Connect with us

El Baúl De Los Recuerdos

A metamorfose de Luis Fonsi, de baladista a Despacito

Published

on

Luis Fonsi

O Luis Fonsi está fazendo maior sucesso com Despacito, parceria com Daddy Yankee. A música tá na boca e na playlist de todo mundo, ainda mais agora com a nova versão com Justin Bieber. Mas você sabia da origem romântica do cantor?

Ele lançou seu primeiro álbum há pouco menos de 20 anos. Comenzaré (1998) foi seu disco de estreia, recheado de baladas românticas, carro-chefe do porto-riquenho.

Perdóname, um dos primeiros singles, já mostra a carinha de jovem de Luis Fonsi, em versão bem romântica. Do mesmo álbum e mesmo estilo, Si Tu Quisieras. A mais agitadinha do disco é Me Iré.

Perdóname – Luis Fonsi

Em 2000 foi lançado Eterno. Imagíname Sin Ti fez bastante sucesso no mercado latino. Já Mi Sueño foi a primeira música composta pelo artista. Já em No Te Cambio Por Ninguna vemos um Luis Fonsi mais dançante.

O disco também teve direito a algumas versões em inglês: Love Me Or Let Me Go e Imagine Me Without You.  É aqui que também encontro minha música favorita dele: Sería Fácil.

Mi Sueño – Luis Fonsi

 

Amor Secreto, de 2002, apresenta, além das baladas românticas, canções mais para o pop latino, com pitadas de R&B, como podemos escutar em Amor Secreto, Fuera De Control, Entrégate, Tienes Para Dar e Irresistible.

Amor Secreto – Luis Fonsi

Ao mesmo tempo, foi gravado seu primeiro disco totalmente em inglês, Fight The Feeling. Em sua maioria são versões de Amor Secreto.

Em seu quarto disco em espanhol, Luis Fonsi mostrou versatilidade com produções mais caribenhas, que podemos notar em Yo Te Propongo e A Eso Que Llaman Amor. Já ¿Quién Te Dijo Eso? e Abrazar La Vida (que dá nome à obra) foram singles.

Abrazar La Vida – Luis Fonsi

La Fuerza De Mi Corazón, cantada com Christina Valemi, faz parte da trilha sonora da animação espanhola El Cid: La Leyenda, baseada na história do cavaleiro Rodrigo Díaz e Vivar.

La Fuerza De Mi Corazón – Luis Fonsi

Já em Paso A Paso (2005), mais um álbum de êxitos, além da balada romântica, como Nada Es Para Siempre, tão característica do cantor, ele também canta pop e rock. Arropame, Estoy Perdido, Por Una Mujer são bons exemplos.

Por Una Mujer – Luis Fonsi

 

Com o mesmo estilo musical do disco anterior, em 2008, chega ao mercado Palabras Del Silencio. Llueve Por Dentro, No Me Doy Por Vencido e Aunque Estes Con El são algumas das baladas que fazem parte desse trabalho.

Aqui Estoy Yo conta com a participação de Aleks Syntek, Noel Schajris e David Bisbal. Muito romantismo junto.

Aqui Estoy Yo

Em 2011, foi lançado En Tierra Firme, com temas, como Gritar, Respira e Claridad.

8 é o disco mais recente, de 2014. Tem colaborações de Juan Luis Guerra, em Llegaste Tu, que é dedicada à sua filha e de Noel Schajris, em No Te Pertenece.   

Llegaste Tu – Luis Fonsi e Juan Luis Guerra

Luis Fonsi diz que não vai abandonar completamente o romantismo musical, apesar do fenômeno reggaeton Despacito. Parece que seu disco vai estar bem mesclado dos dois estilos.

É aguardar para conferir. Por enquanto a gente escuta essa voz gostosa e romântica nas canções antigas e também na atual. Do jeito que cada um preferir! ?

X