Principal / Colunas / Ahh... Itália / Orgulho argentino, paixão italiana
Loja na Avenida Corrientes, em Buenos Aires, com cartazes do Andrea Bocelli e do Il Volo

Orgulho argentino, paixão italiana

Sábado à noite. É 9 de julho. A Argentina comemora os 200 anos de sua independência. As ruas do centro de Buenos Aires estão lotadas. O feriado e a temperatura convidam as multidões. São milhares de argentinos celebrando a data das mais diversas maneiras. Em meio a tantos argentinos, há ao menos um brasileiro: eu.

A famosa avenida 9 de Julio está tomada. Por todos os lados, o que mais se vê é orgulho nacional. Chapéus, casacos, cachecóis, camisetas… tudo azul, azul bandeira argentina. As bandeiras argentinas, por sinal, são presença obrigatória: nas mãos dos pedestres, nas janelas, nos outdoors. E, em meio a tantas coisas, uma cena me chama a atenção.

Na avenida Corrientes – que divide o Obelisco com a 9 de Julio –, há uma pequena loja voltada à música. Vende CDs e DVDs, basicamente. Me deu a impressão de ser um estabelecimento bastante simples, porém muito tradicional no bairro.

As paredes estão tomadas por cartazes. São diversos artistas, cujos trabalhos estão disponíveis na loja. Na porta, único lugar visível para quem anda pela calçada, minha surpresa. Dois nomes italianos estão ocupando aquele espaço nobre: Andrea Bocelli e Il Volo.

Algumas horas mais tarde, volto a passar por este estabelecimento. Há uma multidão de pessoas na porta. Acreditem: pararam para assistir ao DVD do Andrea Bocelli, que está sendo exibido em um televisor próximo à porta de entrada. São 20, 30 pessoas. Ocupam quase toda a calçada. Vestidos com as cores da bandeira argentina. Mas apreciando a música italiana.

E não foi coincidência. Nos meus dias em Buenos Aires, percebi que a música italiana faz parte do cotidiano da cidade. Escutei (amém!) Laura Pausini no transporte coletivo. Eros Ramazzotti em um restaurante.

A Argentina é a terra da carne. Mesmo assim, há mais pizzarias do que churrascarias em Buenos Aires. E a presença italiana também é muito clara no âmbito musical. Mesmo em dia de orgulho nacional.

Comentários

comentários

Ver também

gabbani_gorila

Francesco Gabbani confirma gorila no Eurovision

A música ainda precisa de ajustes, mas o que todo mundo queria mesmo saber era …

X