Principal / Colunas / De Reina Para Reina / De preconceito a política, o ativismo da música latina
bandeira lgbt

De preconceito a política, o ativismo da música latina

Hola mis reinas!

Minha Santa Maria la del Barrio que semana foi essa que passou? Foi literalmente tiro, porrada e bomba ao redor do mundo, show de machismo e discriminação.

FB_IMG_1466788335152

Assistir TV? Só se estivermos usando um colete a prova de balas pra não ser alvejado ou com um terço na mão com tanta notícia sangrenta.

FB_IMG_1448386511731

Mas agora é hora de se desligar desse vuco-vuco, mas sem ignorar a existência dessas situações!

O que a música latina tem a ver com isso? Tudo! Sempre digo que, independente de orientação sexual, religião e etc… para o ser humano, a música é uma fonte de escape para aliviar a tensão de uma semana sobrecarregada e nos inspirar a sonhar novamente.

1480e6468b4216692f04cc62d5f9d806780e56aa02a5bed42e5bc1e7e6c27530

Temos vários exemplos de artistas que são explicitamente envolvidos em causas políticas, educacionais e/ou que defendem os grupos que mais sofrem com a discriminação, assim como os negros, mulheres, e todos os outros que pertencem as letras da sigla LGBT e os incentivam a lutar pelos seus ideais. Poderia passar horas falando dos projetos das manas e dos boys que levam em suas letras a inspiração para lutar por um mundo melhor e para sermos uma pessoa melhor.

Mas já que as causas sociais são muitas, vamos falar sobre hinos da música latina que abordam temas para nos encorajar e também dão aquela espetadinha básica em assuntos polêmicos, assim como a política.

Levantem a cabeça princesos e princesas!!

O poder da mulher é interpretado pela rainha das gay espanhola, Monica Naranjo: Respeito e liberdade são as palavras chaves.

Xô preconceito! Quem você ama ou a cor da sua pele não importa! Christina Aguilera nos mostra claramente nessa canção mais do que linda!

Um hino pela paz na voz de Juanes, uma oração pedindo pela proteção para todos aqueles que amamos!

Essa é para a alma: acredite em você sem dar ouvidos para quem não conhece a sua luta! Solta o som Natalia Jiménez!

A luta contra o preconceito fica mais fácil quando temos um mozão do nosso lado, afinal, o amor é uma coisa bem simples, mas tem o poder de curar tudo, vem com tudo Tiziano e Malu!

Na mesma pegada que Tiziano, vem com tudo Ricky Martin, seu gostoso!

E tem gente que enche nosso saco apenas porque temos algo de “diferente”: seja o estilo, o gosto, ou até mesmo uma costelinha a menos, né Thalia? Mas o que importa é que você arrasa! e muito!

Acordem queridinhas!

Agora vamos ouvir algumas músicas que criticam ou ironizam a política, pois para lutar pelos nossos direitos temos que formar uma opinião sobre o assunto, por mais chato que seja para alguns (inclusive para mim).

Um apelo na voz de Gloria Trevi, qualquer semelhança com a política brasileira é pura coincidência (Obs: a música é de 2004)

O protesto da Shakira pelo fato dos meios de comunicação ocidentais não se importarem mais com o país asiático Timor-Leste da mesma forma quando ocorreu sua independência.

Uma crítica dura e direta à política mexicana e a corrupção em “Gimme the power” pelo grupo Molotov, a letra é sensacional!

Besos de lentejuelas!

Comentários

comentários

Ver também

Ricky Martin admitiu que pode voltar a namorar mulheres

Eita! Ricky Martin namorando mulheres de novo? E o gêmeo perdido do Maluma

♪ Então é quase Nataaaaaaaal, e o que você fez? Pegou os boy magiaaaaaaaaaa ou …

X