Connect with us

El Baúl De Los Recuerdos

Vamos torcer para o Brasil nas Olimpíadas com música latina?

Published

on

O Brasil perde umas coisas, ganha outras… Tá certo que, infelizmente, tem tido mais derrotas que vitórias. Mas mesmo assim, apesar do pouco incentivo nos esportes, nos dá alegrias e deixa a gente bem nervoso torcendo.

E vamos continuar assim! Os Jogos olímpicos continuam, tem bastante coisa pela frente ainda. Vamos continuar torcendo por todos os brasileiros, por bons resultados, por bons espetáculos em todas modalidades, mesmo quando não tiver brasileiro.

Tem muito gringo que adora brasileiro. Outro dia já falei aqui do disco dos espanhóis cantando músicas brasileiras. Já falamos bastante de músicas brasileiras regravadas em espanhol. Além das estrangeiras gravadas em português.

Hoje trago mais uma seleção de músicas para ficar na torcida pelo Brasil.

Dentre diversas apresentações juntos, José Carreras, Plácido Domingo e Luciano Pavaroti cantaram, nos anos 1990, Aquarela do Brasil, música de Ary Barroso, composta em 1939. Por aqui já ouvimos nas vozes de Gal Costa, Caetano Veloso, Elis Regina, dentre outros. Lá fora, temos versões de Ray Conniff, Frank Sinatra, Dionne Warwick…

Os Três Tenores – Aquarela do Brasil

 

E eu poderia ter incluído na lista passada a música Copacabana, de Barry Manilow, porque, apesar do nome “Copacabana”, a música fala sobre latinas, relata sobre um hotel em La Habana, Cuba, e que hoje deu lugar para uma discoteca chamada Ipanema. Continuam com os nomes brasucas, é o que importa! É muito amor por nosso país!

O Rio de Janeiro continua lindo. King Africa gravou uma versão de Cidade Maravilhosa (Ciudad Maravillosa). E o palco das Olimpíadas é lindo mesmo! Essa banda tem várias músicas de carnaval gravadas. Ou será que os brasileiros fizeram versões das músicas deles? Já fico até confusa!

Garota de Ipanema, uma das músicas brasileiras mais cantadas pelo mundo, além da versão em português, claro, e em inglês, tem também em espanhol: La Chica de Ipanema. Uma delas é do grupo Jarabe de Palo (também citada no texto retrasado). Há também versões em italiano.

E que mais, se não o nosso rei Roberto Carlos, poderia cantar em espanhol uma canção para chegar ao entendimento dos gringos latinos? Eu me refiro à versão de Verde E Amarelo, em espanhol, Verde Y Amarillo.

“Verde, amarelo 
Quiero hablar simplemente 
Verde, amarelo 
De las cosas de mi tierra y mi gente 
Verde, amarelo
Es la camisa que visto

Poderia aqui incluir Raul Seixas cantando em espanhol Ouro De Tolo ou então Me Río De Janeiro, do grupo Mecano, mas hoje só quero falar de coisas boas e torcer!

Bonus track

 Voces Unidas cantando Puelles Llegar, versão de Reach, da Gloria Estefan, música-tema das Olimpíadas de Atlanta (1996). Com participação de diversos artistas latinos, incluindo Roberto Carlos logo no comecinho arriscando mais uma vez no espanhol para representar nosso país.

 

Aquele abraço!

 

 

X