Principal / Colunas / Todo El Mundo... Literalmente / Da Albânia para Todo el Mundo: conheça as divas do país!

Da Albânia para Todo el Mundo: conheça as divas do país!

Hola, amigos de LatinPop Brasil!

Vocês sabem onde fica a Albânia? O pequeno país fica no continente europeu, fazendo fronteira com o Kosovo, com Montenegro, Macedônia e Grécia, e se atravessar o Mar Mediterrâneo, pode se chegar a Itália, um dos nossos países mais queridos aqui no LatinPop Brasil. Mas porque eu to falando de geografia a uma hora dessas, né? É pra localização, apenas!

O sucesso estrondoso de estrelas como Dua Lipa (inglesa, mas de pais albaneses) e Bebe Rexha (estadunidense, de origem albanesa/macedônia) vem chamando v a atenção nas rádios, e também da pessoa que vos fala. Pois saibam que não são apenas Dua e Bebe que representam esse país: vamos conhecer mais algumas divas locais, que Todo El Mundo merece ouvir?

AS GRANDES DIVAS DA ALBÂNIA

Quem é fã do Eurovision Song Contest, já conhece esses nomes. Elas já representaram o país e não fizeram feio no certame eurovisivo, inclusive levaram o país para a final, o que é uma missão bem complicada.

Começando pela primeira cantora que representou o país no ESC lá em 2004, a Anjeza Shahini, que por muito tempo foi a única cantora a levar o país a um top 10 e foi a melhor colocação da Albânia no Festival (até 2012, quando Rona Nishliu ficou no quinto lugar) com a canção The Image of You.

Outro grande nome no país é a representante de 2010, Juliana Pasha, que arrasou em It’s All About You – ela tem o terceiro melhor resultado da história do país no ESC.

Já a Elhaida Dani é mais conhecida entre os fãs de música italiana: ela venceu a primeira edição do The Voice of Italy, no time de Riccardo Cocciante. A cantora representou a Albânia em 2015 com I’m Alive. Ela não teve o mesmo êxito das citadas anteriormente, mas sua potente voz não pode ser ignorada!

Outros nomes e vozes poderosos da Albânia que passaram pelo Eurovision, mas não conseguiram sua vaga na final foram Aurela Gaçe (2011), Hersi Matmuja (2014) e Lindita Halimi (2017).

Não é só de Eurovision que vive a Albânia não viu?

Um dos grandes nomes do pop atual albanês é o de Elvana Gjata, cantora que já teve um de seus hits tocando nas baladas brasileiras: Turn U On. Original de Tirana, a também atriz e modelo já possui 16 anos de carreira e é um dos nomes mais premiados no Balkan Music Awards, além de suas diversas participações nos festivais Kenga Magjike, um dos mais populares da região. Seus hits dançantes são imperdíveis!

Também não podemos ignorar uma das juradas do The Voice of Albania, Besa Kokhedima, nascida em Fier. A cantora já venceu o Kenga Magjike em quatro edições (2007, 2011, 2012 e 2013) e o Top Fest, outro festival local, além de ter participado da final nacional da Romênia em 2009, com a belíssima Nothing’s Gonna Change. Atualmente, além do The Voice of Albania, ela vem trabalhando forte na música pop, em colaboração com uma estrela em ascensão do país, Flori Mumajesi.

Para fechar com chave de ouro, uma albanesa que tem toda sua carreira feita na Grécia: Eleni Foureira. Nascida Entela Fureraj em Fier, seus pais a levaram cedo para Kallithea, município ao sul de Atenas, na Grécia. Graças a isso, a cantora é cidadã grega e tem toda sua carreira formada no país.

Ela já participou de uma girl group chamada Mystique, que não durou muito tempo, e já tentou participar do Eurovision na final nacional de 2010, terminando no segundo lugar. Desde então, sua carreira foi se consolidando cada vez mais e Eleni é uma das cantoras mais respeitadas da Grécia, devida a sua belíssima voz e versatilidade musical (ela tem baladas incríveis ao mesmo tempo que tem canções pop marcantes).

Os eurofãs a esperam com força no Eurovision, já que ela lançou uma versão grega de Golden Boy, do Nadav Guedj (representante de Israel em 2015) e mandou muito bem!

Semana que vem, temos mais outro tour por Todo El Mundo, não percam!

Um abraço e até mais!

(agradecimentos aos parceiros do Sounds European! por algumas das canções postadas aqui!)

Comentários

comentários

Ver também

Maria Iside Fiore vai representar a Itália no Junior Eurovision 2017

Vem da comuna de Sarzana, na província de Spezia (Liguria) a representante da Itália no Junior …

X