Connect with us

Listas

Dia Internacional dos Canhotos: os latinos que usam a mão esquerda

Published

on

Lucero é uma das latinas a comemorar o Dia Internacional dos Canhotos

Você sabia que em 13 de agosto é comemorado o Dia Internacional dos Canhotos? Estudos sugerem que entre 10% e 15% da população mundial utilize a mão esquerda para seus afazeres.

A curiosidade em torno das razões para uma pessoa nascer destra e outra canhota sempre existiu. Na Idade Média, acreditava-se que se uma pessoa tinha dominância pela mão direita ela era saudável e abençoada, enquanto os que preferiam a mão esquerda eram criaturas demoníacas e perversas.

Segundo um artigo publicado no portal IG, o canhotismo ainda é cheio de incógnitas para os cientistas. “Existem pesquisas que tentam entender o porquê do canhotismo ou do destrismo, mas nada pôde ser comprovado cientificamente”, diz o psicólogo especializado em Neurociências Márcio Toledo. Apesar disso, todos partem do princípio da teoria da lateralidade. “Ela pode ser definida como a preferência (e dominância) de cada pessoa por um dos lados do corpo – não só a mão”, afirma o psicólogo.

A lateralidade parte do princípio de que o corpo depende das atividades cerebrais para funcionar e, portanto, segue as ordens dele. O cérebro, por sua vez, é dividido em dois hemisférios: o direito e o esquerdo. O lado esquerdo dele coordena a parte direita do corpo, enquanto o direito coordena a parte esquerda do corpo.

Segundo a lateralidade, cada pessoa tem um maior comando por uma das partes do cérebro e é aí que se define quem é canhoto e quem é destro – os destros são comandados pelo lado esquerdo do cérebro e os canhotos pelo lado direito. Também há pessoas que têm a mesma dominância de comando dos dois hemisférios cerebrais e, portanto, têm a mesma facilidade em ambas as partes do corpo.

Complicado, não? O importante é que os britânicos começaram a celebrar essa minoria desde 1976 e como o LatinPop Brasil gosta de uma comemoração não vamos deixar a efeméride passar em branco, não é?

Veja 6 artistas latinos canhotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Listas

Blue Monday – 10 músicas latinas para o dia mais triste do ano

Published

on

Shakira, Laura Pausini e Aitana em uma playlist especial com músicas latina para a Blue Monday, o dia mais triste do ano

Você já ouviu falar em Blue Monday? Se não, a gente explica. Blue Monday é literalmente o dia mais triste do ano. Assim de direto. Ah, sim. E em 2019 ela é hoje, 21 de janeiro.

A expressão surgiu em 2005 em um press release da empresa Sky Travel, que alega que fez uma série de cálculos para determinar a depressão deste dia.

A Blue Monday quase todos os anos é a terceira segunda-feira do ano (mas já caiu também na segunda e na quarta). O “cálculo” aponta o dia em que “já passou aquela empolgação das festas e a realidade do ano novo, em que nada mudou, já bateu“.

Não, essa descrição não era pra deixar você triste mesmo. Mas é assim que é definido.

E como a gente sabe que tem gente que em dias de tristeza gosta mesmo de se afundar nas lágrimas, preparamos uma lista de músicas que… bem, animar não vão. Ops.

Blue Monday – 10 músicas latinas para o dia mais triste do ano

Si Tú no Estas Aqui – Rosana

Se você não está aqui, que diabos eu faço te amando?” Doeu, hein?

Jueves – La Oreja de Van Gogh

“Jueves é a história de amor que a gente nunca quis escrever“, explica o La Oreja de Van Gogh. E que história. Ela foi baseada no diário de uma das vítimas dos atentados aos trens de Madri em 11 de março de 2004. Ela estava apaixonada por um homem que tomava o transporte por ela.

Me Dediqué A Perderte – Alejandro Fernández

Com esse título, precisa falar mais?

No – Shakira

A colombiana narra como se sente uma pessoa quando ela tem o coração despedaçado. Se isso não é pra chorar…

La Solitudine – Laura Pausini

O Marco foi e não vai mais voltar. E ela fica como? Na sofrência.

Vas A Quedarte – Aitana

Em Vas A Quedarte, ela admite que errou e que o relacionamento acabou por culpa sua. Ela pede uma segunda chance e diz que dessa vez vai cuidar do relacionamento. O mais triste de tudo é que, apesar de Aitana nunca ter admitido com todas as palavras, Vas A Quedarte é uma história real.

A Gritos de Esperanza – Álex Ubago

Uma lista de músicas latinas tristes sem Álex Ubago não é uma lista de músicas latinas tristes. Seja pro Blue Monday ou não.

Tal Vez Te Acuerdes de Mi – Andrés Suárez

“Talvez você se lembre de mim e eu talvez me olvide de ti”. 

Caruso – Lucio Dalla

Nem todas as tristezas do mundo são por amores perdidos. Neste clássico italiano, é a despedida. Uma letra igualmente linda. E triste.

Sere Nere – Tiziano Ferro

As noites negras do Tiziano Ferro não poderiam faltar para fechar essa lista, né?

E aí, pra você qual é a música latina triste que não pode faltar nessa Blue Monday?

Continue Reading

Listas

Feliz cumpleaños, Manuel Carrasco! A evolução em 10 vídeos!

Published

on

Manuel Carrasco faz aniversário em 15 de janeiro




Manuel Carrasco é como bom vinho. Neste domingo, 15 de janeiro, o espanhol completa 38 anos com carinha de 20 e talento de gente grande! E não podemos esquecer que, agora, ele está de visual novo, sem as longas madeixas que o caracterizavam.

Nascido no pequeno povoado de Isla Cristina, província de Huelva, no extremo sul da Espanha, ele pouco lembra o jovem revelado na segunda edição do reality show Operación Triunfo, ainda na TVE, quando ficou atrás de Ainhoa Cantalapiedra.

O menino tímido virou artista do mundo. Fã confesso de Alejandro Sanz, suas principais atuações no programa foram com o repertório do ídolo, hoje amigo. E de lá para cá, mais de uma década depois, as transformações físicas de Carrasco acompanharam a evolução de sua música.

Quanto mais belo, mais boa música ele nos deu. Vamos relembrar a trajetória do andaluz, dono dos olhos verdes mais cativantes da música latina?

Feliz cumpleaños, Manuel Carrasco! Feliz aniversário!

1 – Corazón Partio (2003)

2 – Quiéreme (2003)

3 – Sabrás (2004)

4 – Y Ahora (2006)

5 – Que Nadie (2009)

6 – Otoño, octubre (2011)

7 –  Habla (2012)

8 – No Dejes de Soñar (2013)

9 – Ya No (2015)

10 – Me Dijeron de Pequeño

Bônus track – Mujer Extraña ao vivo

Se você nunca viu Manuel Carrasco ao vivo, não perca tempo. É uma metamorfose. Este vídeo é um clássico: Mujer Extraña foi o primeiro single do segundo álbum da carreira do cantor, intitulado com seu nome. Foi o início da transformação. As imagens foram gravadas em 2006 e não têm desperdício. Assistam do início ao fim!




Continue Reading
Advertisement

Playlists

Advertisement
X