Conecte com a gente

Listas

10 artistas italianos que todo mundo deveria conhecer

Publicado

em

Marco Mengoni, Alessandra Amoroso e Lorenzo Fragola estão entre os artistas italianos que todo mundo deveria conhecer

No finalzinho de outubro, a gente reuniu toda a equipe do LatinPop Brasil com uma missão: escolher os 10 artistas latinos que todo mundo deveria conhecer. Deu tão certo que a gente decidiu repetir a dose, agora com artistas italianos.

A pergunta é a mesma: quem é o cantor / cantora / grupo italiano que você acha que todo mundo deveria conhecer? E não foi fácil escolher só um… Por que se tem uma coisa que é comum aos artistas italianos são as particularidades de sua voz. Porque nenhum país no mundo tem vozes tão particulares quanto a Itália.

10 artistas italianos que todo mundo deveria conhecer

Emma

Dica do Dave Comincioli, das colunas De Hermano Para Irmão, Uh La La e Ora Pois

Com três participações edições do Festival de Sanremo, o mais importante da música italiana, no currículo (incluindo uma como apresentadora); uma passagem pelo Eurovision e um último disco recheado de mensagens feministas, é impossível explicar a Emma e a sua voz tão particular. Tem que ouvir para entender.

Marco Mengoni

Dica da Fernanda Barreto, das colunas Todo El Mundo… Literalmente e Lado B

Ninguém na Itália representa tanto a importância dos talent shows na renovação musical local quanto Marco Mengoni. A carreira e a força são tão grandes que pouca gente sequer se lembra que ele surgiu como um garoto franzino e esquisito no X Factor. Um talento como poucos. E que já passou da hora de ser exportado. Marco Mengoni é o sucessor natural de artistas italianos como Eros Ramazzotti, Laura Pausini e Tiziano Ferro para o mundo.

J-Ax

Dica da editora Priscila Bertozzi

Ouvir Intro explica por que todo mundo deveria conhecer o J-Ax.

Giorgia

Dica do Kaio Lombardi, da coluna De Reina Para Reina

Talvez o nome da Giorgia não fale muito, mas quem é de São Paulo e tem costume de ouvir rádio certamente vai reconhecer a sua voz. E que voz! Porque é uma voz que pode fazer de tudo um pouco, do pop de Tu Mi Porti Su à balada emotiva Scelgo Ancora Te.

Francesca Michielin

Dica do Antonio Neto, da coluna 1, 2, 3, Go!

Uma de suas turnês, há alguns anos, não tinha absolutamente nenhum músico. Não, ela não fez playback e nem cantou com bases gravadas, ela simplesmente enfrentou sozinha os palcos de várias cidades italianas. Seja sozinha ou com banda, em versão acústica ou no maior palco da Europa, o Eurovision, a inexplicável peculiaridade da Francesca Michielin é o que faz dela uma artista completa.

Annalisa

Dica do Filipe Lima, da coluna Ahh… Itália

O Filipe uma vez definiu com perfeição a Annalisa: a ruiva com voz de ouro. Não precisamos falar mais.

Alessandra Amoroso

Dica da Van Piccoli, da coluna El Baúl De Los Recuerdos

Se as coisas tivessem andado como deveriam, a Alessandra Amoroso não estaria nessa lista, pois ela já seria conhecida no Brasil. Ela começou uma carreira internacional que deveria ter chego até aqui, houve até videoclipes gravados, mas um problema na voz e uma delicada cirurgia na gargante interromperam os planos para toda a América Latina. Hoje ela já está bem, obrigada, mas ainda não retomou as aventuras deste lado do oceano.

Lorenzo Fragola

Dica da Editora Nanda Cabrera

Alguém que foi disco de ouro com seu primeiro single em apenas 72h merece ser ouvido. Lorenzo Fragola consegue como ninguém unir a tão apreciada música de autor (ou cantautorato) italiana com sons mais modernos e internacionais. Isso aos 22 anos de idade e uma carinha de adolescente. Nos próximos meses, ele lança seu terceiro disco de estúdio, que já promete ser número 1 na Itália.

Fedez

Dica da Gaby Gazzola, da coluna babadeira De Cara com Gaby

Com a palavra, Gaby: “Só o fato de uma das chefinhas ter uma tatuagem com uma música dele já seria motivo. Mas ser tão lindo assim, romântico e ainda hit maker e mega talentoso também ajudam, né?“.

Giusy Ferreri

Bônus da equipe

Todo mundo queria. Não podia faltar!

E aí, que artista italiano que você acha que todo mundo deveria conhecer?

Listas

Especial Dia do Amigo – As grandes amizades da música latina

Publicado

em

Laura Pausini - Alejandro Sanz: Dia do Amigo!

Bom, hoje é um dos 365 dias do amigo que temos por ano. Não neguem… Dia sim, dia não alguém diz que é dia do amigo, mas hoje é de verdade. A gente jura. A celebração é em 20 de julho para marcar a chegada homem à lua.
E sabem o que é mais legal? Daqui a dez dias ainda é o Dia Internacional da Amizade.

Mas o dia do amigo é hoje mesmo. Pensando nisso, e como não podia deixar de ser, o LatinPop Brasil preparou uma lista especial para relembrar 5 grandes amizades do mundo da música. Porque dizem que a música está cheia de amizades falsas, mas tem gente que prova que existe sim amizade real. Estão prontos?

Especial Dia do Amigo – As grandes amizades da música latina

Laura Pausini e Alejandro Sanz

Sendo o LatinPop Brasil um site dedicado à música latina, em espanhol e italiano, nada mais justo do que começar essa lista com um par que une os dois idiomas: Laura Pausini e Alejandro Sanz, que depois da colaboração em 2013, com Viveme, não se desgrudaram mais… Eles se reencontraram no La Voz Espanha, agora no La Banda. Aliás, a amizade é tão forte que atravessa gerações… É sério. A Laura contou no La Voz que o primeiro beijo da sua filha, Paola, foi no filho do Alejandro, Dylan.

Pablo Alborán e Ricky Martin

Também cruzamos fronteiras com o relacionamento do Pablo Alborán e Ricky Martin, que muitas más línguas até dizem que vai além do palco… Principalmente depois do Retiro Espiritual que eles fizeram juntos. Mas isso importa somente pra Gaby. A gente só quer sber do lado musical. E queremos mais colaborações. Para ontem.

Emma e Elisa

Se a amizade da Laura Pausini e do Alejandro Sanz gerou uma colaboração, aqui foi a contrário. Uma colaboração gerou uma amizade. As duas não se conheciam, até que, em 2014, a Elisa convidou a Emma para uma participação na sua L’anima Vola Tour. E então elas não se desgrudaram mais. A

Alejandro Parreño e Chenoa

Falando em amizades e talent shows… O Alejandro e a Chenoa se conheceram há quase 16 anos, quando estavam os dois na primeira edição do Operación Triunfo. Os fãs sempre lamentaram o fato de eles não terem cantado nenhuma música juntos na academia, apenas do Disco del Deporte. Eles recompensaram isso no segundo disco solo do Alejandro, com a excelente Dime Si Lloras.

J-Ax e Fedez

Mais do que amigos, sócios. Juntos eles fundaram o selo discográfico Newtopia com o qual eles produziram os próprios discos em parceria com a Sony Music Italia. Aqui a amizade é tanta que quando a imprensa ataca um, ataca os dois. Seja no caso do monopólio dos direitos autorais na Itália, seja pelos dois rappers serem jurados de talent shows (Fedez do X Factor e J-Ax no finado The Vocie). Duetos? Depois de muitos para o disco de um ou de outro, eles decidiram lançar um álbum inteiro juntos, a começar pelo super hit Vorrei Ma Non Posto.

Continuar Lendo

Listas

5 canções para espantar o azar na sexta-feira 13

Publicado

em

Shakira durante o The Voice

Seja qual for o mês, quando o dia 13 cai numa sexta-feira todo mundo sai com o pé atrás de casa. Dizem que é dia de azar no Brasil! A Wikipedia explica assim:

O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologiao número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 constelações do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se pela tradição, o mais azarado dos dias.

Existe até uma fobia para esse dia, com direito a rima e tudo! Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.

Mas vamos relaxar! Afinal de contas, no mundo hispânico o dia de azar é martes (terça-feira) 13. Ou seja, não há um embasamento científico pra tudo isso. É apenas lenda urbana que vai sendo disseminada de geração para geração.

Como a gente não é Bobo (alô J Balvin!) nem nada, listamos cinco músicas que só falam de sorte (ou de má sorte, né Joy?) nesta sexta-feira, 13 de julho!

5 canções para espantar o azar nesta sexta-feira 13
Suerte – Paty Cantú

Suerte – Shakira

Buona Fortuna Amore – Nesli

Un Dia De Suerte – Alejandra Guzmán

La De La Mala Suerte – Jesse & Joy

E qual é a sua música particular de buenas vibras?

Continuar Lendo
Anunciantes

Playlists

Anunciantes
X