Connect with us

El Baúl De Los Recuerdos

Sobre Carlos Santana e Beyoncé…

Published

on

Carlos Santana é um dos homenageado dos Latin Billboard Awards 2015

Se sua resposta for sim, ótimo! Venha escutar algum de seus sucessos. Se não, tudo bem também… saiba um pouco sobre Santana hoje, aqui e agora.

Essa semana Santana deu uma declaração sobre a Beyoncé ter perdido o Grammy, na categoria álbum do ano, que causou um certo alvoroço entre fãs da cantora e fãs do mexicano. Depois ele se desculpou, mas mesmo assim continuou meio estranho essa história toda. Ainda mais porque eles já estiveram juntos no mesmo palco, em 2003, numa apresentação pré Super Bowl.

Santana com Beyoncé e Michelle Branch no pré-Super Bowl

Na verdade, não vem ao caso falar sobre o talento de Beyoncé, e sim de explicar para as pessoas que não conhecem o multi-instrumentista Carlos Santana. Quando você conhece esse artista, o som de sua guitarra sendo tocada, não tem como não saber de quem se trata, é inconfundível!

Ele já está na estrada há muito, participou, inclusive, do Woodstock, em 1969, festival americano muito famoso e lembrado até hoje pela riqueza musical e dos grandes nomes.

A banda Santana foi formada em 1966, em São Francisco, com músicas instrumentais e algumas cantadas em inglês, mas sempre com uma pegada latina. Carlos canta algumas de suas músicas, mas a maioria é cantada por convidados. Quantas colaborações o Santana já teve? Um monte! Vou citar algumas.

A guitarra de Santana se encaixa em qualquer música. Até mesmo em um sucesso country, como Breathe, da Faith Hill. Ou então do toque suave da voz de Sarah Mclachlan cantando Angel.

Santana com Faith Hill – Breathe

Ainda em Shaman, colaborações, como Seal, Macy Gray, Dido, Placido Domingo, entre outros. Já em All That I Am, podemos encontrar nomes, como Mary J. Blige, Steven Tyler, Will.i.am, Sean Paul e Joss Stone.

Em 2009, foi a vez de Rob Thomas, vocalista do Matchbox Twenty, participar de um sucesso de Santana. A canção Smooth ganhou alguns Grammys e ficou por bastante tempo nas paradas da Billboard e está presente no álbum Supernatural, que conta com participação de Dave Matthews, Laurym Hill, Cee-Lo, Wyclef Jean, Eagle-Eye Cherry e outra lenda, Eric Clapton.

Santana com Rob Thomas – Smooth

Corazón Espinado, outra das mais conhecidas, interpretada por Fher, vocalista do Maná, também está nesse disco. Ela foi escrita e produzida pelo cantor. E sabemos que tem a versão em português – Coração Espinhado – de Leonardo, lançada em 2001.

Santana com Maná – Corazón Espinado

Em 2014 lançou seu primeiro disco em espanhol e vigésimo terceiro de sua carreira – Corazón – com, é claro, participação de artistas renomados do mundo latino. Diego Torres é um deles, cantando Amor Correspondido.

Santana com Diego Torres – Amor Correspondido

 

Olha só que demais essa versão de Saideira, do Skank, com a famosa guitarra do Santana! Também está no álbum Corazón.

Santana com Skank – Saideira

Juanes também tem sua participação no disco, com La Flaca.

Santana com Juanes – La Flaca

Tem também Romeo Santos, cantando Margarita; Miguel, com Indy; The Product G&B, com Maria, Maria, num misto de pop latino e R&B. Eles já tinham colaborado em outra ocasião, com Dirty Dancin’.

Carlos Santana com The Product G&B – Maria, Maria

E mais: Shakira cantando em inglês Illegal e Gloria Estefan (que já cantou com Santana antes em No Llores, do homônimo álbum da cubana, lançado em 2007), com uma música de Cabo Verde, Beijo de Longe.

Santana com Shakira – Illegal

Sem contar com Pitbull, numa regravação de um dos sucessos de Santana de 1970, Oye Como Va. E Ziggy Marley, participando com uma música de seu pai (Bob Marley), Iron Lion Zion.

É, acho que ele tem uma vasta carreira cheia de sucessos e continua na ativa, criando ainda mais músicas para seguir com história. Ano passado ele lançou um disco novo com músicas inéditas, que foi falado aqui mesmo, no LatinPop Brasil.

X