Connect with us

Listas

13 hits da música latina que completam 10 anos em 2018

Published

on

2008 foi um ano muito louco para a música latina

Está pronto para se sentir velho? Então vamos a uma afirmação dolorosa: todos os hits da música latina que você encontrar nessa lista estão completando 10 anos em 2018. E alguns deles já são verdadeiros clássicos.

Acredite: vai parecer que algumas delas foram lançadas ontem. Outras vão dar saudades. Mas o fato é: você vai se sentir idoso. Ah, vai…

15 hits da música latina que completam 10 anos em 2018

A Te – Jovanotti

Quando a música é boa, ela não precisa ser complicada. E essa é uma das músicas italianas mais bonitas não apenas de 2008, mas sim da última década. É aquilo: arranje um mozão que escreva uma música como A Te para você. Já pode casar.

Empezar Desde Cero – RBD

Se a gente for ser bem preciso, Empezar Desde Cero foi lançada no disco homônimo em 2007. Mas ela só virou single em janeiro de 2008, então está valendo, certo fãs do RBD?

Baila El Chiki Chiki – Rodolfo Chikilicuatre

Você acha que brasileiro gosta de trolar na internet? Pois em 2008 os espanhóis mostraram como fazer isso como ninguém quando a TVE decidiu escolher seu representante no Eurovision no já esquecido MySpace.

Qualquer um poderia se inscrever. Qualquer um mesmo e por isso acabou entrando no meio o personagem Rodolfo Chikilicuatre, vivido por David Fernández. Ele bateu a favoritíssima Coral Segovia (Todo Está En Tu Mente) e… mais um musicão que a gente já vai ver já já.

E, vamos admitir? Todo mundo já bailou o chiki chiki por aí e sabe de cor a coreografia até hoje.

La Revolución Sexual – La Casa Azul

Aqui está o musicão que a gente falava. Oficialmente La Revolución Sexual foi lançada em novembro de 2007, mas a música “pertence” a 2008, quando foi candidata a representar a Espanha no Eurovision. Uma música que fala de ser quem você é, amar quem você ama e ponto final. Desde então ela é um (merecidamente) um hino que não deixa ninguém parado.

No final de 2017, a música voltou a bombar na Espanha depois de ser cantada como Opening da Gala 5 do Operación Triunfo.

Invece No – Laura Pausini

Uma das músicas mais inesquecíveis da discografia da Laura Pausini. A letra, inspirada e dedicada à sua avó Teresa, já falecida, fala sobre o sentimento de todos aqueles que sofrem por não terem conseguido dizer aquilo que gostariam para alguém que já se foi.

Se Invece No não mexe com você, talvez seja sinal que você não tem coração.

One, two, three, go! – Belanova

Além de ter um clipe super divertido, a música do Belanova inspirou o nome de uma das colunas aqui do LatinPop Brasil. Precisa falar mais?

No Me Doy Por Vencido – Luis Fonsi

Nove anos antes de revolucionar o mundo da música latina (e mundial!) com Despacito, o Luis Fonsi era um porto-riquenho magrinho que cantava músicas românticas e que estava lançando seu sétimo disco de estúdio, Palabras del Silencio. Disco, aliás, que tem colaborações com Laura Pausini, Aleks Syntek, Noel Schajris e David Bisbal.

O primeiro single do álbum, No Me Doy Por Vencido, virou um dos maiores clássicos da carreira de Luis Fonsi (e é mesmo um musicão daqueles!)

Tenía Tanto Que Darte – Nena Daconte

As voltas que o mundo dá… Mai Meneses foi a primeira eliminada na segunda edição do Operación Triunfo, em 2002. Seis anos depois, ela escreveu e lançou Tenía Tanto Que Darte. Mesmo lançada em setembro, essa foi a música espanhola mais escutada de 2008. E esse nem foi o primeiro hit do grupo, que já tinha lançado canções como Idiota e En Que Estrella Estará.

É aquelas histórias da série: parece que o jogo virou não é mesmo queridinha?

El Último Vals – La Oreja de Van Gogh

Além de ser um musicão, El Último Vals é um marco na carreira do La Oreja de Van Gogh. Depois do anúncio da saída de Amaia Montero do grupo, esse foi o primeiro single que eles lançaram já com a nova vocalista, Leire Martínez.

Deu tão certo que eles estão na mesma formação desde 2008 e continuam como um dos principais grupos de pop rock da música latina.

Non Ti Scordar Mai Di Me – Giusy Ferreri

Escrita por Tiziano Ferro e Roberto Casalino, Non Ti Scordar Mai Di Me foi lançado por Giusy Ferreri quando ela ainda competia na primeira temporada do X Factor Itália. Ela pode não ter levado o prêmio principal, mas 10 anos depois a música é um clássico do pop italiano e Giusy continua sendo uma das artistas mais tocadas nas rádios de lá.  O grupo que venceu o programa, Aram Quartet, se dissolveu dois anos depois.

Peter Pan – El Canto Del Loco

Se os próprios Dani Martín e David Otero consideram essa a melhor música do disco Personas, o último de inéditas do El Canto Del Loco, quem somos nós para discordar? (Aliás, vale ouvir também a versão com o Leiva, lançada um ano depois).

Absurda Cenicienta – Chenoa

O disco Absurda Cenicienta foi lançado no final de 2007, mas a faixa-título só foi virar single no começo do ano seguinte, 2008. A música é aquele bom cortavenas espanhol, daqueles que a Chenoa faz melhor que ninguém. A letra fala sobre o sentimento ao descobrir que o amor não é aquele conto de fadas das histórias infantis.

Recadinho pra alguém? AHEM…

Hate that I love you – Rihanna feat. David Bisbal

Não é de agora que os “gringos” colam na música latina para bombar nos países que falam espanhol. E se tem alguém que curte uma colaboração dessas é o David Bisbal. Que o digam Rihanna, Jessica Simpson e até Miley Cyrus.

Bônus: Senhora do Mar (Vânia Fernandes)

Aqui no LatinPop Brasil a música portuguesa sempre tem vez! Se em 2017 Salvador Sobral ganhou o Eurovision, em 2008 foi Vânia Fernandes que fez os europeus começaram a olhar Portugal com outros olhos no Festival. Também pudera… É só apertar o play no vídeo e entender o porquê.

E aí? Que música latina que bombou em 2008 faltou na lista? Deixe aqui nos comentários ou nas nossas redes sociais!

Listas

33 anos com carinha de 23. Feliz aniversário Dulce Maria!

Published

on

Dulce Maria foi revelada pelo grupo Jeans e ganhou fama no RBD

Olhe para essa foto da Dulce Maria e responda sinceramente: você diria que essa pessoa está fazendo 33 anos? 

View this post on Instagram

Hoy en @programahoy 🥳

A post shared by Dulce Maria (@dulcemaria) on

Eu posso apostar que a sua resposta foi um definitivo não. Então vamos tentar de novo. Olhe para essa foto da Dulce Maria sem maquiagem e responda com sinceridade: você diria que ela cumpleta hoje 33 anos de idade?

Mas está. Hoje, 6 de dezembro, Dulce Maria está comemorando seus 33 anos de idade.

Nascida na capital do México, Dulce Maria Espinosa Saviñón é filha mais nova do casal Blanca Espinosa Saviñón e Fernando Espinosa. Duas irmãs completam a família: Blanca Ireri Espinosa Saviñón e Claudia Espinosa Saviñón.

Família, aliás, é algo de que Dulce Maria pode se orgulhar e muito. Ela é sobrinha-neta da pintora e artista plástica mexicana Frida Kahlo. Que responsa e que honra carregar este sangue!

Dos seus 33 anos, a inesquecível Roberta Pardo da novelinha teen Rebelde já dedicou 27 à carreira artística. Ela começou ainda criança no Plaza Sésamo, participou de outras produções até chegar ao grupo Kids, sua primeira experiência musical. O restante é história que a gente conta com apenas três letras: RBD. Não precisa falar mais nada.

Os anos passam e Dulce Maria foi e continua sendo uma das cantoras mexicanas mais amadas do Brasil. Então a gente não podia deixar este aniversário passar em branco. E quer melhor forma de comemorar do que relembrando os 6 videoclipes mais vistos da carreira dela?

Feliz Aniversário Dulce Maria!

6 – O Lo Haces Tú o Lo Hago Yo

Data de lançamento: 19 de setembro de 2014
Visualizações: 6 milhões

5 – Antes Que Ver El Sol

Data de lançamento:  10 de fevereiro de 2014
Visualizações: 7,5 milhões

4 – No Sé Llorar

Data de lançamento: 29 de abril de 2016
Visualizações: 11,6 milhões

3 – Yo No

Data de lançamento: 7 de março de 2011
Visualizações: 23 milhões

2 – Inevitable

Data de lançamento: 19 de maio de 2010
Visualizações: 26,7 milhões

1 – Lágrimas feat. Julión Álvarez

Data de lançamento: 5 de novembro de 2013
Visualizações: 33,6 milhões

Continue Reading

Listas

Dia Da Consciência Negra – as vozes latinas contra o preconceito

Published

on

Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro

Parte do Brasil hoje celebra o Dia da Consciência Negra, feriado relativamente novo. Daqueles dias que deveriam ser todos os dias.

O que diz a Wikipedia?

Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

 

Curiosamente, a elite da música latina ainda tem pouca representatividade. Tente listar aí rapidamente cinco artistas negros que fazem muito sucesso atualmente? Pois é, o exercício não é fácil, mas nós te daremos essa resposta como uma forma de homenagem à raça que dá mais cor, mais ritmo e talento ao cenário latino. União, força, empatia e um chega pra lá no preconceito.

Celia Cruz

A diva. A voz eterna.

Zion y Lennox

São chamados de Los Diamantes Negros.

Ozuna

Revelação de 2017, Ozuna tem como apelido El Negrito De Los Ojos Verdes.

Leslie Grace

Nossa Rihanna. Apenas.

Chocquitbtown

Puro ritmo e energia colombianos!

Gente de Zona

Cuba manda seus representantes. Gente de Zooooooooooooooooooooooona!

Don Omar

Ensinou o mundo a dançar kuduro. E segue encantando o mundo latino!

Continue Reading
Advertisement

Playlists

Advertisement
X