Connect with us

Listas

Halloween – 8 músicas latinas para comemorar o Dia das Bruxas

Published

on

Será que a Shakira gosta do Halloween?

Todo ano é a mesma coisa: chega 31 de outubro e os patrulheiros da festa alheia começam com o discurso de que Halloween é uma celebração americana e não deveria ter qualquer impacto nos outros países. Mas hein? Que coisa chata!

O que diz a Wikipedia?

Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é uma celebração observada em vários países, principalmente no mundo anglófono, em 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos. Ela começa com a vigília de três dias do Allhallowtide,[2] o tempo do ano litúrgico dedicado a lembrar os mortos, incluindo santos (hallows), mártires e todos os fiéis falecidos.

Acredita-se que muitas das tradições do Halloween originaram-se do antigo festival celta da colheita, o Samhain, e que esta festividade gaélica foi cristianizada pela Igreja primitiva. O Samhain e outras festas também podem ter tido raízes pagãs.Alguns, no entanto, apoiam a visão de que o Halloween começou independentemente do Samhain e tem raízes cristãs.

Entre as atividades de Halloween mais comuns, estão festas a fantasia, praticar “doce ou travessura”, decorar a casa, fazer lanternas de abóbora, fogueiras, jogos de adivinhação, ir em atrações “assombradas”, contar histórias assustadoras e assistir filmes de terror. Em muitas partes do mundo, as vigílias religiosas cristãs de Halloween, como frequentar os cultos da igreja e acender velas nos túmulos dos mortos, permanecem populares, embora em outros lugares é seja uma celebração mais comercial e secular. Alguns cristãos historicamente se abstém de carne no Dia das Bruxas.

Aqui no Brasil, a gente gosta de comemorar o Dia das Bruxas, afinal todos temos um pouquinho delas, não é mesmo? E mais: a gente não só comemora o Halloween, essa festa tão americana, como ainda comemora com música latina. Quer ver só como é possível?

8 temas para comemorar o Halloween com música latina

Brujeria (Son de Sol)

Antes Que Salga El Sol (Nacha Pop)

El Último Hombre Vivo (Parade)

Lo Que Comen Las Brujas (Nacho Vegas)

Drácula Ye Ye (Doctor Explosion)

La Chica Vampira (Papa Topo)

No Es Serio Este Cenmeterio (Mecano)

Déjà Vu (CD9)

Bônus: Tem RBD no Halloween? Sempre tem!

Listas

33 anos com carinha de 23. Feliz aniversário Dulce Maria!

Published

on

Dulce Maria foi revelada pelo grupo Jeans e ganhou fama no RBD

Olhe para essa foto da Dulce Maria e responda sinceramente: você diria que essa pessoa está fazendo 33 anos? 

View this post on Instagram

Hoy en @programahoy 🥳

A post shared by Dulce Maria (@dulcemaria) on

Eu posso apostar que a sua resposta foi um definitivo não. Então vamos tentar de novo. Olhe para essa foto da Dulce Maria sem maquiagem e responda com sinceridade: você diria que ela cumpleta hoje 33 anos de idade?

Mas está. Hoje, 6 de dezembro, Dulce Maria está comemorando seus 33 anos de idade.

Nascida na capital do México, Dulce Maria Espinosa Saviñón é filha mais nova do casal Blanca Espinosa Saviñón e Fernando Espinosa. Duas irmãs completam a família: Blanca Ireri Espinosa Saviñón e Claudia Espinosa Saviñón.

Família, aliás, é algo de que Dulce Maria pode se orgulhar e muito. Ela é sobrinha-neta da pintora e artista plástica mexicana Frida Kahlo. Que responsa e que honra carregar este sangue!

Dos seus 33 anos, a inesquecível Roberta Pardo da novelinha teen Rebelde já dedicou 27 à carreira artística. Ela começou ainda criança no Plaza Sésamo, participou de outras produções até chegar ao grupo Kids, sua primeira experiência musical. O restante é história que a gente conta com apenas três letras: RBD. Não precisa falar mais nada.

Os anos passam e Dulce Maria foi e continua sendo uma das cantoras mexicanas mais amadas do Brasil. Então a gente não podia deixar este aniversário passar em branco. E quer melhor forma de comemorar do que relembrando os 6 videoclipes mais vistos da carreira dela?

Feliz Aniversário Dulce Maria!

6 – O Lo Haces Tú o Lo Hago Yo

Data de lançamento: 19 de setembro de 2014
Visualizações: 6 milhões

5 – Antes Que Ver El Sol

Data de lançamento:  10 de fevereiro de 2014
Visualizações: 7,5 milhões

4 – No Sé Llorar

Data de lançamento: 29 de abril de 2016
Visualizações: 11,6 milhões

3 – Yo No

Data de lançamento: 7 de março de 2011
Visualizações: 23 milhões

2 – Inevitable

Data de lançamento: 19 de maio de 2010
Visualizações: 26,7 milhões

1 – Lágrimas feat. Julión Álvarez

Data de lançamento: 5 de novembro de 2013
Visualizações: 33,6 milhões

Continue Reading

Listas

Dia Da Consciência Negra – as vozes latinas contra o preconceito

Published

on

Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro

Parte do Brasil hoje celebra o Dia da Consciência Negra, feriado relativamente novo. Daqueles dias que deveriam ser todos os dias.

O que diz a Wikipedia?

Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

 

Curiosamente, a elite da música latina ainda tem pouca representatividade. Tente listar aí rapidamente cinco artistas negros que fazem muito sucesso atualmente? Pois é, o exercício não é fácil, mas nós te daremos essa resposta como uma forma de homenagem à raça que dá mais cor, mais ritmo e talento ao cenário latino. União, força, empatia e um chega pra lá no preconceito.

Celia Cruz

A diva. A voz eterna.

Zion y Lennox

São chamados de Los Diamantes Negros.

Ozuna

Revelação de 2017, Ozuna tem como apelido El Negrito De Los Ojos Verdes.

Leslie Grace

Nossa Rihanna. Apenas.

Chocquitbtown

Puro ritmo e energia colombianos!

Gente de Zona

Cuba manda seus representantes. Gente de Zooooooooooooooooooooooona!

Don Omar

Ensinou o mundo a dançar kuduro. E segue encantando o mundo latino!

Continue Reading
Advertisement

Playlists

Advertisement
X