Connect with us

El Baúl De Los Recuerdos

Músicas que se parecem

Published

on

Hola! Finalmente estou de volta! Ano novo, músicas velhas.

Já falei aqui sobre casos de plágios ou suspeitas. Hoje vou falar sobre músicas semelhantes. Estava aqui escutando algumas músicas latinas que percebi que me remetiam a outras. Não necessariamente plagiadas, apenas coincidem por alguma semelhança. Bem, ao menos para mim.

Quando comecei o curso de jornalismo, os professores falavam muito em comparações, associações, em algo que remete a outra coisa, uma coisa leva a outra… achava besteira. Bom, agora eu faço isso. É algo bem natural e difícil de separar.

Minha ideia de prestar atenção nesses detalhes começou quando escutei Muévelo, do Rey Ruiz, música do disco Fenomenal, de 2000. Na hora lembrei daquela Dimelo, do Marc Anthony, lançada um ano antes, no álbum Marc Anthony.

E eu achei bem parecido também o refrão de Daria, do La Quinta Estación, com o de Yo No Te Pido La Luna, da Daniela Romo. A primeira é de 2004, do álbum Flores De Alquiler.

Já a segunda, originalmente é uma canção italiana, Non Voglio Mica La Luna, composta por Luigi Albertelli, Enzo Malepasso e Zucchero Fornaciari e interpretada pela cantora Fiordaliso para concorrer no Festival de Sanremo, no qual ficou com o quinto lugar em 1984.

Essa é uma daquelas músicas que recebem diversas versões, alguns dos intérpretes são Daniela Romo, Sergio Dalma e Pastora Soler.

E, inclusive, em 2012, na gala especial de Pastora Soler para escolha da canção que representaria a Espanha no Eurovisión daquele ano, Pastora e Sergio Dalma cantaram juntos essa música.

Sergio Dalma e Pastora Soler – Yo No Te Pido La Luna

 

Certo dia vi o clipe de Gloria Aura, Soy Tu Mal, de 2001, e nem pela música, mas o vídeo me remeteu à Britney Spears, com seu primeiro single Baby One More Time, lançado em 1998. Só assistir para ver a semelhança: os closes, os jovens entediados e depois dançantes.

Daí, a primeira vez que ouvi Solo Quiero Amanecer, da Vega, achei que fosse começar a tocar Bruce Springsteen, Philadelphia.

Ainda sobre a Vega, tenho bastante para falar das inspirações dela. Uma delas eu tenho certeza que é Sheryl Crow. Inclusive, quando ela lançou Directo Al Sol, algumas pessoas diziam parecer com Soak Up The Sun, da cantora americana. Eu não sei se é o refrão, a temática “sol”, mas eu bem acho que se parecem mesmo. Sempre que escuto Directo Al Sol, logo me vem na cabeça Soak Up The Sun.

Vega deve ter tomado muita Estrella Galicia para compor o álbum La Cuenta Atrás (2011)… Bem, deve continuar tomando, uma vez que é casada com um dos donos da cervejaria espanhola. Acredito que daí surgiu a música 1906 Estrellas Nuevas.

Essa música tem uns elementos tecnopop, com sons de teclado e sintetizadores, bem a um estilo anos 1980, tipo Chromatics. Algo que Julieta Venegas também fez em Los Momentos, disco lançado em 2013.

Julieta Venegas – Te Vi

E a Nika, com sua banda Munik também fez algo do gênero com Solo Amigos e Sígueme. E falando em Nika, em Te Callas Um Año já me fez lembrar de Goin’ Down, da Melanie C… aquele corte de cabelo curto, a revolta, o som do microfone alterado…

E o grupo OV7? É a mesma coisa que SC7 da América Latina? Aliás, O S Club 7 que é o mesmo que La Onda Vaselina, já que esse segundo foi formado no final dos anos 1980 e o grupo inglês, uma década mais tarde.

Para finalizar, a música do Alejandro Fernandez, Te Voy A Perder, de 2007, do álbum Viento A Favor, parece que se inicia com Clocks (2002), do Coldplay, de uma forma mais lenta.

E é isso. Você se lembra demais alguma música parecida com outras? Ou achou nada a ver minhas comparações? Dê sua opinião. 🙂

 

X