Principal / Eurovision / Portugal confirma Eurovision de 2018 em Lisboa
Eurovision 2018

Portugal confirma Eurovision de 2018 em Lisboa

Após a inesperada, mas merecida vitória de Salvador Sobral no Eurovision Song Contest deste ano, Portugal confirmou que sediará o evento em 2018 em sua capital, Lisboa. As datas do festival também foram divulgadas: 8 e 10 de maio as semifinais, com a grande final disputada no dia 12 de maio.

A capital lusitana abrigará a 63ª edição do evento no MEO Arena (Pavilhão Atlântico) com capacidade para 20 mil pessoas. Serão duas semanas de eventos ligados ao Eurovision para mais de 1,5 mil jornalistas e fãs. A expectativa é de que seja o ano com mais foro desde Baku, no Azerbaijão, em 2012.

Além disso, o primeiro slogan da festa musical da Europa já foi revelado: Portugal, 500 anos conectada aos oceanos.

Salvador Sobral e a vitória inédita

53 anos. 53. Foi este o tempo que levou para que Portugal demorou para vencer um Eurovision. Os portugueses eram quem estavam há mais tempo na competição sem jamais ter levantado o troféu. Essa história mudou.

Salvador Sobral, nascido Salvador Vilar Braamcamp Sobral, 27 anos de história foi o grande responsável por isso. Ele e sua irmã, Luísa Sobral, autora de musica e poesia de Amar Pelos Dois.

Pela primeira vez na história Portugal venceu o Eurovision.

Mais do que vencer, Salvador Sobral fez história. Seus 758 pontos formam a mais alta pontuação já atingida por qualquer outra música na história do Eurovision.

Muito disso, claro, é por conta da mudança de votação que ocorreu no ano passado, com o dobro de pontos sendo distribuído. Mas vale a comparação: Jamala, vencedora em 2016, teve “apenas” 534 pontos, 224 a menos que Salvador Sobral.

Acha que a história acaba por aí? Pois não acaba não! Há exatos 10 anos havia sido a última vez que uma música cantada totalmente no idioma natal do artista havia ganho. E mais: fazia 27 anos (!!) que um país latino não levantava o troféu do Eurovision. As marcas estão todas derrubadas.

A Bulgária do jovem Kristian Kostov e a Moldávia dos virais Sunstroke Project completaram o pódio do Eurovision 2017. Sim. É o Epic Sax Guy de volta!

Comentários

comentários

Ver também

Maria Iside Fiore vai representar a Itália no Junior Eurovision 2017

Vem da comuna de Sarzana, na província de Spezia (Liguria) a representante da Itália no Junior …

X