Connect with us

Listas

Dia Mundial do Rock – Como celebrar a data com música latina!

Published

on

Soda Stereo ainda é ícone do rock latino

Música latina só tem bachata, rumba, salsa e merengue? Isso fica bonito em título de novela, mas na vida real nossos artistas latinos são bem ecléticos. Tem rock? É claro que tem! E dos bons!

Por que celebramos o Dia do Rock em 13 de julho? Em um post cheio de interrogações, a Wikipedia explica:

Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia. O evento chamou a atenção por contar com a presença de muitos artistas famosos na época. Entre os participantes, estavam The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.[2]

Os shows foram transmitidos ao vivo pela BBC para diversos países e abriram os olhos do mundo para a miséria no continente africano.

Em 2005, 20 anos depois do primeiro evento, Bob Geldof organizou o Live 8, uma nova edição com estrutura maior e shows em mais países. Dessa vez o objetivo foi pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres e erradicar a miséria do mundo.

No Live 8 o Grupo de Rock Britânico Pink Floyd se reuniu em sua formação clássica pela primeira vez depois de 20 anos de separação.

A celebração é uma referência a um desejo expressado por Phil Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o “Dia Mundial do Rock”. Apesar da nomenclatura, a efeméride é comemorada apenas no Brasil desde os anos 1990, quando as rádios 89 FM e 97 FM, ambas dedicadas ao gênero, se começaram a celebrar a data com grande aceitação entre os ouvintes.

Ainda de acordo com a Wikipedia:

Por ser uma data definida arbitrariamente e sem respaldo em outros países, especialistas em música contestam essa escolha. Eles sugerem outras datas que seriam mais significativas para a história do rock e que, portanto, mereceriam ser o verdadeiro Dia do Rock. Entre elas, estão o dia 5 de julho, quando, em 1954, Elvis Presley gravou uma versão mais rápida do blues That’s All Right e 9 de fevereiro, quando, em 1964, a banda The Beatles se apresentou pela primeira vez nos EUA.

Mas o que a gente gosta mesmo é de comemorar, não é? Então, aumente o som e venha aproveitar o melhor do rock latino!

10 opções para comemorar o Dia Mundial do Rock com música latina

1 – Soda Stereo (Argentina) – De Música Ligera

2 – Modà (Itália ) – E Non C’È Mai Una Fine

3 – El Canto Del Loco (Espanha) – La Suerte De Mi Vida

4 – Juanes (Colômbia) – Yerbatero

5 – Maná (México) – El Verdadero Amor Perdona

6 – Kyo (França) – Je Cours

7 – La Ley (Chile) – Dia Cero

8 – Ligabue (Itália) – Questa È La Mia Vitta

9 – La Musicalite (Espanha) – Última Noche En La Tierra

10 – Libido (Peru) – Invencible

Rock Latino

*** post em parceria com Nanda Cabrera, Thiago Gil, Fernanda Barreto e Dave Comincioli

X