Hola! Ciao! O LatinPop Brasil chegou!

9 de fevereiro de 2015 é um dia histórico para a música latina no Brasil. Chegamos! Nasceu o primeiro portal hard news do gênero aqui em solo brasileiro. Sabe o que isso quer dizer? A partir de agora, você terá informações atualizadas o tempo todo e muito conteúdo exclusivo produzido com muito carinho por uma equipe especializada. Todas as notícias sobre o seu artista favorito você vai ler aqui no LatinPop Brasil!

A criação do portal – em uma iniciativa inédita no Brasil – partiu de um grupo de amigos que têm em comum o amor pela música latina. As jornalistas Fernanda Cabrera e Priscila Bertozzi, o engenheiro Thiago Gil e o estudante de psicologia Rafael Lima vinham amadurecendo a ideia nos últimos dois anos, embalados pela ainda tímida tentativa de popularização do mercado.

“Todos enfrentamos o mesmo problema: a dificuldade de encontrar notícias dos nossos artistas favoritos em um único local. Ficamos sempre zapeando entre redes sociais para saber sobre lançamentos, shows e notícias. Acabávamos perdendo alguns minutos preciosos do nosso dia por não termos tudo compilado em um único local”, explica Priscila, membro da Academia Grammy Latino no Brasil desde 2011.

Em uma conversa no fim do ano passado, o quarteto viu na lacuna do mercado uma oportunidade para transformar a paixão em ofício, ajudando outros milhares de fãs do gênero espalhados pelo país.

“O advento das redes sociais aproximou uma multidão que estava dispersa. São muitos os fãs de música latina no Brasil, que vão desde aqueles que vivenciaram a febre do Menudo, depois Laura Pausini, Ricky Martin, Shakira, Rebelde, entre outros, e que ficaram à deriva, sem a devida atenção da mídia. Chegamos para quebrar esse tabu”, afirma Fernanda.

O grupo se baseia, além das experiências pessoais, em números para acreditar no sucesso do novo site. 417 milhões de pessoas falam espanhol ao redor do mundo. A população de hispano-brasileiros contabiliza mais de 20 milhões de pessoas. Tal contingente fez com que o governo brasileiro incluísse o idioma como disciplina escolar obrigatória desde 2010, de acordo com a lei 11.161. E poucas ferramentas de ensino são tão eficazes quanto a música.

Já a embaixada italiana no Brasil aponta que em 2013 viviam no país cerca de 30 milhões de descendentes de imigrantes italianos. Um número que não se pode desprezar.

“Costumamos frequentar shows de artistas hispânicos e italianos no Brasil e fora dele. Quando o evento é aqui, está sempre lotado, mesmo com divulgação quase zero na mídia. E fora do Brasil, principalmente na América do Sul, sempre encontramos muitos brasileiros nesses shows. Somos, com toda a certeza, o nicho musical mais carente de investimentos do Brasil”, fala Gil.

Rafael Lima, por sua vez, explica que o foco do LatinPop Brasil é abrir espaço para aqueles artistas que já têm público cativo no Brasil, mas não são divulgados por aqui: “É claro que vamos falar da Dulce Maria ou do Ricky Martin, mas nosso objetivo é dar voz àqueles fãs que nunca viram seu artista favorito por aqui, nunca leram nada sobre ele em português. Esse é o nosso público-alvo”.

– O que você vai encontrar no Latinpop Brasil?

Além de notícias atualizadas diariamente, o site terá espaço para entrevistas exclusivas, perfil dos principais artistas e colunas de domingo a domingo. Outra aposta do grupo é a cobertura dos realities shows que acontecem no mundo latino, seja na parte hispânica, seja na Itália. Há ainda um espaço dedicado à World Music, ou seja, aos artistas de Europa, Ásia e África, fugindo do eixo América Latina-Espanha-Itália.

– Quem faz o Latinpop Brasil?

As jornalistas Priscila Bertozzi e Fernanda Cabrera são as responsáveis pela edição do portal, bem como a produção da maior parte do conteúdo exclusivo. Elas terão o apoio da também jornalista Vanessa Píccoli para a criação desse material. Thiago Gil é o encarregado da programação visual e tecnológica do site, além escrever semanalmente a coluna El Paredón, sobre desastres musicais. Rafael Lima falará sobre Divas Latinas. Completam o time de colunistas Filipe Lima com Ah, Itália!; o argentino Dave Comincioli e sua De Hermano Para Irmão, e Fernanda Barreto com a Todo El Mundo… literalmente. Todos têm experiência na área nos sites Sounds European e 12 Points, dedicados à música europeia e ao festival Eurovisión, respectivamente. Priscila e Fernanda falarão sobre assuntos gerais nas colunas Habla, Pri! e A Contracorriente. Vanessa, por sua vez, vai remexer o passado com El Baúl De Los Recuerdos.

– A Logomarca

LatinPop Brasil
LatinPop Brasil – logomarca

Responsável pela identidade visual do LatinPop Brasil, Thiago Gil explica que a criação da logomarca partiu da fuga de estereótipos do mundo latino, assim como a aposta em uma paleta sóbria para compor o site. “Não quisemos nada colorido, bandeiras, objetos, nada disso. Optamos por fazer algo clean justamente para tirar o rótulo de que música latina é tropical. Também é, mas ainda é pop, rock, reggae, R&B, romântico, de tudo um pouco. Apenas escolhemos fonte e traçados curvilíneos para destacar a sonoridade e a pluralidade da música latina”.

Stay in the Loop

Get the daily email from CryptoNews that makes reading the news actually enjoyable. Join our mailing list to stay in the loop to stay informed, for free.

Latest stories

- Advertisement - spot_img

You might also like...