Connect with us

El Baúl De Los Recuerdos

Lembranças dos anos 1990

Published

on

Esta semana a coluna é realmente para quem gosta de música latina passou a adolescência nos anos 1980/1990 recordar. E para quem é mais novo ter conhecimento, se já não viu algum relato do tipo.

Hoje em dia é muito fácil ver um clipe, seguir um artista, conhecer novas músicas. Mas essa geração não sabe o quanto a gente sofria para escutar aquela música de novo. Ou ver aquele clipe mais uma vez. Ou até mesmo descobrir que banda ou cantor(a) estava cantando.

Aquela expectativa de ficar em frente do rádio, com a fita na posição para gravar, os dedos prontos para apertar o “REC” e iniciar a gravação no exato momento que a música começasse a soar no rádio. E depois o momento certo de interromper a gravação no meio daquela falação toda do locutor em cima da música.

Na televisão não era muito diferente. A MTV americana teve sua primeira transmissão no início dos anos 1980. No Brasil, a primeira vez que a emissora foi ao ar foi em 1990; a terceira do mundo, depois da americana e da europeia. Não que houvesse muitas outras a serem lançadas.

Anos depois, mais precisamente em 1993, chegou para nossos vizinhos a MTV Latina, porque somos exclusivos… ou isolados da América Latina.  Um sonho de consumo para poder ver todos os vídeos latinos e conhecer novos artistas!

Não era fácil conseguir ver os vídeos da Thalia, da Shakira – eu tinha uma fita VHS com todos os clipes da Shakira morena –, do Alejandro Sanz, da Gloria Estefan, do Ricky Martin, do Chayanne, Enrique Iglesias… Até me surpreendeu passar por aqui os acústicos da Julieta Venegas e do Diego Torres, sendo que mal passavam os clipes deles na MTV Brasil.

Ricky Martin – Maria (1995)

 

 

 

Por exemplo, o Disk MTV foi criado em 1990, para trazer na programação os 10 clipes mais votados pelo telefone naquele dia. Com ele, veio o Top 20 Brasil, um ranking semanal dos 20 videoclipes mais pedidos da semana. Tanto em um quando no outro sempre tinha a presença do cantor Jay Vaquer, que desconfio só o pessoal da MTV conhecia, seja nas paradas ou seja como convidado.

Mas também conseguimos ver alguns deles artistas latinos aqui no Brasil. Nos anos 1990 conseguíamos ver aquela colombiana, a morena Shakira.

 

Shakira – Un Poco de Amor (1995)

 

 

Ou este icônico videoclipe da Thalia. Talvez seja o primeiro que tenho lembrança de ter assistido da mexicana. A quantidade variada de sutiãs é impactante e capaz de prender nossa atenção e fazer se perguntar “ahn?”

 

 

E quem se lembra de Chris Duran?

Chris Durán – Te Perdi (1997)

 

Em 2001, a Shaki participou do Disk MTV, apresentado pela Sabrina Parlatore na ocasião.

Juanes foi entrevistado ao vivo no Disk MTV por Leo Madeira em 2003. E, embora, infelizmente, nunca tenha chegado a fazer show no Brasil, nos trouxe alguma esperança na época.

E, mesmo com toda essa tecnologia, eu estava em outro planeta quando lançaram esse dueto em português de Thalia com o brasileiro Daniel porque só fiquei sabendo agora, enquanto pesquisava algumas músicas. Simplesmente chocada!

Thalia e Daniel – Estou Apaixonada

Para geração mais recente, teve sim bastante RBD na MTV! Anahí já foi entrevistada, Dulce Maria, Christian, Christopher… Os fãs puderam sentir esse gostinho de citarem RBD na programação do canal. Mas já era, inclusive, uma época diferente.

Meu intuito não é falar de emissora, mas de mostrar a nossa dificuldade outrora e também mostrar a facilidade de agora em outros canais, como Youtube, ou outros aplicativos. Agora tudo ficou mais fácil. Fácil até demais. A gente sofria, mas relembrar disso, pensar em como era sofrido até que é divertido e traz bastante recordações.

 

Ricky Martin feat. Lamari de Chambao – Tu Recuerdo

 

X