Connect with us

El Baúl De Los Recuerdos

Músicas para admirar a superlua

Published

on

Superlua

Segunda-feira é dia de lua cheia. Mas não é qualquer lua cheia. Teremos uma superlua! E também não será qualquer superlua! Será a maior desde 1948, quando ela estará à menor distância da Terra.

A partir de hoje à tarde já se inicia o processo. O perigeu será amanhã, na parte do dia em nosso país, então vai ver difícil ver muito bem aos olhos nus, mas nada nos impede de ficarmos de olho no céu o dia todo para contemplarmos a lua! E, é claro, observar durante a noite.

E nada melhor do que música latina para admirarmos a lua. Aqui separei algumas canções que com o tema lua, que serviu de inspiração para muitas artistas, para escutarmos enquanto estamos olhando para o céu.

Para começar, a banda espanhola Mecano lançou em 1986 o álbum Entre El Cielo Y El Suelo. Sim, praticamente o primeiro verso de Me Cuesta Tanto Olvidarte, que está presente no disco. Tem ainda Hijo De La Luna, o tema importante para a lista de hoje.

Hijo De La Luna – Mecano

 

Ao contrário dele, Eros Ramazzotti entregou a lua que lhe foi pedida. Sem dúvida estava todo entregue em Toma La Luna, de 1990, presente no disco En Todos Los Sentidos. Toma o Eros cabeludo!

Toma La Luna – Eros Ramazzotti

 

E quem se lembra deste outro italiano? Alessandro Safina, um tenor pop, que ficou conhecido pela música La Luna, do ano de 2000, trilha sonora da novela O Clone.

La Luna – Alessandro Safina

 

Agora para citar alguns temas que têm “luna llena” no nome, temos Con La Luna Llena, do Melendi, lançada em 2003; Luna Llena, de Don Omar, de 2010; outra Luna Llena, agora da dupla porto-riquenha Baby Rasta y Gringo, também de 2010. Don Omar parece ser um adorador da lua, porque, em 2004, já tinha outra música Luna.

Con La Luna Llena – Melendi

 

O grupo Gipsy Kings, como bons ciganos, adoradores da lua, principalmente a lua cheia, têm pelo menos três músicas que falam de lua. Deles, podemos encontrar El Toro Y La Luna; Sol Y Luna, do disco Pasajero, de 2006, e Luna De Fuego, do disco de estreia do grupo, lançado em 1983 e leva o mesmo nome da faixa.

O segundo álbum de estúdio dos Bacilos, lançado em 2002, leva o nome de Caraluna. O primeiro single é homônimo ao disco. A música fala de ver o rosto da pessoa amada na lua. <3

Caraluna – Bacilos

 

Em 2001, a banda de rock espanhola Fito & Fitipaldis gravou A La Luna Se Le Ve El Ombligo, do disco Los Sueños Locos.

Já o duo espanhol Estopa também quis mostrar o quanto tem a lua como musa inspiradora, eles têm duas músicas temáticas: Luna Lunera, de 2001, faixa do álbum Destrangis, e Cuando Cae La Luna, retirada do disco ¿La calle es tuya?, mais recente, lançado em 2004.

Cuando Cae La Luna – Estopa

 

Ainda tem Luna Y Sol (1998), do Manu Chao, Sol, Noche Y Luna (2005), da Chenoa, Bajo La Luna (2013), do J Balvin... eu poderia ficar aqui citando muitas outras músicas, mas até terminar, o fenômeno já vai ter passado e eu poderia perder. Então encerro por aqui e vamos curtir a lua!

X