Connect with us

Notícias

Principios – Ouça o pessoal e desgarrador disco de estreia de Cepeda

Published

on

Principios é o disco de estreia de Cepeda, uma das revelações do OT 2017

“Esta Vez’ eu digo sentimentos em forma de canção. Digo o que eu vivo, narro o amor e a esperança e abro o coração a todos aqueles que quiserem escutar”. Foi assim que no começo de junho Luis Cepeda apresentou aos fãs seu primeiro single, lançado algumas semanas depois. Esta Vez realmente é tudo isso, mas, com o perdão do trocadilho, este era apenas o princípio.

O galego de 28 anos acaba de publicar seu disco de estreia, Principios, um projeto composto totalmente por ele. E isso é fácil de perceber. Toda e cada uma das canções são um pedaço da história de Cepeda, antes, durante e após o OT 2017. Até mesmo 723, que narra o drama dos refugiados, é um pouco de sua própria jornada. Ele trabalhou três anos com a Acnur – Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Em Principios, Luis se prova um letrista maduro, apegado às metáforas e às sutilezas. Suas letras parecem labirintos: a cada volta uma nova descoberta, um detalhe que antes estava escondido. Nada de obviedades. Isso ficou para um longo post no Instagram em que Cepeda admitiu o que todo mundo já sabia: o disco é quase inteiro inspirado em sua companheira de OT, Aitana Ocaña. Depois de semanas de pistas largadas por aí, eles por fim assumiram um relacionamento diretamente para os fãs, sem intermediários.

“Eu decido o que eu quero contar e conto agora. Aitana me inspirou para compor a maior parte do disco e não tem porque dizer isso em outro lugar que não seja aqui. Eu também não quero te perder nunca.”

Principios não é um disco de iniciante, apesar de ser. Não é a toa que ele mereceu elogios de artistas como Pablo Alborán e Pablo López. Isso e uma colaboração com Andrés Suárez (co-autor de El Silencio Dijo Sí).

Do soco no estômago que é Imperfecto à poesia de Por Ti Estaré, passando pela explosão vocal de Me Da Igual. Se no OT tinha que acusasse Cepeda de “não saber cantar” e “não emocionar”, Principios é o atestado final de que já não há argumentos para os “haters” e de que sobram motivos de orgulho para a tropiña de Luis. Principios é apenas o princípio.

Ouça Principios, o primeiro disco de Cepeda

X