Connect with us

El Baúl De Los Recuerdos

Você conhece este disco?

Published

on

Capa Un Samba Pa' Ti

Você já ouviu esse álbum? Samba Pa’ Ti – Un Tributo a Brasil.

Pois é… porque eu não conhecia e fiquei curiosa em explorar quando o vi pela primeira vez. Esse é um CD com sucessos da música brasileira cantados em português e em castelhano por artistas espanhóis, lançado em 2005.

Para começar, logo já vem Garota de Ipanema, famosa composição de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, de 1963, cantada pela banda Jarabe de Palo, na versão La Chica De Ipanema, que por acaso também teve espaço na trilha sonora da novela Flor do Caribe (2013).

La Chica De Ipanema – Jarabe de Palo

Em seguida, podemos ouvir outra canção famosa da dupla de compositores brasileiros: Yo Sé Te Voy A Amar, ou Eu Sei Que Vou Te Amar, na voz de Rosário Flores. Essa música, gravada originalmente em 1958, também já foi cantada pela Gloria Estefan tanto em português como em espanhol, para o disco The Standards.

A próxima faixa fica por conta de David DeMaria, com Samurai (1982), do Djavan, que já se arriscou fazendo o inverso e cantando igualmente em espanhol.

Mañana De Carnaval (Manhã De Carnaval), que aqui aparece cantada por Carmen Paris, podemos escutar também nas vozes de Julio Iglesias ou de Luis Miguel.

Mas quer uma coisa fofa? É ouvir o Alejandro Sanz cantando em português Sozinho, do Caetano Veloso. Pode não ser a melhor pronúncia, pode ter gente que diga que não combinou com ele essa música, mas ficou bonitinho, não? E ele já fez muita gente suspirar e cantar junto quando veio ao Brasil e cantou ao vivo essa versão!

Javier Álvarez também cantou em português Desde Que O Samba É Samba, do Caetano Veloso. E, numa mistura de português e espanhol, Ana Belén, Carmen París, Lolita, Pastora Soler e Lucrecia cantam Desafinado, famosa na voz de João Gilberto, numa versão mais para bolero.

Desafinado – Ana Belén, Carmen París, Lolita, Pastora Soler e Lucrecia

Mas não para por aí, tem ainda muito mais, tem Jorge Drexler, Melendi, Café Quijano, Monica Naranjo, Antonio Vega, Presuntos Implicados entre outros, cantando muitos sucessos nacionais para voltar ao passado em versões diferentes das que estamos acostumados, mesmo as que já foram regravadas tantas vezes.

Uma dica: encontrei esse álbum no Spotify. Fica aqui um convite para você ouvir…

Samba Pa’ Ti

 

X