Connect with us

Ahh... Itália

O italiano da música francesa

Published

on

O cantor e compositor Davide Esposito tem alcançado maior sucesso na França do que na Itália

Olá, leitores do LatinPop!

Há alguns meses, a canção A Cavallo Del Vento foi lançada no mercado italiano. Sua repercussão não foi das maiores do verão local – nem o nome de Davide Esposito, seu intérprete, é dos mais conhecidos. Entretanto, Esposito é um artista de grande importância para a música. Porém, mais da França do que da Itália.

Como cantor, mesmo em terras francesas, Davide Esposito não está entre os artistas de primeiro escalão. Mas como compositor, ele possui um currículo de enorme respeito. Diversos singles compostos por ele chegaram ao topo dos charts franceses, nas vozes de diversos intérpretes de primeiro escalão.

Abaixo, listo as (na minha opinião) sete melhores canções assinadas por Esposito que viraram sucesso na França:

7. Amaury Vassili – Lucente Stella

O tenor francês Amaury Vassili é famoso por ter representado a França na edição de 2011 do Eurovision Song Contest, com a excelente Sognu. Seu trabalho, porém, vai muito além do que foi apresentado em Düsseldorf. E Davide Esposito é um dos responsáveis por compor diversas canções dos álbuns de Vassili. Entre elas, destaco Lucente Stella – uma versão cantada para aquela música que embala as festas de formatura.

6. Emmanuel Moire – Là Où Je Pars

Emmanuel Moire é, sem sombra de dúvida, um dos maiores cantores do atual cenário musical francês. Há quase dez anos, Moire dava os primeiros passos de sua carreira. E um de seus primeiros singles, Là Où Je Pars, foi composto por Esposito. Além de tudo, a canção deu nome ao primeiro álbum do popstar francês.

5. Olympe – C’est Facile

Olympe é um dos mais talentosos cantores a sair do The Voice da França. Sua versão para Zombie, dos The Cranberries, é de tirar o fôlego. Um dos maiores sucessos próprios de Olympe é a envolvente C’est Facile, que é assinada por Esposito.

4. Élodie Frégé feat. Michal – Viens Jusqu’à Moi

Viens Jusqu’à Moi é, até hoje, o maior sucesso das carreiras tanto da Élodie Frégé quanto do Michal – respectivamente, campeã e vice da terceira temporada do reality show Star Academy, versão francesa do Operación Triunfo. E é, também, um dos maiores êxitos assinados por Davide Esposito. A canção é de 2004, mas continua totalmente atual. Extremamente envolvente.

3. Mickaël Miro – J’Apprendrai

Outro grandíssimo talento a cantar a uma composição de Davide Esposito foi Mickaël Miro. J’Apprendrai é uma música totalmente francesa. Mas dá para sentir, na alma da melodia, uma presença italiana.

2. Nolwenn Leroy – Juste Pour Me Souvenir

Poucos nomes da música francesa gozam da fama e do respeito de Nolween Leroy. Seu single Juste Pour Me Souvenir, que foi co-composto por Esposito, é um dos trabalhos mais recentes lançados por ela. A canção teve boa recepção no mercado francófono, e é realmente de primeira qualidade.

1. Grégory Lemarchal – Écris L’Histoire

A biografia do cantor Grégory Lemarchal é das mais tocantes da música francesa. Ele alcançou a fama bastante jovem, em 2004, ao vencer a quarta edição do Star Academy (mesmo reality que revelou, no ano anterior, Élodie Frégé e Michal). Sua carreira estava em completa ascensão, com diversas canções ocupando as primeiras posições das paradas locais. Em meio ao enorme sucesso, em 2007, ele anunciou estar com sérios problemas de saúde. Por isso, resolveu seguir ordens médicas e interromper os trabalhos por algumas semanas. Pouco após este anúncio, morria (aos 23 anos) na fila de aguardo por um transplante de pulmões. Nesses menos de três anos de carreira, foram inúmeros hits. Entre eles, o meu predileto é exatamente o composto por Esposito: Écris L’Histoire é uma obra-prima. E também ganhou versão em italiano, cantada pelo próprio Esposito.

Ahh... Itália

As dez melhores músicas da Itália em 2016 (parte 2)

Published

on

Comunque Andare, da Alessandra Amoroso, é uma das melhores músicas da Itália em 2016

Olá, leitores do LatinPop Brasil!

Assim como em 2015, este colunista listou suas dez músicas da Itália prediletas lançadas durante o ano. Semana passada, esta retrospectiva teve seu início, apresentando as músicas que ocuparam do 10º ao 6º lugar do ranking. Hoje, concluiremos o top ten, exibindo os cinco singles que, na opinião do Aah… Itália, foram os melhores de 2016.

Aproveito o momento para desejar a todos os leitores um 2017 maravilhoso, cheio das mais belas emoções e memórias – e com muita música italiana de primeira qualidade!

Aqui está o, a meu ver, top five da Itália em 2016:

As 10 melhores músicas da Itália em 2016 – Parte Final

5. Emma – Io Di Te Non Ho Paura

Emma renascida, melhor do que nunca, com uma canção extremamente forte, em todos os aspectos – voz, letra, clipe…

4. Marco Carta – Non So Più Amare

Sim, uma canção do Marco Carta já esteve na lista deste ano: Stelle, na 7ª colocação. Porém, como escrevi semana passada, Come Il Mondo foi o melhor álbum de 2016 – tão bom, que dois singles mereceram estar neste top ten. Non So Più Amare é a perfeição do pop-rock.

3. Simonetta Spiri, Greta, Verdiana, Roberta Pompa – L’Origine

Simonetta, Greta, Verdiana e Roberta são quatro mega talentos, com quatro vozes excelentes. Primeiramente, elas lançaram L’Amore Merita – e deram a sensação de que ficaram devendo. Mas a segunda tentativa pagou essa dívida, com muitos juros: L’Origine foi capaz de reunir o que há de melhor das quatro. Viciante!

2. Alessandra Amoroso – Comunque Andare

Após um período um pouco estranho na carreira, em que dava a impressão de que talvez estivesse em decadência, a Alessandra Amoroso renasceu em 2015 e 2016, mostrando que ainda tem muita lenha para queimar. Comunque Andare é daquelas músicas que dá para ouvir em repeat eterno, sem cansar.

1. Elisa – No Hero

2016 foi o ano da Elisa. Comunque Andare é composta por ela. No Hero, também. E, a meu ver, No Hero não é só indiscutivelmente a melhor música italiana de 2016: é a melhor canção do ano do mundo inteiro! Incomparável!!

Vale ressaltar: este ranking não tem a menor pretensão de ser definitivo, e nem é a lista oficial do LatinPop Brasil, que você confere a partir do dia 1º de janeiro! Este é um top ten exclusivamente meu, com o meu gosto pessoal – as dez canções que eu mais curti durante 2016.

Continue Reading

Ahh... Itália

As dez melhores músicas da Itália em 2016 (parte 1)

Published

on

Imagem do vídeo clipe de 100 Mila Watt, da cantora italiana Dolcenera, um dos melhores lançamentos da músicas da Itália em 2016

Olá, leitores do LatinPop Brasil!

Fim de ano não é fim de ano sem que haja listas e mais listas com o que de melhor (e de pior) o período ofereceu. E o Aah… Itália não poderia fugir à regra: assim como em 2015, este colunista reserva as duas últimas semanas de dezembro para elencar as dez melhores canções italianas que foram lançadas durante o ano.

Vale ressaltar: este ranking que eu oferecerei não tem a menor pretensão de ser definitivo, e nem é a lista oficial do LatinPop Brasil. Ele é um top ten exclusivamente meu, com o meu gosto pessoal – as dez canções que eu mais curti durante 2016. Portanto, sintam-se no direito de discordar (ou de concordar, óbvio, que eu acharia ótimo!) e, inclusive, criar suas próprias listas na nossa área de comentários.

Neste texto, apresentarei as canções que ficaram do 10º ao 6º lugar. No da próxima semana, virá o top five. Só para guardar um pouquinho de suspense, sabe como é, né?

As 10 melhores músicas da Itália em 2016

10. Giusy Ferreri – Come Un’Ora Fa

É a canção que mostra, para quem só a conhecia de Roma-Bangkok, que a Giusy tem muito mais a oferecer do que pode demonstrar no dueto com a Baby K.

9. Arisa – Una Notte Ancora

Com Uma Notte Ancora, Arisa demonstrou rara versatilidade – explorando campos da música pop que eram inéditos em sua carreira. Uma canção que, além de excelente, foi surpreendente.

8. Modà – Passione Maledetta

Passione Maledetta é o single que o Modà vinha precisando, para mostrar que ainda está no auge. Estupendo!

7. Marco Carta – Stelle

O Marco Carta teve um ano brilhante, com o – a meu ver – melhor álbum italiano de 2016. E Stelle é um dos principais destaques deste trabalho.

6. Dolcenera – 100 Mila Watt

É sempre ótimo ver a Dolcenera sendo a Dolcenera!

Continue Reading
Advertisement

Playlists

Advertisement
X