Connect with us

El Baúl De Los Recuerdos

Nelly Furtado em espanhol – uma lista completa

Published

on

No início do ano, a Fefe Barreto falou em sua coluna Todo El Mundo sobre alguns artistas que não lançavam nada novo há algum tempo. Uns estão de volta com projetos novos, outros continuam sumidos… E tem a Nelly Furtado, que lançou um single em julho, Behind Your Back, e outro no mês passado, em setembro, Islands of Me. E o CD novo, que já tem até nome, The Ride, parece que chega em março de 2017.

Mas por que estou falando sobre isso? É que escutando as músicas novas, dando uma sapeada no Spotify, me deu vontade de escutar o disco em espanhol dela. Mi Plan foi lançado em 2009 e é recheado de parcerias muito boas.

Nelly, que, como sabemos, tem origem luso-canadense, já cantou em português, mesmo que apenas um refrão, na música Força, do seu álbum Folklore, de 2003, bem conhecida por ser a canção oficial do Campeonato Europeu De Futebol de 2004, realizado em Portugal, e, ainda no mesmo disco, em Fresh Off the Boat. 

Ainda em Folklore, Try e Powerless (Say What You Want) ganharam versões em espanhol. A primeira se chama Dar. Já a segunda, recebe o nome de Abre Tu Corazon, cantada com Juanes. A parceria deles não parou por aí. Já tinha acontecido antes, com Fotografía, do disco Un Día Normal, do colombiano, lançado em 2002, e com Te Busque, presente no álbum Loose da cantora, de 2006.

Nelly cantou ainda em espanhol nesse mesmo disco Loose, No Hay Igual, com Residente Calle 13, e há a versão em castelhano de All Good Things (Come To An End), intitulada Lo Bueno Siempre Tiene Un Final e In The God’s Hands ou En Las Manos De Dios.

 

No Hay Igual – Nelly Furtado com Residente Calle 13

 

Daí, tempos depois, seu quarto disco de estúdio é o primeiro totalmente em espanhol. Não tivemos o prazer de escutá-los juntos mais uma vez, mas tem Julieta Venegas, La Mala Rodriguez, Juan Luis Guerra, Alejandro Fernández, Alex Cuba…

O álbum teve uma promoção antes de seu lançamento e foram liberadas três faixas como singles promocionais: Más, Mi Plan, com Álex Cuba, e Bajo Outra Luz, cantada com Julieta Venegas e La Mala Rodríguez. Mas, como singles do CD mesmo foram Manos Al Aire, Más, Bajo Outra Luz (que ficou bem no estilinho da Juieta Venegas <3) e Fuerte, essa última faixa, em parceria com a cantora espanhola Concha Buika.

Uma curiosidade: o videoclipe de s é uma continuação de Manos Al Aire, que mostra Nelly e seu namorado em diversas situações e problemas com o relacionamento.

Manos Al Aire – Nelly Furtado

 

Más – Nelly Furtado

 

Com Alejandro Fernández, a participação é em Sueños, já com Juan Luis Guerra, em Como Lluvia. O disco ainda tem as faixas Vacación (composta em parceria com Julieta Venegas), Silencio, com Josh Groban, Suficiente Tiempo e Feliz Cumpleaños (essas duas últimas compostas em parceria com Alex Cuba).

E essa parceria com o cantor cubano aconteceu em boa parte do disco e fora dele. Eles ainda têm Nadie Como Tú, do CD dele desta vez, Static in The System (Ruido En El Sistema), de 2012. E ele ainda fez uma versão espanhola para Spirit Indestructible, da Nelly, chamada Espiritu Invencible.

Espiritu Invencible – Alex Cuba

 

Só que ainda não terminei minha lista das musicas da Nelly Furtado em espanhol. Além desse disco e das colaborações com Alex Cuba e Juanes, Nelly também cantou em espanhol em outros momentos. Há ainda Baldosas Mojadas, com o grupo Bajofondo; uma versão do clássico Bésame Mucho, com Lucho Gatica; El Camino De Los Sueños, com Antonio Carmona; Fantasma, em parceria com Omar Rodríguez e Sin Tí, com o porto-riquenho Tommy Tomas.

Enquanto aguardamos o disco novo dela, vale a pena matar a saudade escutando toda essa extensa lista de músicas. Uma melhor que a outra.

Sin Tí – Nelly Furtado com Tommy Torres

 

 

X