Connect with us

El Baúl De Los Recuerdos

Música latina em novelas no Brasil

Published

on

As novelas são grandes divulgadoras de sucessos musicais, tanto canções nacionais quanto internacionais. A concorrência é grande para a escolha, porque o diretor musical verifica quais os sucessos nacionais e internacionais se encaixam com a história. Vez ou outra, encontramos alguma música latina que logo se torna um êxito em nosso país.

Como foi o caso da novela caribenha Kubanacan, da Rede Globo, de 2003. Pudemos ver um repertório musical recheado de boleros, entre eles, No Me Platiques Más, interpretada pela cantora espanhola Gisela, a mesma do Operación Triunfo 2001 e representante de Andorra no Eurovision em 2008 que já comentei aqui. Essa música também foi cantada por Cristian Castro na novela; La Puerta, de Luis Miguel; Jose Feliciano aparece com Contigo Aprendi; Osvaldo Farrés com Quizás, Quizás, Quizás, e, na voz de Nana Caymmi, Contigo En La Distancia.

Tá certo que muitas das músicas são bastante conhecidas na voz de outros. No Me Platiques Más é uma delas. Luis Miguel também tem sua versão. Ele que caiu nas graças do público brasileiro e já esteve presente nas trilhas sonoras de diversas novelas, dentre elas:

Mico Preto (1990) – cantando Fría Como El Viento

Deus Nos Acuda (1992) – cantando La Barca

Tropicaliente (1994) – cantando El Día Que Me Quieras

Salsa e Merengue (1996) – cantando Dáme

Anjo Mau (1997) – cantando Bésame Mucho

A Lua Me Disse (2005) – cantando Nos Hizo Falta Tiempo

Belíssima (2006) – cantando Usted

Salve Jorge (2013) – cantando Tres Palabras

Outra novela da Globo que teve alguns clássicos da música latina em sua trilha sonora foi Salsa e Merengue (1996). Além da já citada Dáme, na voz de Luis Miguel, podemos encontrar, no disco, Shakira, com Dónde Estás Corazón, Azucar Moreno interpretando Solo Se Vive Una Vez, Chayanne cantando Solamente Tu Amor, Ricky Martin cantando Maria, as italianas Incancellabile, de Laura Pausini, e L’Aurora, de Eros Ramazzotti e, finalmente, Si Tu No Estás, com Rosana.

A trilha sonora internacional de Tropicaliente (1999), novela que recentemente terminou sua reprise no canal Viva, é composta inteiramente por músicas latinas:

Porque Te Vas – Jose Luis Perales

Conga – Gloria Estefan

Ansiedad de Besarte – Nat King Cole

Piel Canela – Linda Ronstadt

Quien Me Tienda La Mano – Pablo Milanés

La Magia del Ritmo – Marie Claire D’Ubaldo

Años – Mercedes Sosa & Pablo Milanés

Vivire – Juan Luis Guerra

La Gota Fria – Carlos Vives

El Dia Que Me Quieras – Luis Miguel

Cuando Calienta el Sol – Trini Lopez

Nosotros – Eydie Gormé & Trio Los Panchos

Oye Como Va – Santana

El Reloj – Francisco Xavier

De Que Callada Manera – Ana Belen & Pablo Milanés

Canción Unidad – Pablo Milanés

Não posso deixar de lado novelas não brasileiras mas que fizeram muito sucesso por aqui e que deram notoriedade para muitos artistas latinos, como foi o caso de Thalía e suas clássicas Maria Mercedes (1992), Marimar (1994), Maria do Bairro (1995), transmitidas pelo SBT e que fizeram dela muito conhecida no Brasil, principalmente como cantora, com diversas participações em programas nos anos 1990.

Thalía pela primeira vez no Domingo Legal, apresentado por Gugu, em 1997

 

Thalía protagonizou outras novelas, como Quinceañera, exibida pelo SBT em 1991 com o título de Quinze Anos e, em 1997, pela CNT como Meus Quinze Anos, com uma abertura diferente da original, tendo a cantora mexicana interpretando Gracias a Díos, ainda com fragmentos de Maria Mercedes inseridos. O Neto já falou de Thalía e de outras cantoras atrizes aqui.

Apesar de a emissora de Silvio Santos ter transmitido (e reprisado várias vezes) diversos títulos, como A Usurpadora, O Privilégio de Amar, Carrossel, Os Ricos Também Choram, Ambição, A Feia Mais Bela, Amigas e Rivais, Café Com Aroma de Mulher, Esmeralda, Rubi, Carinha de Anjo, Luz Clarita, Chispita, entre outros, as trilhas sonoras dessas novelas, em sua maioria, eram compostas por músicas brasileiras, como foi em A Usurpadora que tem a abertura cantada Paulo Ricardo (Sonho Lindo) e O Privilégio de Amar, por Marcelo Augusto (O Amor Sabe O Que Faz). Já Chispita, teve um disco lançado no Brasil que incluía músicas até mesmo de Gugu Liberato.

A Rede TV! também aderiu à moda das novelas latinas transmitindo temas, como as colombianas Betty, A Feia (que deu origem a versões de outros países, incluindo Ugly Betty e a mexicana transmitida pelo SBT, A Feia Mais Bela) e Pedro, O Escamoso (2003) e as venezuelanas Gata Selvagem (2003) e Paixões Ardentes, também como temas cantados em português.

Tem os casos das novelas musicais, como a argentina Chiquititas, transmitida pelo SBT e que teve versões brasileiras, a mexicana Rebelde, também televisionada pelo SBT, que também conta com versão brasileira, e da argentina Violetta, transmitida pelo Disney Channel e pela Band, séries musicais que evidenciaram diversos cantores e cantoras, como Dulce Maria, Anahí que fizeram parte do RBD e têm carreira solo consolidada, que você pode acompanhar sempre no LatinPop Brasil. Inclusive, aqui você pode ver como foi o show da Violetta no Brasil.

A Globo também tem as novelas temáticas italianas recheadas de… músicas italianas, como Terra Nostra (1999), Esperança (2002) e Passione (2010). O tema de abertura de Terra Nostra foi Tormento D’Amore, interpretada por Agnaldo Rayol e Charlotte Church. No mesmo folhetim tivemos José Augusto cantando O Sole Mio!; Toquinho, com Comme Facette Mammeta; Zizi Possi cantando Lacreme Napulitane/Vurria, dentre outros brasileiros interpretando canções italianas.

Laura Pausini cantou na abertura de Esperança sua canção Speranza, que também teve uma versão interpretada em vários idiomas com outros artistas, Gilbert, Alejandro Sanz e Fama Coral.

A Família Lima está entre as canções de Terra Nostra com Funiculì, Funiculà e de Esperança com Marechiare. E Mafalda Minnozzi, em Terra Nostra, interpretando Come Le Rose, e em Esperança, Passa e Va.

Já a novela do Totó (Tony Ramos), Passione, tem Wilson Simonal cantando em italiano Ecco Il Tipo (Che Io Cercavo), Pino Donaggiolo, com Che Non Vivo Senza Te, Mina Mazzini interpretando Questa Vida Loca, Paolo Conte, Via Com Me, entre outros.

Algumas músicas latinas (incluindo as italianas) em novelas

Maná – Vivir Sin AireMulheres Apaixonadas

Paolo – Noche de RondaMulheres Apaixonadas

Shakira – Te Dejo MadridMulheres Apaixonadas

Tiziano Ferro – ImbranatoMulheres Apaixonadas

Donato & Estefano – Estoy EnamoradoExplode Coração

Julio Iglesias – Sin Excusas Ni Rodeos Explode Coração

Gipsy Kings – Rumba de NicolasExplode Coração

Los Del Rio – MacarenaExplode Coração

Laura Fygi – Sabor A MiAquarela do Brasil

Julieta Venegas – IlusiónAlém do Horizonte

Bajofondo – Pa’ BailarA Favorita

Henrique Iglesias – Solo En Ti (Only You) – Anjo Mau

Amedeo Minghi – Cantare È D’amoreAnjo Mau

Juan Luis Guerra – Romance Rosa – De Corpo E Alma

Lucio Dalla – CarusoDe Corpo E Alma

Gipsy Kings – Bamboleo – Que Rei Sou Eu

Gipsy Kings – Passion – Pedra Sobre Pedra

Alessandro Safina – Luna O Clone

La Soledad – Una Historia de Amor (Loca Por Tu)Suave Veneno

Juanes – Para Tu AmorPáginas Da Vida

Tiziano Ferro – Ed Erro Contentissimo Páginas da Vida

Juanes – És Por TiFlor Do Caribe

Ricardo Arjona – Mi Novia Se Me Esta Poniendo Vieja Flor Do Caribe

Shakira – RabiosaMorde E Assopra

Shakira – Antes De Las SeisAquele Beijo

Luis Fonsi – Quién Te Dijo EsoVitória (novela da Record)

Laura Pausini – Invece NoCaras e Bocas

Laura Pausini – Se Non Te Em Família

Wes & Dori Ghezzi – Noi Due Per SempreCorrida de Ouro

Diego Torres – Qué SeráAmor E Intrigas (novela da Record)

Gloria Estefan – Con Los Años Que Me QuedanSonho Meu

Gloria Estefan – Por Un BesoAmérica

Franco Micalizzi – L’Ultima Neve Di PrimaveraOs Gigantes

Luciano Bruno – Vattene Amore – Zazá

Mafalda Minnozzi – Con Te PartiròZazá

Mafalda Minnozzi – Ci SaroAndando Nas Nuvens

Christina Aguilera e Alejandro Fernandez – Hoy Tengo Ganas De TiLa Tempesdad (novela mexicana produzida em Salvador em 2013)

 

Alguns brasileiros que cantaram em espanhol ou em italiano em novelas

Caetano Veloso – Un Vestido Y Un Amor Amor À Vida

Ney Matogrosso – CoubanakanKubanakan

Ney Matogrosso – Dos CrucesSinal De Alerta

Zizi Possi – Per AmorePor Amor

Jerry Adriani e Mafalda Minnozzi – Con Te PartiròZazá

Renato Russo – La SolitudineCara e Coroa

Renato Russo – La Forza Della VitaO Rei Do Gado

Tem bastante coisa, mas, ao mesmo tempo, ainda não é o suficiente, comparado à quantidade de músicas e de novelas. E aí, faltou alguma novela? Alguma música?

X