Principal / Colunas / El Baúl De Los Recuerdos / De Despacito a La Mordidita – música latina no diminutivo
Despacito já é um dos 5 videoclipes mais vistos da hitória
Imagem: Reprodução

De Despacito a La Mordidita – música latina no diminutivo

Esses dias estava escutando a discografia da Julieta Venegas e me deparei com a música Suavecito, que eu não me recordava que existia. E, antes mesmo de escutá-la, logo me veio na cabeça sabe o quê?

Pasito a pasito, suave suavecito

Nos vamos pegando, poquito a poquito

Pois é… a música do momento…

Despacito – Luis Fonsi com Daddy Yankee

Aí eu fiquei pensando: será que existe muitas músicas no diminutivo? As pessoas costumam cantar com letras no diminutivo? No Brasil temos esse costume? Acho que só conheço duas… Beijinho Doce e Só No Sapatinho… tem mais?

Em espanhol tem, sim!

Tem La Mordidita, do Ricky Martin. Música de 2015, do álbum A Quien Quiera Eschuchar.

La Mordidita – Ricky Martin

Tem também uma parecida de nome, porque a música é totalmente diferente, La Monedita, da La Santa Cecilia. Essa é de 2013, e o álbum é o Treinta Días. A banda é mexicana e traz uma mistura de ritmos latinos além de bossa nova.

Pra lembrar mais uma vez a letra de Despacito, temos Poquito A Poquito, com a dupla Sonny & Vaech. E, assim, ela é um pouco mais antiga que o sucesso atual.

Así despacito de poquito en poquito
Así despacito te me vas metiendo en el corazón

Nessa onda, tem ainda Poquito A Poco, do Estopa, lançada em 1999, no álbum que leva o mesmo nome da banda, além de outra com o mesmo nome, do colombiano Omar Geles.

Daí já me lembrei de Santa Lucía, do Miguel Rios, porque tem “Poquito a poco” na letra. Essa já é um pouco mais antiga, de 1980, e está no disco Rocanrol Bumerang.

Voltando com os títulos de canções com diminutivo, Chayanne e Luis Miguel gravaram, cada um sua versão, de Amorcito Corazón, originalmente composta para o filme mexicano Nosotros Los Pobres, de 1948, com Pedro Infante.

Caminito, tango interpretado por Carlos Gardel, de 1926, pode parecer uma homenagem para a tradicional rua de Buenos Aires, que à época era bem diferente de como vemos hoje. Mas é, na verdade, inspirada na cidade de Olta, província de La Rioja, também na Argentina e que tem um monumento chamado Caminito.

Julio Iglesias também gravou essa música em 1976, para o disco America.

E, para finalizar, Manuel Carrasco canta Uno x Uno. Do disco de 2015, Bailar El Viento. Essa também não tem diminutivo no nome, mas tem na letra, então está valendo!

En cada momentito 
Que tú me tienes y estás conmigo
Lluvia de estrellas que se disparan
Dilo bajito que me hace falta
Dilo bajito que me hace falta

Uno x Uno – Manuel Carrasco

Será que tem mais músicas nesse diminutivo? Se você souber, me conta! 😉

Comentários

comentários

Ver também

Luis Fonsi

Luis Fonsi canta Despacito em plena Times Square, em NY

Se há um ano Luis Fonsi era um dos melhores baladistas da música latina, Despacito …

X