Connect with us

El Baúl De Los Recuerdos

Dia Mundial do Livro: 7 livros que inspiraram a música latina

Published

on

Hoje, 23 de abril, é Dia Mundial do Livro! Mas, e o que isso tem a ver com música latina?

Sei que existem muitas biografias de cantores. Música e literatura andam lado a lado. Mas também há tantas músicas baseadas em obras literárias. Vou citar algumas do mundo latino.

 

  1. Quijote – Julio Iglesias

O personagem do espanhol Miguel de Cervantes, da famosa obra literária Dom Quixote De La Mancha, de 1605, foi inspiração para o cantor em uma versão moderna, com direito a veleiro, de 1982. A letra cita ainda Dulcinea del Toboso, musa inspiradora do protagonista.  

 

  1. El Tiempo Es Dinero – Soda Stereo

A música é do disco homônimo, lançado em 1984. Nela é citado o personagem do escritor irlandês Oscar Wild, Dorian Grey, protagonista de O Retrato De Dorian Grey, de 1890.

 

  1. Peter Pan – El Canto Del Loco

Peter Pan é um personagem criado por James Matthew Barrie, em 1911, que conhecemos muito bem do teatro, dos cinemas e da literatura. A banda cita na letra da música, de 2008, tanto o protagonista como também a Sininho (Wendy).

 

  1. Rosas – La Oreja De Van Gogh

A canção do disco Lo Que Te Conté Mientras Te Hacías La Dormida, 2003, faz referência a um dos romances espanhóis mais conhecidos, Tempo De Silencio, de Luis Martín Santos, publicado originalmente em 1962.

 

  1. Burbujas De Amor – Juan Luis Guerra

No capítulo oito do romance do argentino Julio Cortázar, Rayuela (1963), a personagem Manga toca o nariz num aquário, da mesma forma, Juan Luis Guerra, faz essa citação na letra da música de 1990:

“Quisiera ser un pez
Para tocar mi nariz en tu pecera
Y hacer burbujas de amor por dondequiera
Pasar la noche en vela
Mojado en ti

 

  1. Las Batallas – Café Tacvba

A referência dessa canção (1992) é da história de um amor impossível entre o jovem Carlos e a mãe de seu amigo, Mariana, que se passa nos tempos da Segunda Guerra Mundial, do mexicano José Emilio Pacheco, As Batalhas No Deserto, de 1981.

“Oye Carlos 
por qué tuviste 
que salirte de la escuela esta mañana 
Oye Carlos 
por qué tuviste 
que decirle que la amabas a Mariana”

 

 

  1. Ese caminho – Julieta Venegas

A inspiração da mexicana foi o escritor norueguês Karl Ove Knausgård e a coleção A Minha Luta, romance autobiográfico dividido em seis partes. O primeiro livro foi publicado em 2009, enquanto que a música lançada em 2015.

 

X