Connect with us

Listas

13 hits da música latina que completam 10 anos em 2018

Published

on

2008 foi um ano muito louco para a música latina

Está pronto para se sentir velho? Então vamos a uma afirmação dolorosa: todos os hits da música latina que você encontrar nessa lista estão completando 10 anos em 2018. E alguns deles já são verdadeiros clássicos.

Acredite: vai parecer que algumas delas foram lançadas ontem. Outras vão dar saudades. Mas o fato é: você vai se sentir idoso. Ah, vai…

15 hits da música latina que completam 10 anos em 2018

A Te – Jovanotti

Quando a música é boa, ela não precisa ser complicada. E essa é uma das músicas italianas mais bonitas não apenas de 2008, mas sim da última década. É aquilo: arranje um mozão que escreva uma música como A Te para você. Já pode casar.

Empezar Desde Cero – RBD

Se a gente for ser bem preciso, Empezar Desde Cero foi lançada no disco homônimo em 2007. Mas ela só virou single em janeiro de 2008, então está valendo, certo fãs do RBD?

Baila El Chiki Chiki – Rodolfo Chikilicuatre

Você acha que brasileiro gosta de trolar na internet? Pois em 2008 os espanhóis mostraram como fazer isso como ninguém quando a TVE decidiu escolher seu representante no Eurovision no já esquecido MySpace.

Qualquer um poderia se inscrever. Qualquer um mesmo e por isso acabou entrando no meio o personagem Rodolfo Chikilicuatre, vivido por David Fernández. Ele bateu a favoritíssima Coral Segovia (Todo Está En Tu Mente) e… mais um musicão que a gente já vai ver já já.

E, vamos admitir? Todo mundo já bailou o chiki chiki por aí e sabe de cor a coreografia até hoje.

La Revolución Sexual – La Casa Azul

Aqui está o musicão que a gente falava. Oficialmente La Revolución Sexual foi lançada em novembro de 2007, mas a música “pertence” a 2008, quando foi candidata a representar a Espanha no Eurovision. Uma música que fala de ser quem você é, amar quem você ama e ponto final. Desde então ela é um (merecidamente) um hino que não deixa ninguém parado.

No final de 2017, a música voltou a bombar na Espanha depois de ser cantada como Opening da Gala 5 do Operación Triunfo.

Invece No – Laura Pausini

Uma das músicas mais inesquecíveis da discografia da Laura Pausini. A letra, inspirada e dedicada à sua avó Teresa, já falecida, fala sobre o sentimento de todos aqueles que sofrem por não terem conseguido dizer aquilo que gostariam para alguém que já se foi.

Se Invece No não mexe com você, talvez seja sinal que você não tem coração.

One, two, three, go! – Belanova

Além de ter um clipe super divertido, a música do Belanova inspirou o nome de uma das colunas aqui do LatinPop Brasil. Precisa falar mais?

No Me Doy Por Vencido – Luis Fonsi

Nove anos antes de revolucionar o mundo da música latina (e mundial!) com Despacito, o Luis Fonsi era um porto-riquenho magrinho que cantava músicas românticas e que estava lançando seu sétimo disco de estúdio, Palabras del Silencio. Disco, aliás, que tem colaborações com Laura Pausini, Aleks Syntek, Noel Schajris e David Bisbal.

O primeiro single do álbum, No Me Doy Por Vencido, virou um dos maiores clássicos da carreira de Luis Fonsi (e é mesmo um musicão daqueles!)

Tenía Tanto Que Darte – Nena Daconte

As voltas que o mundo dá… Mai Meneses foi a primeira eliminada na segunda edição do Operación Triunfo, em 2002. Seis anos depois, ela escreveu e lançou Tenía Tanto Que Darte. Mesmo lançada em setembro, essa foi a música espanhola mais escutada de 2008. E esse nem foi o primeiro hit do grupo, que já tinha lançado canções como Idiota e En Que Estrella Estará.

É aquelas histórias da série: parece que o jogo virou não é mesmo queridinha?

El Último Vals – La Oreja de Van Gogh

Além de ser um musicão, El Último Vals é um marco na carreira do La Oreja de Van Gogh. Depois do anúncio da saída de Amaia Montero do grupo, esse foi o primeiro single que eles lançaram já com a nova vocalista, Leire Martínez.

Deu tão certo que eles estão na mesma formação desde 2008 e continuam como um dos principais grupos de pop rock da música latina.

Non Ti Scordar Mai Di Me – Giusy Ferreri

Escrita por Tiziano Ferro e Roberto Casalino, Non Ti Scordar Mai Di Me foi lançado por Giusy Ferreri quando ela ainda competia na primeira temporada do X Factor Itália. Ela pode não ter levado o prêmio principal, mas 10 anos depois a música é um clássico do pop italiano e Giusy continua sendo uma das artistas mais tocadas nas rádios de lá.  O grupo que venceu o programa, Aram Quartet, se dissolveu dois anos depois.

Peter Pan – El Canto Del Loco

Se os próprios Dani Martín e David Otero consideram essa a melhor música do disco Personas, o último de inéditas do El Canto Del Loco, quem somos nós para discordar? (Aliás, vale ouvir também a versão com o Leiva, lançada um ano depois).

Absurda Cenicienta – Chenoa

O disco Absurda Cenicienta foi lançado no final de 2007, mas a faixa-título só foi virar single no começo do ano seguinte, 2008. A música é aquele bom cortavenas espanhol, daqueles que a Chenoa faz melhor que ninguém. A letra fala sobre o sentimento ao descobrir que o amor não é aquele conto de fadas das histórias infantis.

Recadinho pra alguém? AHEM…

Hate that I love you – Rihanna feat. David Bisbal

Não é de agora que os “gringos” colam na música latina para bombar nos países que falam espanhol. E se tem alguém que curte uma colaboração dessas é o David Bisbal. Que o digam Rihanna, Jessica Simpson e até Miley Cyrus.

Bônus: Senhora do Mar (Vânia Fernandes)

Aqui no LatinPop Brasil a música portuguesa sempre tem vez! Se em 2017 Salvador Sobral ganhou o Eurovision, em 2008 foi Vânia Fernandes que fez os europeus começaram a olhar Portugal com outros olhos no Festival. Também pudera… É só apertar o play no vídeo e entender o porquê.

E aí? Que música latina que bombou em 2008 faltou na lista? Deixe aqui nos comentários ou nas nossas redes sociais!

Listas

Dia da Independência – Músicas para embalar seu 7 de setembro

Published

on

Libertar uniu Anahi e Christian Chávez

Foi em um 7 de setembro do longínquo 1822 que Dom Pedro, às margens do Ipiranga, gritou o famoso Independência ou Morte para livrar o Brasil dos portugueses e, enfim, tornar o país independente. Hoje é feriado nacional, dia da Pátria, o que significa que você pode curti-lo com muita música latina.

Porque, afinal, é uma pausa no trabalho em plena quarta-feira, não dá para viajar nem fazer um programão mais elaborado.

Não dá para emendar até segunda?

Se você vai receber os amigos, ouça música! Se vai aproveitar o dia para colocar a faxina em ordem, ouça música! Se vai encontrar o namorado, ouça música! Se vai apenas curtir com a família, não se esqueça de apertar o play!

O nosso hino é lindo, mas também, vamos combinar, não dá para montar uma playlist com canções pátrias. Porque né…

A lógica aqui é a seguinte: independência é igual liberdade. Pelo menos deveria ser. Então, nossa lista de músicas para te ajudar a superar um break de 24 míseras horas na labuta da vida estão baseadas nesse conceito: sejam livres!

7 músicas para comemorar o 7 de setembro – Dia da Independência (aka liberdade)

Te Dejo En Libertad (Ha*Ash)

Libertad (Christian Chávez feat Anahi)

Libre Soy (Tini)

Libere (Deborah Iurato)

Libera (Anna Tatangelo)

Libre (Alvaro Soler feat Emma Marrone)

Tu Libertad (Wisin feat Prince Royce)

Quer ouvir no Spotify?

Continue Reading

Listas

Dia do Sexo – 7 músicas latinas pra lá de calientes

Published

on

Não é muito difícil entender porque elegeram 6 de setembro como o Dia do Sexo, não é? 6/9,  69… um clássico do Kama Sutra. Atualmente, a efeméride é apenas uma questão de marketing “lúdica”, mas em outros tempos era comemorada em outra data.

Segundo texto publicado no NE10, o Circulo Brasileiro de Educação Sexual tinha instituído o dia 20 de novembro para celebrar a reabilitação do sexo (??). Isso foi lá nos anos 1930, quando o assunto era um tabu muito maior do que nos dias atuais. Com a ditadura militar, a data foi abolida e só voltou a ser comemorada há oito anos.

Não dá para dizer que sexo é um assunto confortável, ainda que estejamos em pleno século XXI. Há muito a ser debatido, como a homossexualidade e a liberdade sexual feminina, por exemplo. O tema é fonte inesgotável para os artistas do mundo inteiro e a música latina não fica de fora.

São inúmeras as  canções que falam sobre sexo, mesmo que você ainda não tenha percebido! Outras não fazem a menor questão de esconder: é para apimentar o dia mesmo!

7 Músicas para deixar o Dia do Sexo ainda mais caliente

1 – La Mordidita (Ricky Martin feat Yotuel)

Sono la campana y el fin de semana se deja ver
Vestido, de traje, lujuria salvaje bajo mi piel.
Si dios, puso la manzana fue para morder.
Ay dios, pequemo’ abrazaditos hasta el amanecer…

2 – Xverso (Tiziano Ferro)

“Il tuo pensiero è qua e mi fotte e
Oramai Lo sai
Ora su
Ora giù
30 gradi Fahrenheit il tuo profumo…”

3 – Seducción (Thalia)

“No puedo resistir la tentación de tu piel,
Cuando me tocas mil cosas me provocas,
Yo me alejo para sentir alivio,
Y volver al aire tibio,
Calmar esta revolución…”

4 – Extasis (Pablo Alborán)

“Ardor que fue bajando hasta el cinturón
Que tú desabrochaste sin ningún pudor
Empapaste todas las ventanas de mi desordenada habitación
Éxtasis no salgo del asombro
De tu énfasis
En hacer conmigo todo lo que un día perdí
Jamás me ha dado alguien lo que tú me has hecho sentir…”

 

5 – Escondidos (Cristian Castro feat Olga Tañon)

“Escondidos, sólo por amor
La oscura habitación
Tu cuerpo, el mio
El tiempo de un reloj

Escondidos, solos tu y yo
Atrapados sin poder salir del interior
De tu interior
Mientras que hacemos el amor…”

6 – Mi Delirio (Anahi)

“Hoy voy a seducirte
Sin darme cuenta, sin darme cuenta
Te robaría un suspiro
Aunque sea el motivo de mi delirio
Oh, No se que va pasar
Cuando será, cuanto tiempo tendré que esperar
Para que enciendas la chispa que me hace explotar…”
7 – Calore (Emma Marrone)

“Voglio calore sulla mia pelle,
voglio le fiamme, voglio scintille.
E poi sparire senza fare rumore,
solo il tempo di capire quanto è grande il mio amore.
Ora spegni la luce e vieni a dormire,
che la notte è più breve se restiamo insieme…”

 

Continue Reading
Advertisement

Playlists

Advertisement
X