Principal / Colunas / A Contracorriente / O VMA ignorou Despacito. E os fãs de música latina ao redor do mundo.
Despacito (Luis Fonsi e Daddy Yankee) é o videoclipe mais visto em todo o mundo
Imagem: Reprodução

O VMA ignorou Despacito. E os fãs de música latina ao redor do mundo.

No final de setembro do ano passado, o Grammy Latino anunciou seus indicados e seu um olé olímpico na música urbana, que já vinha moldando o cenário da música latina. Eu comentei aqui na A Contracorriente que a Academia Latina de Gravação mostrava que estava desligada da realidade ao nem sequer indicar músicas com produções de ponta como como Desde Esa Noche ou Hasta El AmanecerAgora foi a vez do VMA que nem sequer indicou Despacito a nenhuma categoria.

Vou poupar vocês aqui da troca pública de alfinetadas entre a MTV e a Universal Music sobre o porquê Luis Fonsi e Daddy Yankee não terem sido lembrados. Mas, para resumir: a “music” television, quando viu que tinha feito besteira, inventou uma desculpa esfarrapada sobre prazos.

Mas tem uma verdade da qual a MTV não pode fugir:

Despacito é a maior música de 2017, não tem Taylor Swift mimimizenta que mude isso.

Música com mais streamings na história. A 1 semana de ser a música com mais tempo no topo do Hot 100 da Billboard. Número 1 no Spotify de 56 países. Número 1 no Spotify Global. Covers insanos que vão da Vila Sésamo ao Ditador da Venezuela, Nicolás Maduro.

Videoclipe mais visto da história. Primeiro videoclipe a chegar a 3 bilhões de visualizações. Ignorado em uma premiação de videoclipes. Aliás, sabia que, na última semana, dos 10 vídeos mais vistos no Youtube, 7 eram de música latina?

Isso tudo sem um verso SEQUER em inglês.

Ah, me desculpem. Despacito foi sim lembrada no VMA. Mas foi só uma piada com o fato de que Justin Bieber, aquele que PEDIU para gravar uma versão, nem sequer sabe a letra da música.

Hispânicos compõe quase 15% da população americana e nem assim valeu a pena uma menção a Luis Fonsi e Daddy Yankee. Só Bieber mesmo. Que é canadense.

E se Luis Fonsi diz que não ficou “chateado” com ter sido ignorado, esse mesmo Luis Fonsi disse para a Associated Press:

“O maior prêmio que eu posso receber é que nós fizemos história com esse vídeo. Nós quebramos todos os recordes. Esses dias eu estava com o pessoal do Youtube e eles já estão prevendo quando vamos chegar a 4 bilhões de visualizações. Com todo respeito, esse é o maior prêmio.

Tomou?

Mais respeito à música latina e a história que ela está escrevendo, por favor.

Comentários

comentários

Ver também

Fãs pedem clássicos na nova turnê de Shakira

Shakira posta vídeo de ensaio para a El Dorado World Tour

Falta menos de um mês para o início da El Dorado World Tour. O primeiro …

X