovision, com a Nina rodeada de homens italianos. E não precisa falar nada além disso.
L'amore è Femmina

Soy Mujer – Chenoa

Sou mulher, sou de fel, sou mel sou de pele. Debilidade e poder, fogo que queima. Sou verdade, sou erro, sou perdão, sou rancor. Insensatez e razão, frio que queima. Sábia intuição, imprudente paixão, sou assim. Risco e temor, sou fôlego e calor para você.

Precisamos falar mais alguma coisa?

Donne – Zucchero


A gente avisou: é uma lista do Dia Internacional da Mulher, mas temos alguns homens na lista, porque alguns cantores latinos já fizeram belíssimas homenagens a nós, mulheres. O Zucchero é um deles. E Donne é uma homenagem muito mais do que digna.

Mujer Contra Mujer – Mecano


Canções que contem histórias de amor são infinitas. Passaríamos dias e dias aqui listando e nunca chegaríamos nem perto de completar essa lista. Mas a canção do Mecano tem algo de diferente: ela canta o relacionamento entre duas mulheres. Se, em pleno 2015, o assunto ainda é, e sabe-se lá porque, tabu, imagine o que era cantá-lo em no início dos Anos 90, de quando é aquele vídeo ali em cima. Pois é.

Ellas – Alejandro Parreño


Ellas. Elas. Nós. Cantadas por ele. Seja na versão original, com direito a reboladinha…

Ellas

… ou na acústica. Ellas, primeiro single do primeiro CD do Alejandro Parreño saindo do Operación Triunfo, tem diversos trechinhos que falam com todas as mulheres. É até difícil não achar pelo o menos um que não se encaixe com você. “Si un adiós las deja heridas, ellas lloran a escondidas”. Com certeza. “Con una fugaz sonrisa, hasta el alma te atraviesan”. Também. E assim segue.

Essere Una Donna – Anna Tatangelo


A terceira colocada do Festival de Sanremo de 2006 é um grande poema. Nos dois sentidos da palavra: grande como largo e grande como adjetivo de qualidade, de muito bom. Qualquer trechinho que escolhêssemos para representar Essere Una Donna aqui seria uma crueldade, porque significaria que estamos desprezando outros tantos igualmente bons. Mas vale a pena dizer que “ser uma mulher não quer dizer vestir apenas uma saia“.

Mujeres – Ricardo Arjona


De uma coisa dá para ter certeza: quando Arjona escreveu Mujeres ele estava apaixonado.  Mujeres é uma verdadeira declaração de amor, daquelas que só ouvindo para entender a intensidade da paixão que reina nessa letra. Não sabemos que é a sortuda que recebeu essa declaração, mas… OLHA <3

Más Mujer – Malú feat. Marta Sánchez


Duas das mais importantes vozes femininas do mundo latino. Duas das mais reconhecidas cantoras do pop espanhol. As duas cantando, juntas, uma homenagem às mulheres. Qual a chance de essa música não estar na homenagem do LatinPop Brasil ao Dia Internacional da Mulher?

Bonus track: Girls Just Want to Have Fun – Suor Cristina Scuccia

 

Uma freira. Italiana. Cantando em inglês. Girls Just Want To Have Fun (Garotas só querem se divertir, na tradução literal para o português), da Cindy Lauper. Há forma mais alternativa de homenagear as mulheres?

Suor Cristina

Comentários

comentários

Ver também

Rosa representou a Espanha no Eurovision 2002 com Europe's Living a Celebration

Operación Triunfo e cinco concorrentes para o Eurovision

Hola LatinPop Brasil! Durante essa semana, a TVE anunciou que o representante da Espanha no Eurovision 2018 …

X